conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

BemRural

Evento em Cuiabá debate hidrovias brasileiras

Publicado

Política Agrícola e Logística

Evento em Cuiabá debate hidrovias brasileiras

Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e candidatos ao governo do Estado também farão parte da programação


Divulgação

14/09/2018

As hidrovias brasileiras serão tema de debate nesta quinta (20), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), a partir das 8h. É o Diálogos Hidroviáveis – Programa de Integração Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias Brasileiras.

 

A primeira palestra será com Marcelo Duarte Monteiro, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, que abordará a infraestrutura existente, gargalos operacionais, demandas não atendidas e ações de curto prazo. Como coordenador, Jandir Milan, presidente da FIEMT, e como debatedores Marcelo Thomé da Silva de Almeida, presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), José Maria Mendonca, vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e Uriel Almeida Papa, secretário de Infraestrutura Portuária, Hídrica e Ferroviária do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Em seguida, o Superintendente do IMEA, Daniel Latorraca Ferreira, fala sobre os volumes a serem produzidos em Mato Grosso, o que gera  desafios para ampliar o escoamento das cargas agropecuárias via hidrovias da Amazônia. O coordenador deste painel será Raimundo Holanda Cavalcante Filho, presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), e os debatedores Marcio Verdini Rosa, gerente coorporativo Granel Navegação de Portos da Transportes Bertolini, Jorge Zanatta, diretor de relações institucionais do Grupo Amaggi, e Francisval Mendes, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 

No início da tarde, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, participa do lançamento do Projeto Ferroviáveis, um encontro que também tem como objetivo debater de forma permanente as ferrovias brasileiras.

 

Na sequência da programação, haverá a palestra do diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, sobre as perspectivas da intermodalidade no Arco Norte para a competitividade da exportação agropecuária. O painel será coordenado por Erick Moura, diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e os debatedores serão Bruno Serapião, CEO da HBSA Hidrovias do Brasil, Luiz Antônio Ehret Garcia, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, e Guilherme Quintela, presidente da EDLP Ferrogrãos.

 

O último painel será sobre o Plano Nacional de Logística (PNL) e seus reflexos para o armazenamento e o transbordo de grãos nas hidrovias da Amazônia, com palestra de Adailton Cardoso Dias, diretor de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL). O coordenador do painel será Francisco Olavo Pugliesi de Castro, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), e os debatedores Carlos Alberto Nunes Batista, coordenador geral de Infraestrutura e Logística para setor agropecuário, Carlos Fernandes Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), e Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FEPERON).

 

Candidatos – Os candidatos ao governo de Mato Grosso foram convidados a participar do evento e explanar suas propostas para equacionar os gargalos da infraestrutura no estado. Às 8h30, Wellington Fagundes (PR) fará sua apresentação; às 14h, será a vez de Pedro Taques (PSDB); às 18h15, Mauro Mendes (DEM).

 

Realização – O evento é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), FIEMT,  Movimento Pró-Logística, FAMATO e DNIT, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Corredor Norte (Adecon) e patrocínio de Transportes Bertolini, Amaggi e grupo Bom Futuro.

 

 

 

Fonte: Ascom Aprosoja


Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

Comentários Facebook

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Publicado

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue lendo

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Publicado

por


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana