segunda, 17 de novembro de 2025
Connect with us


Política MT

Ex-governadores são homenageados pelos 40 anos da Unemat

Publicado em

Foto: Ronaldo Mazza

Os ex-governadores de Mato Grosso Júlio José de Campos (DEM) e Jayme Campos (DEM), senador eleito, foram homenageados pelos 40 anos de existência da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A homenagem ocorreu na Assembleia Legislativa, na Presidência, e contou com a presença do deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM), representando o presidente, Eduardo Botelho (DEM); da reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, e do suplente de deputado, Adriano Silva. Júlio Campos recebeu a homenagem e representou o senador eleito, Jayme Campos, durante a solenidade.

Júlio foi homenageado por estadualizar a Unemat, que nasceu como Instituto de Educação Superior de Cáceres e passou a ser instituto estadual, e Jayme Campos, por criar a Universidade Estadual de Mato Grosso. Eles foram homenageados com a entrega de um livro, jornal, vídeo, quadro e medalha. Ainda para marcar a comemoração dos 40 anos da instituição superior de ensino, o deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM) está propondo a realização de uma sessão especial na ALMT ainda este ano.

A reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, disse que a homenagem é um reconhecimento da importância da decisão dos dois ex-gestores, na época, para Mato Grosso. “A história da Unemat é de muitas lutas, de transformação de vidas”, disse ela, argumentando que isso só foi possível graças a visão estadista dos dois ex-governadores.

Atualmente, a Unemat conta com 23 mil alunos e está presente em 43 municípios. Tem um efetivo de 847 professores, mas são mais de mil profissionais da educação considerando os professores contratados. Do efetivo, mais de 400 professores são mestres e doutores.

“É com emoção que recebo essa homenagem”, disse o ex-governador Júlio José de Campos, que classificou a Unemat como um orgulho de todos os mato-grossenses. Campos fez questão de elencar três nomes que, na sua opinião, foram os grandes responsáveis pela consolidação da Universidade Estadual de Mato Grosso: Ana Maria Costa, a Nana Faria, o ex-prefeito de Cáceres Ernani Martins e o professor Carlos Maldonado, os três já falecidos.

A solenidade de entrega da homenagem, segundo o deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM), ocorreu na Assembleia por um pedido seu ao deputado e presidente do Parlamento, Eduardo Botelho. Também participou da solenidade o suplente de deputado Adriano Silva.

Política MT

Prefeito Eduardo Sanches é destaque na TV Senado ao lado do senador Wellington Fagundes

Published

on

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, participou nesta terça-feira (02) de entrevista na TV Senado, em Brasília, ao lado do senador Wellington Fagundes (PL). Na ocasião, Eduardo apresentou os principais avanços obtidos nestes 15 dias à frente do Executivo Municipal e reforçou a busca por parcerias para novos investimentos na cidade.

Entre os destaques da gestão neste período estão: Buscando o estudo de viabilidade da concessão de hangares no Aeroporto Municipal; Acompanhando a finalização do projeto de pavimentação da estrada do Ararao – 10km; A assinatura do decreto que autoriza a execução das obras da Avenida Tancredo Neves.

Durante a entrevista, Eduardo Sanches ressaltou ainda a importância do apoio do senador Wellington Fagundes para garantir investimentos em saúde, com foco na ampliação da cobertura da atenção básica ,além de recursos para a regularização fundiária, que poderá beneficiar mais de 5 mil famílias em Tangará da Serra.

“Foi uma oportunidade muito importante de apresentar o trabalho que estamos realizando e buscar apoio para os projetos que vão transformar a vida da nossa população. Agradeço ao prefeito Vander Masson pela confiança e ao senador Wellington pela parceria que está se consolidando”, destacou o prefeito em exercício.

Continue Reading

Política MT

Mauro Mendes lidera disputa ao Senado com 37,9% das intenções de voto

Published

on

O governador Mauro Mendes (União Brasil) aparece na frente da disputa pelo Senado em Mato Grosso, nas eleições de 2026, no levantamento do IPCM Pesquisas, divulgado na terça-feira (26). No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes lidera com 37,9% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Janaina Riva (MDB), com 19,3%, José Medeiros (PL) com 7%, Jayme Campos (União) com 5,4%, Carlos Fávaro (PSD) com 4,2%, Margareth Buzetti (PSD) com 3%, Pedro Taques (SD) com 2,6% e Antônio Galvan (PL) com 2%. Eleitores indecisos somam 15,5%, enquanto 2,2% disseram votar nulo ou branco e 0,7% não responderam.

Na modalidade espontânea, quando os entrevistados citam nomes livremente, sem lista de candidatos, Mauro Mendes também lidera com 10,9%.

Janaina Riva aparece em seguida, com 3,6%, e José Medeiros com 1,8%. Na sequência estão Carlos Fávaro (1,2%), Jayme Campos (0,8%), Margareth Buzetti (0,7%), Antônio Galvan (0,6%) e Pedro Taques (0,5%). Nesse cenário, 74% dos eleitores se disseram indecisos, 1,6% optaram por nulo ou branco e 4,2% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Por ainda não ser ano eleitoral, não há necessidade de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana