conecte-se conosco


Ação Social

Executivo rejeita, mas vereadores tornam Lei, multa por maus-tratos e abandono de animais em Tangará

Publicado

Acaba de ser promulgada pelo Legislativo, a Lei Municipal nº 5.237,  pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Quintão (PP), que estabelece penalidades administrativas para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, abandono, ferir ou mutilar animais, impondo multas aos infratores em Tangará da Serra.

Em 10 de setembro de 2019 o vereador Wilson Verta (PSDB ) protocolou o Projeto de Lei 17/2019, instituindo penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos contra cães e gatos. Aprovado por unanimidade em duas votações, no dia 03 de outubro, a Câmara Municipal encaminhou ao Poder Executivo a proposta para sanção, porém, foi vetada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. Ato rejeitado pelos vereadores que promulgaram em 28 de novembro, tornado a Lei 5.237/2019 válida no município.

Animal em situação de abandono resgatado pelo Projeto Abana.

Segundo levantamento do Instituto Pet Brasil, mais de 170 mil animais estão sob os cuidados de 370 ONGs e grupos que atuam na área de proteção animal em todo o Brasil. O Instituto fez uma estimativa do número de animais em condição de vulnerabilidade, e detectou que 3,9 milhões, ou 5% da população total de pets no Brasil, que é de cerca de 140 milhões, vivem nas ruas.

Em Tangará da Serra, o Projeto Abana é um dos grupos que acolhem animais abandonados no município. Conforme a protetora Kelly Becker, que realiza o trabalho de resgate há seis , todos os dias são recebidas denúncias de cães e gatos em condição de risco. Recentemente o grupo acolheu uma cadela abandonada, além de um gato e um cachorro de uma casa, onde sofriam maus-tratos, e de tão anêmicos e desnutridos, precisaram de transfusão de sangue, ficando internados por duas vezes.

“Tanto eles, quanto ela, estavam cobertos de pulga, carrapatos, vermes. Absolutamente todos os dias recebemos denuncias de maus-tratos, tem dias que até mais de uma. Enquanto a Semmea a Policia não cumprirem o seu papel constitucional e legal, não haverá lei que resolva o problema, pois, para a multa ser aplicada a denuncia tem que ser averiguada e isso não acontece”, conclui.

Animais resgatados receberam tratamento, foram vermifugados, vacinados, e estão prontos para a adoção.

 

De acordo com a nova Lei, após a confirmação da gravidade, o infrator ou responsável pelos animais estará sujeito à multa que segue, Unidades de Padrão Fiscal do Município (UPM) de 0,5 (meio) a 10 (dez) –podendo variar entre R$42,21 a R$422,07 . A punição poderá ser dobrada em caso de reincidência e os valores arrecadados serão recolhidos ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, para aplicação em programas, ONGs, projetos e ações ambientais voltados à defesa e proteção dos animais. A fiscalização do cumprimento desta lei e a autuação dos infratores ficarão a cargo da Coordenação do Meio Ambiente do município e seus agentes, a qual poderá recorrer à Guarda Civil Municipal para a realização de ações conjuntas.

Comentários Facebook

Ação Social

Hussen Franco se apresenta em ‘Live Solidária’ neste sábado (13) para ajudar artistas em Tangará

Publicado

O cantor tangaraense, Hussen Franco, fará uma ‘Live Solidária’ neste sábado (13), às 20h00, no Arena Sport Pub em Tangará da Serra.

O show online, visa arrecadar alimentos, que serão doados aos artistas da cidade. Impedidos de se apresentar, os profissionais vivem um momento delicado por conta dos adiamentos e cancelamentos de shows, provocados pela quarentena, necessária no combate ao novo coronavírus.

Hussen Franco, preparou duas horas de Live, com repertório diversificado e animado, dentro do que já faz em suas apresentações, recheada de muito Pop Rock, MPB, Reggae e Sertanejo. Durante o evento, que será transmitido nas redes sociais (Facebook e Instagram), ocorrerão sorteios com 11 brindes, e para participar e concorrer aos presentes, basta compartilhar a página e marcar Hussen Franco, nos comentários.

 

Para colaborar com a ação solidária e doar alimentos aos músicos, será possível pelo Instagram do Arena Sport Pub, por um ‘QR Code’ disponível no canto da tela.  Quem quiser ajudar a campanha, independente da Live Solidária, deve entrar em contato com o artista, pelo Fone: (65) 9. 9922-3892.

Comentários Facebook
Continue lendo

Ação Social

Ação Solidária: associação Tangará Carros Antigos (TCA) ‘acelera’ em campanha para arrecadar agasalhos em Tangará da Serra

Publicado

A Associação Tangará Carros Antigos (TCA) estará em diversas regiões da cidade, por meio do apoio de parceiros, para arrecadar agasalhos que serão doados para famílias carentes de Tangará da Serra.

A meta do grupo é arrecadar roupas e peças de frio, que serão distribuídas as famílias carentes do município.

Com frio que já atinge a região, os voluntários estão “acelerando” e concentram esforços para arrecadar peças que serão distribuídas em bairros onde a comunidade apresenta situação de vulnerabilidade social, explica o presidente da associação, Oneide Ames. “Nós não definimos uma data de encerramento da campanha. A  meta é visitarmos os pontos de coleta, separar as peças por ordem de tamanho, e vamos pedir o apoio da Igreja Católica, por meio da Pastoral da Família, por eles terem conhecimento das comunidades mais carentes, e com o apoio deles, faremos a distribuição. A ideia é arrecadar e o quanto antes a gente distribuir, melhor. Então, não tem uma data para encerrarmos a campanha”, salienta.

Essa corrente do bem, além de estimular a solidariedade, também impulsiona o trabalho em equipe. O objetivo é que as pessoas compartilhem um pouco do que tem e ajude o próximo, doando agasalhos e cobertores, em um dos 20 pontos de coleta: PH Confecções, Nilson Auto Center, Drogarias Bem Estar (Todas), Ótica Laurini, Autokar, Tga Sistemas,Mônaco Auto Center,Mais Cor Tintas, Retifrare, Dinâmica Máquinas, Posto Prime, Advocacia Martinazzo, Academia Box Cross Figh, Débora Bronze, Speed Auto Center, Padaria Requinte, Odonto Saúde, TGA Sistemas, Salão Sempre Bela, Impacto Comunicação Visual.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana