quinta, 12 de dezembro de 2024
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Mato Grosso

Estado quer atrair produções audiovisuais e fomentar turismo

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Um filme promocional com as possíveis instalações audiovisuais de Mato Grosso será entregue nesta quarta-feira (19) à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O produto foi pago pelo Ministério do Turismo e é a primeira etapa para a instalação da Film Comission, uma organização que pode se estatal ou paraestatal e tem a função de atrair agências e empresas interessadas em gravar filmes, novelas e demais tipos de produção no Estado.

O evento está marcado para às 17h e terá a participação de todos os setores envolvidos no processo como o trade turístico, entidades governamentais e profissionais que atuam no setor audiovisual.

Para o superintendente de Políticas para o Turismo, Robson Quintino, a ação é importante porque, ao usar Mato Grosso como cenário, as produções fomentam toda cadeia de turismo, além do setor de produção audiovisual, que são demandados para os trabalhos. ”Um dos exemplo atuais visíveis está a ampliação do turismo na região do Jalapão, em Tocantins, após a área aparecer em uma das emissoras mais assistidas do canal aberto”.

A instalação da Film Comission está ligada a uma série de modelagens, que precisam ser discutidas com todos os segmentos envolvidos. Em Porto Alegre, onde o trabalho está adiantado, a comissão atua dentro da Secretaria de Turismo e concentra todas as autorizações e informações demandadas pelas produtoras, o que reduz o tempo para conclusão de um trabalho, tornando assim o destino mais atrativo para as empresas.

Depois da entrega do filme promocional, ele será distribuído para escritórios e produtoras nacionais e internacionais. E, enquanto a divulgação acontece, o processo de efetivação da comissão, bem como sua estrutura são discutidos em Mato Grosso. “Na quarta-feira, teremos a apresentação do case de Porto Alegre e ainda do plano de ação e diretrizes”.

Mato Grosso

Produtores rurais priorizam importação de fertilizantes para reduzir custos operacionais

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Crédito da Foto: Grafvision

Em 2023, mais de 41 milhões de toneladas do produto foram adquiridas pelo Brasil junto ao mercado internacional, volume que representa 8,3% das importações do país

Após uma safra marcada pela perda de pouco mais de 21 milhões de toneladas de grãos no país no comparativo com a temporada agrícola anterior, produtores rurais de Mato Grosso e de todo o país buscam alternativas para otimizar os custos de produção e maximizar a rentabilidade. Neste cenário, a importação de insumos, como os fertilizantes, é a saída para manter as margens de lucro.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em 2023, as compras de fertilizantes pelo Brasil junto ao mercado internacional representaram, aproximadamente, 8,3% do valor total das importações. O país também atingiu volumes recordes, importando cerca de 41 milhões de toneladas do produto – um aumento de 7,6% em comparação com 2022.

Na visão da diretora comercial da WM Trading, Lívia Verjovsky, mesmo com a queda nos preços dos insumos ao longo do ano, a alta dependência do Brasil se manteve devido, especialmente, ao crescimento da demanda agrícola e à produção nacional limitada – com excesso de chuvas em algumas regiões e estiagem prolongada em outras.

“A importação permite que o brasileiro compre os insumos a preços mais baixos e tenha uma maior gama de opções para a sua necessidade”, analisa a executiva.

Segundo Lívia, a aquisição de fertilizantes inclui a uréia, com suas variações de concentração de nitrogênio, fósforo, potássio, glifosato, picloram e inseticidas também, como o Acetamiprido. Os principais parceiros comerciais do Brasil neste setor são Rússia, Canadá, China, Marrocos, Estados Unidos da América e Belarus.

“Esses países desempenham papeis essenciais na cadeia de suprimentos de fertilizantes, sobretudo em nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio”.

Ainda segundo a diretora comercial da companhia, o cenário atual com perspectiva de recuperação para os resultados no agronegócio dão otimismo e numa exponencial crescente o mercado de importação de insumos nos próximos anos. A busca por opções de produtos no exterior se intensificou e se democratizou no Brasil desde a pandemia.

Além disso, os níveis de tecnologia envolvidos no agronegócio só aumentam. “Cada vez mais vemos produtores potencializando sua capacidade produtiva a partir de tecnologias de fertilização, plantio e colheita. Isso não seria diferente na manutenção dos insumos e equipamentos necessários a esse crescimento”, avalia Lívia Verjovsky.

WM Trading
Com sede em Vitória-ES, a WM Trading é a primeira do segmento no Brasil a obter a certificação ISO 9001. Em 2024, a empresa, cuja missão é proporcionar soluções eficientes e inovadoras em comércio exterior, investiu em rebranding para se tornar até 2030 a líder tecnológico em comércio exterior de larga escala.

A companhia tem presença em 14 estados brasileiros e uma filial no Panamá. Além disso, a empresa possui certificações necessárias para concluir nacionalizações junto a diversos órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

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Mato Grosso

Aposta de Cuiabá acerta Mega-Sena e leva R$ 201,9 milhões

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Uma aposta de Cuiabá (MT) acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2795 da Mega-Sena e ganhou um prêmio de R$ 201.963.763,26. Os números sorteados foram 13-16-33-43-46-55.

Prêmio de R$ 201,9 milhões é o sexto maior da história de um concurso regular da Mega-Sena – ou seja, excetuando edições especiais, como a Mega da Virada. O jogo vencedor do prêmio principal foi uma aposta simples de seis números e o próximo concurso será realizado na quarta, com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.

242 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 49.426,51. Houve 19.146 jogos vencedores com quatro números; cada um deles fatura R$ 892,48.

Fonte: UOL

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