Entretenimento
“Excelentíssimos” faz retrato duro da atividade parlamentar durante impeachment
Publicado
10 de novembro de 2018 - 09:25Faz pouco mais de dois anos que o Brasil foi mergulhado em turbulento e intrincado processo de impeachment, o segundo desde a redemocratização, que culminou na deposição de Dilma Rousseff. “Excelentíssimos” captura a gênese desse processo e sua tramitação na Câmara dos Deputados.

O documentário de Douglas Duarte
é crítico tanto da postura como do comportamento dos parlamentares durante o processo, o que já se afigura no título. “Excelentíssimos”
, além de reproduzir sessões e falas de alguns personagens emblemáticos do processo, tem acesso a movimentações de bastidores e a personagens exemplares, como Carlos Marun
(MDB) e Silvio Costa, então no PT do B, para dar conta de seu ponto de vista.
Leia também: Com alma trash, “Operação Overloard” acerta em cheio ao fundir terror e nazismo
A construção organizada por Duarte, com os préstimos da produtora Julia Murat, é solidária ao PT e às figuras de Dilma e Lula, o que não quer dizer que ignore as maquinações políticas ou contorça os fatos. O filme tem um ponto de vista e uma tese muito claras e se articula para dimensiona-las a contento, mas jamais cessa de empreender um esforço de compreensão conjuntural e sintomático.
Há o narrador. Uma espécie de Capitão Nascimento desencantado com o sistema. Ele começa com consciência de que aquela história não vai acabar bem e seu tom solene e grave dá pistas de que a arquitetura de uma grande arapuca política estava, e talvez ainda esteja, em curso.
Visão histórica

O filme defende o ponto de vista de que o PSDB e a candidatura derrotada em 2014 nas urnas não aceitou o resultado, tese reforçada pela recente autocrítica perpetrada pelo senador e ex-presidente tucano Tasso Jereissati, e patrocinou um movimento de longa cauda e permeabilidade para depor um governo consagrado pelas urnas.
Na leitura do longa, esse movimento teve o apoio crucial do PMDB, hoje MDB, que já detinha uma ala oposicionista capitaneada pelo então presidente da Câmara Eduardo Cunha, e circunstancial do judiciário. Além de não ser incomum, a tese defendida pelo filme tem bons argumentos e Duarte é bem sucedido em demonstrar como o crime de responsabilidade fiscal, que estava no cerne do pedido de impeachment, não era afluente do processo de maneira alguma.
Leia também: Fábula luso-brasileira “Diamantino” se ergue sobre sátira a Cristiano Ronaldo
Com os excelentíssimos

Silvio Costa, um dos principais soldados do governo na infantaria da Câmara, é uma voz a qual o documentário recorre com frequência, assim como a Carlos Marun, preposto de Eduardo Cunha e Michel Temer. O jogo de luzes sobre esses dois macacos velhos da política, que se revelam quando falam, mas também sonegam algo à câmera, é um dos trunfos mais viscerais do longa de Duarte.
Outro elemento dramaticamente poderoso é a presença que Bolsonaro ocupa da metade para o final do filme. Quando estava filmando o longa, na primeira metade de 2015, Duarte, assim como qualquer outro brasileiro, não imaginava que Bolsonaro seria eleito presidente do Brasil dali a dois anos. Além de capturar o momento do lançamento de sua pré-candidatura ao cargo, Duarte revela a ascendência do bolsonarismo em meio aquele momento turvo, complexo e degradante da política brasileira.
Leia também: Mostra de SP e Festival do Rio apresentam cinema português revitalizado
“Excelentíssimos”
não é um filme neutro, mas não é desonesto intelectual ou formalmente e isso, em um Brasil tão polarizado política e ideologicamente, talvez não seja devidamente apreciado. Haverá quem diga que é um filme petista e quem diga que é ameno nos apontamentos das violações institucionais. São simplificações bem ao gosto de nosso tempo. Tempo este que o documentário tenta retratar com vigor jornalístico, expertise cinematográfica e alguma cota de indignação.


Entretenimento
Zezé Di Camargo e Luciano encerram comemorações pelos 46 anos de Tangará da Serra
Publicado
16 de maio de 2022 - 14:59
Foto: Assessoria de Imprensa
Fechando as celebrações do 46º aniversário de emancipação político/administrativa de Tangará da Serra, uma apresentação da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano neste domingo, 15, lotou o Módulo Esportivo, palco onde os artistas cantaram seus sucessos e encantaram o público.
Com entrada franca, o show faz parte do projeto ‘Consertos Ihara’ que leva para o interior do país o melhor da música nacional. O evento estava programado para acontecer em 2020, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19.
No palco com a dupla sertaneja, se apresentou a Orquestra Contemporânea Innovare. “O Concertos Ihara vem cumprir o objetivo de interiorizar a cultura e valorizar as pessoas que ajudam, dia após dia, a construir a história desse imenso país”, frisou a organização do evento que contou com o apoio do Município.

