sexta, 24 de janeiro de 2025
Connect with us


BemRural

Evento internacional no Paraná será oportunidade de mostrar preservação

Publicado em

A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reuniu-se hoje (17) com o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Collato, para tratar da realização do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês), que terá lugar em Curitiba (PR), de 29 de setembro a 5 de outubro.

Tereza Cristina manifestou o apoio do Ministério à realização do evento e destacou a grande oportunidade para que o Brasil mostre ao mundo suas políticas e programas da área florestal.

Futuro mais verde

O Iufro foi realizado, pela primeira vez, em 1892, em Viena, na Áustria. A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal é uma rede global que congrega mais de 700 instituições de pesquisa florestal de mais de 100 países. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

Organizado no Brasil pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento espera reunir mais de 3 mil pesquisadores da área florestal dos países participantes.

Durante o Congresso, serão realizadas 180 sessões técnicas e apresentados 4.100 resumos. Além disto, serão conduzidos 20 eventos paralelos e realizados dias de campo. O Iufro contará, também, com uma área de exposição com 150 estandes, onde será instalado o Espaço Brasil.

O evento, como destacou a ministra, é uma oportunidade de dar visibilidade às políticas e programas brasileiros, mas, também, irá promover a pesquisa e o setor florestal, além de criar oportunidades de negócio e de cooperação.

Nesta edição do congresso, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

Além de Collato, participaram da reunião o presidente do Comitê de Organização do Congresso, Joberto de Freitas, Cláudia Cunha, diretora de Administração e Finanças do SFB, e Iberê Jaques, gerente executivo do SFB.

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana