Mulher
Estes são os nomes de bebês mais populares de 2019; veja ranking
Publicado
4 de dezembro de 2019 - 21:20O nome do seu bebê está na moda? A plataforma digital BabyCenter divulgou uma lista com o ranking dos nomes de bebês mais populares de 2019, com base nos dados de 480 mil crianças adastradas neste ano no site ou app. Segundo esse levantamento, os nomes que são tendência entre os pequenos são Helena e Miguel – os mesmos que bombaram em 2018 .

Apesar dos nomes de bebês mais populares continuarem sendo os mesmos do ano passado, a lista de 2019 mostra que os pais mudaram algumas ideias na hora de escolher como chamar os filhos. Uma delas é que a aposta na simplicidade. Isso porque, pela primeira vez, a quantidade de crianças com nomes simples é maior do que com nomes compostos.
Nomes femininos terminados -elle/-elly, como Gabrielle, que são inspirados na língua francesa, também estão sendo substituídos por nomes internacionais curtos, como Noah, Gael, Chloe e Zoe, tanto para os meninos, quanto para as meninas.
Leia também: Como escolher o nome do bebê? Kim Kardashian revela a técnica que usou
Nomes para meninas

Os cinco nomes de menina mais usados para bebês neste ano são:
- Helena
- Alice
- Laura
- Manuela
- Isabella
Além desses, outras ideias estão crescendo nos gostos das famílias, como os terminados com som de “is”. Os nomes Liz, Isis, Elisa, Íris e Elis estão entre os mais usados.
O que também é tendência é o uso de nomes ligados à natureza, como Aurora, que está entre os 50 nomes mais usados para meninas, Pérola, Flora, Mel, Safira, Jasmim e Amora. Já na onda nos nomes curtos, entram outras ideias que esão em alta para meninas: Bella, Stella, Ayla, Maitê, Melinda, Melina, Betina.
Nomes para meninos

A lista de cinco nomes de menino mais escolhidos no Brasil para bebês é:
- Miguel
- Arthur
- Heitor
- Bernardo
- Théo
Apesar de Miguel seguir imbatível há nove anos como o nome masculino preferido para bebês, mas há muitas novidades, como Valentim e Benjamin, que estão cada vez mais populares nas maternidades. A influência internacional e de nomes mais simples também aparece entre os meninos, que inclui os nomes Ravi, Gael, Noah, Derick e Levi.
Influências e nomes para o futuro
Muitos dos nomes mais populares no levantamento do BabyCenter são também os nomes de bebês dos famosos – Melinda é o nome da filha de Michel Teló, enquanto a filha de Sabrina Sato se chama Zoe, por exemplo. Essa é uma das influências para os pais na hora de escolher, assim como nomes de personagens de novelas ou acontecimentos do ano.
Leia também: Nomes de bebês: veja nomes proibidos para dar a crianças ao redor do mundo
Em 2020, com as Olimpíadas acontecendo Tóquio, as apostas de tendências giram em torno de mais nomes asiáticos e de esportistas de sucesso. O “efeito Flamengo” também faz os nomes Jorge, Gabriel e Bruno Henrique terem potencial para os bebês que nascerão no ano que vem.

Mulher
Sente ciúmes? Saiba quando o sentimento pode ser doentio e como controlá-lo
Publicado
7 de dezembro de 2019 - 22:21Que atire a primeira pedra que nunca sentiu ciúmes da pessoa amada, de algum familiar ou até mesmo de um amigo. No dia a dia, há quem diga que o sentimento incômodo, motivado pela insegurança, é normal. Isso porque sua ausência completa pode indicar indiferença. No entanto, a partir de quando ele deixa de ser sadio e pode afetar o seu relacionamento?
Leia também: Ciúmes – saiba os limites para não invadir a privacidade do outro

Segundo Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude, plataforma que conecta psicólogos com pacientes, existe uma porção saudável de ciúmes , que remete a cuidado, carinho e desejo de preservar a relação. “Mas, é preciso estar atento para que esse sentimento não seja dominante e acabe prejudicando o relacionamento, a ponto de causar um rompimento”, diz.
Tatiana explica que a possibilidade de ser desprezada ou até mesmo traída, por mais segura e autoconfiante que a pessoa seja, faz com que ela fique enciumada. “Todavia, pessoas inseguras têm uma tendência maior a sentirem ciúmes. Os motivos podem ser os mais banais e infundados”, destaca.
Diante disso, a melhor forma de evitar crises e até desconfiar do par é entender o ciúme a partir de algumas emoções e situações que fazem com que ele venha à tona. De acordo com a CEO da Vittude, é importantes investigar os “fantasmas do passado”, em que o sentimento possa ter sido desencadeado por uma experiência traumática.
“Ao passar por uma traição, por exemplo, a pessoa que antes não se considerava ciumenta, passa a se sentir desconfiada, com medo de passar por tudo aquilo novamente”, afirma Tatiana. “Se estiver em um novo relacionamento, pode achar que o parceiro atual tende a fazer o mesmo que o anterior”, completa.
Outro ponto é quando a autoestima está baixa e, com isso, a pessoa não se sente merecedora da atenção e do amor dos outros. “Por ter uma imagem distorcida de si mesmo, acreditando que não é bom o suficiente em determinados aspectos, pode acabar se tornando muito ciumento ao entrar numa relação”, pontua a empresária.
Possessividade é sinal de alerta

Tatiana defende que pior que do que o próprio ciúme é a falta de controle sobre ele. Quando isso acontece, o ciumento pode chegar ao descontrole e ter consequências graves. Com a sensação de abandono envolvida, a pessoa se torna mais vulnerável e passa a querer a controlar os passos da pessoa amada.
“Por se sentir impotente, surge a necessidade de controlar o outro e se manter o mais próximo possível, o que dá ao parceiro a sensação de estar sendo sufocado. Dessa forma, tentar exercer controle sobre o outro vem da incerteza – que é algo intolerável para o ciumento ”, analisa a profissional.
Leia também: Troca de olhares, indiretas, carinhos: será que ele mais que apenas um amigo?
Diante disso, criam-se situações de possessividade. “Se chegar ao extremo de atitudes como vasculhar os pertences do parceiro ou até mesmo querer proibi-lo de sair sozinho e manter suas amizades, é importante ficar atento ao alerta de um estágio avançado do ciúme, que pode ser considerado doentio e profundamente prejudicial”, completa.
Pelo que podemos observar, a possessividade , que passa pela invasão de redes sociais, celular, e-mail e até reações mais agressivas, pode ter consequências desastrosas. Com isso, a pressão causada pela desconfiança e a perda da individualidade que o ciúme doentio causa podem levar uma pessoa a desenvolver depressão e transtornos de ansiedade graves.
4 dicas para vencer o ciúme e ter autocontrole
No início, lidar com o ciúme pode ser difícil, mas é necessário, principalmente quando chega a causar sofrimento em determinados casos. Por outro lado, é importante destacar que, além de ser possível, é importante administrar as próprias emoções e buscar alternativas para driblar esse sentimento e impedir que ele controle a sua vida.
1. Reconhecer o problema
A primeira etapa é reconhecer o sentimento, mesmo que seja complicado, em especial quando ultrapassa o limite do aceitável. “Esse é um requisito fundamental para não se deixar dominar pela insegurança e pelo medo da perda, sem que haja uma razão verdadeira para isso”, pontua Tatiana.
2. Trabalhar a autoestima
Em alguns casos, o ciúme está ligado com a insegurança. Por isso, é importante trabalhar a autoestima para que se possa sentir-se útil. Uma das formas é dedicar-se a tarefas que lhe dão prazer para se fortalecer emocionalmente. “Cuidar da aparência, fazer atividades físicas e alimentar corretamente o corpo e a mente também são formas de elevar a autoestima”, diz a CEO.
3. Manter um diálogo aberto entre o casal
Conversar com o par sobre seus sentimentos é extremamente importante. No diálogo, fale o que lhe deixa desconfortável e permita que ele faça o mesmo. A dica é não se fechar e, além disso, busque se colocar no lugar do outro. “Acredite que ele está ao seu lado porque escolheu você para amar”, destaca a empresária.
4. Ter mais confiança
“Confiar em si mesmo é requisito para manter longe as consequências desastrosas do ciúme excessivo”, afirma Tatiana. Dessa forma, ao reconhecer as próprias qualidades e saber que é digno do respeito do parceiro, a pessoa consegue deixar de ter motivos para tanta insegurança e passa a confiar mais em si mesma e no outro.
Terapia pode ser uma boa aliada

Quando o sentimento chega a ser destrutivo e prejudica a vida a dois, a ponto de refletir também na individualidade de cada um, é hora de buscar ajuda de um psicólogo. Segundo a psicóloga Ana Paula Dias, da Vittude, tanto a terapia individual quanto a de casal pode ajudar a entender de onde vem esse ciúme.
“Um dos papéis da terapia de casal é fazer com que o casal comece a enxergar a dinâmica da relação a qual eles estão inseridos. Como é a dinâmica da relação? Qual é o papel de cada um deles e como eles funcionam individualmente? Quando entramos em uma relação, não vemos o outro exatamente como ele é”, explica Ana Paula.
A psicóloga diz que, no início da relação, é comum colocar no outro o que gostaríamos que ele fosse. Com o passar do tempo, passa-se a ver como o parceiro é de fato. “Ele começa a se apresentar sem as nossas projeções e aí algumas coisas começam a incomodar e é natural que seja assim porque o outro não vai atender 100% das nossas expectativas”, destaca.
Durante a terapia, o casal terá esclarecimentos. “O papel dela é trazer autoconhecimento no que diz respeito à essa dinâmica na relação afetiva. Dentro de tudo isso, o ciúme é uma das queixas que pode estar presente em uma terapia de casal e cabe ao profissional, junto ao casal, entender qual é a ordem desse ciúme. É oriundo de onde?”, explica Ana Paula.
Leia também: Tem salvação? Terapia de casal ajuda a resolver conflitos e pode melhorar o sexo
No final do processo, o psicólogo ou terapeuta terá condições de analisar se o atendimento continuará por um dos dois ou ambos os parceiros individualmente. Às vezes, as questões precisam ser analisadas de forma individual. O mais importante é encontrar soluções para o ciúmes e não deixar que esse sentimento interfira completamente em sua vida.
Mulher
Cientistas desenvolvem pílula anticoncepcional mensal
Publicado
7 de dezembro de 2019 - 22:20
Um grupo de estudiosos com especialistas do MIT, da Northeastern University , Harvard Medical School e University of Southern California desenvolveram uma nova forma de ingestão de contraceptivo. A nova descoberta da pílula anticoncepcional mensal foi publicada em artigo no periódico Science Translational Medicine .
Leia também: Saiba os mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional
Pílula anticoncepcional mensal: como funciona o novo método
O medicamento consiste em uma cápsula gelatinosa que, ao se dissolver no estômago, libera um polímero com seis “braços”, em um formato semelhante ao de um asterisco. Este, por sua vez, prende-se à parede do estômago enquanto libera os hormônios que evitam a gravidez.
É a primeira vez em que esse tipo de técnica foi utilizada por cientistas para que um medicamento liberasse substância de forma ininterrupta por um período de tempo tão longo.
Leia também: Saiba como funcionam os métodos contraceptivos e como fazer a melhor escolha
Como o estudo foi feito?
Os cientistas desenharam a estrutura em formato de estrela do polímero para que ele pudesse suportar a acidez do estômago. O time de especialistas testou então duas formas do sistema em porcas.
Ao invés de testar a capacidade que a pílula mensal teria em evitar gestações, o time analisou num primeiro momento os níveis de levonorgestrel (um tipo de progesterona sintética) que eram liberados pelo polímero.
Eles então compararam esses valores com os índices de outros animais que receberam uma pílula anticoncepcional oral do tipo “diária” do mesmo hormônio. Os cientistas então notaram que as duas formas da pílula mensal tiveram uma liberação hormonal mais lenta e prolongada em comparação à pílula diária.
21 dias após a implantação do sistema, as porcas ainda possuíam níveis hormonais semelhantes aos das porcas que ingeriram a pílula diária. O hormônio ainda estava presente no sangue dos animais 29 dias após a ingestão.
Até agora a nova pílula anticoncepcional mensal só foi testada em porcas.
Leia também: Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde
Pílula anticoncepcional mensal: qual a importância do novo método
De acordo com os cientistas, a pílula anticoncepcional é sem dúvida um bom mecanismo para evitar gestações que não foram planejadas. O problema é que há um número relevante de mulheres que esquecem de tomar o medicamento todos os dias, enfraquecendo sua eficácia.
Uma pílula que fosse preciso ser ingerida apenas uma vez ao mês pode ser uma saída para essa situação. Assim, seria evitado que mulheres esqueçam de tomar a pílula anticoncepcional e diminuam a eficácia do método contraceptivo .
Eles também afirmam que esse novo formato de medicamento, no quesito liberação de substâncias, pode ser ampliado para uso em aplicações como para o HIV e Alzheimer.
Mas eles afirmam que precisam de mais estudos para garantir que os hormônios sejam liberados dentro de uma janela de tempo específica, e que as doses certas sejam encontradas para humanos.
Festival: Wesley Safadão reúne grandes nomes com edição de Garota Vip em SP

Patacoadas presidenciais: entre falácias e teorias, Bolsonaro coleciona críticas

Setasc apoia municípios que executam e fortalecem serviços de bem estar à população

Cerca de 7 mil pessoas visitaram a Arena Encantada na noite de estreia
Mamma Bruschetta deixa a UTI e vai para o quarto após retirar o estômago
Polícia


Operação combate crimes de roubo, furto e tráfico de drogas em Arenápolis
Assessoria | PJC-MT Uma operação integrada com objetivo de combater a criminalidade, em especial ocorrências de roubos, furtos e tráfico...


Polícia Civil prende suspeito e apreende veículo utilizado em roubo em Várzea Grande
Assessoria | PJC-MT Um integrante de uma organização criminosa envolvida em roubos de veículos em Cuiabá foi preso pela Polícia...


Autor de homicídio em Sorriso é preso no estado do Maranhão
Assessoria | PJC-MT A Polícia Judiciária Civil de Sorriso (442 km ao Norte de Cuiabá) com apoio da Polícia Civil...
Mato Grosso


Setasc apoia municípios que executam e fortalecem serviços de bem estar à população
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, tem trabalhado...


Cerca de 7 mil pessoas visitaram a Arena Encantada na noite de estreia
Aberto ao público para visitações na noite desta sexta-feira (06.12), o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, a Arena Encantada,...


Primeiro banco de sangue animal cadastra doadores caninos e felinos em MT
O primeiro banco de sangue animal do estado deve entrar em funcionamento total, a partir da próxima semana. Até lá,...

Política MT


Delegado Claudinei destina R$ 2 mi de emendas livres à PJC/MT
Deputado Claudinei entrega cópia da emenda de R$ 2 milhões que destinou à PJC Foto: SANDRA LUCIA RODRIGUES COSTA Ratificando...


Coordenadoria Militar da Assembleia arrecada brinquedos e alimentos para doação
Foto: Helder Faria A Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa faz parte da campanha “Operação Natal Feliz”, promovida pela Polícia Militar...


Após decisão do governador de Mato Grosso, deputado alerta sobre a criação de um plano de estado
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram nesta semana o Projeto de Lei Complementar 92/2019, que...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra4 de dezembro de 2019 - 10:11
Tangaraense é “flagrado” dando seta no Bairro Vila Alta
-
Tangará da Serra2 de dezembro de 2019 - 10:31
Guarda Municipal multa clientes em estacionamento de supermercado e gera polêmica em Tangará da Serra
-
Cidade2 de dezembro de 2019 - 15:14
Acidente entre moto e carro é registrado em semáforo da Vila Goiás
-
Saúde3 de dezembro de 2019 - 11:39
Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2019 - 07:54
Criança agredida pelo namorado da mãe em Juína, morre após dias internado em Várzea Grande
-
Nacional2 de dezembro de 2019 - 18:20
Polícia investiga afogamento e mortes de trigêmeos em rio
-
Polícia3 de dezembro de 2019 - 09:23
Homem que espancou a ex-mulher é procurado pela polícia em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra2 de dezembro de 2019 - 08:31
Homem morre após colisão entre caminhonete e moto na MT-480 em Tangará da Serra