Foto: Assessoria de Imprensa
“São projetos sociais e culturais como esse que reforçam que, além de levarmos soluções inovadoras para a agricultura brasileira, também buscamos fortalecer nosso comprometimento com as comunidades onde atuamos”, afirma Gabriel Saul, Gerente de Comunicação da Ihara.
O projeto é enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ihara, apoio da Prefeitura e realização do Ministério do Turismo.
Entretenimento
Xuxa cita dupla personalidade de Pelé e momento quente com Senna
Publicado
8 de abril de 2022 - 07:15

Xuxa vive uma história de amor madura com o ator e cantor Junno Andrade. A apresentadora, de 59 anos, diz que seus relacionamentos a levaram à forma com ela encara, atualmente, a vida a dois. Alguns deles acompanhados de perto pelos olhos atentos do público, como Pelé e Ayrton Senna. Este último, um relacionamento intenso, mas que não durou muito tempo. Nas palavras da apresentadora, ambos tinham uma conexão que “era difícil para as outras pessoas entenderem”.
Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro das principais notícias dos famosos e da TV
Xuxa revelou até o que ocorria na intimidade entre ela e o piloto. A apresentadora narrou, por exemplo, um momento quente do casal quando pediu para que ele usasse um capacete.
“Na hora em que a gente foi ficar junto, ele começou a puxar o meu cabelo, como se fosse uma chuquinha, para cima. Aí eu olhei para ele e disse: ‘Ah, você quer ficar com a Xuxa da televisão’… Não tem problema, boto a bota, chuquinha, mas você coloca o capacete?”, disse ela ao programa “Papagaio Falante”, no Youtube.
Ainda segundo ela, isso aconteceu após ela narrar para Beco, apelido pelo qual chamava Ayrton, um episódio de um relacionamento anterior em que, na hora do rala e rola, o parceiro pediu para que ela cantasse “Quem quer pão?”.
Leia Também
Xuxa falou ainda sobre seu relacionamento com Pelé. Disse que o ex-jogador foi seu “primeiro amor, um grande amor”. Eles se conheceram durante um ensaio fotográfico para uma capa de revista. Ficaram juntos por cerca de seis anos. A apresentadora, porém, destacou que não foi um período “fácil” e citou que Pelé tinha “dupla personalidade”.
“Foi dos17 aos 23. Ele tem dupla personalidade, fala na terceira pessoa. Eu me apaixonei pelo Dico (apelido), que era apaixonado, era familia”, disse Xuxa sobre ele na intimidade.
Diferente da forma que agia quando o astro do futebol entrava em cena: “Às vezes chegava com camisa suja de batom. Dizia: ‘essas mulheres ficam querendo agarrar o Pelé’. Eu era muito nova. Não foi fácil.”
No início do relacionamento, Xuxa contou que Pelé levou as modelos que participaram do ensaio para uma boate. Na hora da despedida, ele deu um beijo “quase na boca” da apresentadora.
“Meu coração bateu mais forte. (Posteriormente) mandava flores para minha mãe. Conversava com o meu pai”, completa ela, que, no início do relacionamento, só saía com Pelé depois da autorização dos pais.




Quatro morrem carbonizados e um fica ferido em acidente na BR-364

Homem é preso após correr pelado atrás de crianças e mulheres em Progresso

Cerca de três mil doses foram aplicadas na campanha de multivacinação

Tangará: Estudantes são flagrados depredando casa na Vila Alta

Jovem é alvejado com mais de 15 tiros no Jardim Vitória
Polícia


Quatro morrem carbonizados e um fica ferido em acidente na BR-364
Quatro pessoas morreram carbonizadas nesta segunda-feira, 04, após uma grave colisão entre uma Toyota Hilux e uma carreta, na BR-364,...


Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
O Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Tangará da Serra, coordenado pelo Delegado Adil Pinheiro de Paula, com apoio...


Repressão a organizações criminosas resulta em 82 prisões no primeiro semestre
O enfrentamento da Polícia Civil a organizações criminosas no estado resultou em 82 prisões no primeiro semestre deste ano em...
Mato Grosso


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...


Mato Grosso tem a 4ª gasolina mais barata do país
Mato Grosso tem o 4° preço mais barato do litro da gasolina no país, com R$ 6,99. Os dados são...


Envolvidos em roubos e latrocínio em Sapezal são condenados a 115 anos de prisão
Três homens envolvidos em crimes de roubo e latrocínio ocorridos no ano de 2021 em Sapezal e identificados em investigações...

Política MT


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Sanches confirma fim da licitação do Hospital Regional e quer celeridade na ativação do Centro Cirúrgico
Em postagem nas redes sociais o vereador Eduardo Sanches (Republicanos) comemorou hoje a finalização do processo licitatório para a contratação...


Primeira Dama de Mato Grosso é operada e cirurgia foi um sucesso
Foi realizada nesta manhã de segunda-feira, 13, a cirurgia da Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para remoção do tumor...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 18:19
Em uma semana Tangará salta de 174 para 307 contaminados pela Covid-19
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 16:43
Agricultura Familiar: Dr. João entrega Patrulha Mecanizada ao Bezerro Vermelho
-
Tangará da Serra29 de junho de 2022 - 17:54
Roubo a joalheria: Antes de serem presos criminosos tentaram levar moto e fizeram refém
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 11:49
CNH vencida entre janeiro a junho de 2021 deve ser renovada até dia 31 de julho
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 10:01
Família acusa homem de estuprar sobrinha em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra29 de junho de 2022 - 10:25
Sábado é dia de multivacinação em unidades de saúde de Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 14:57
Bandido arromba e furta loja na Ismael do Nascimento. “Insegurança”, diz vítima
-
Barra do Bugres30 de junho de 2022 - 11:59
Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas