conecte-se conosco


Mulher

Especialistas ensinam como aliviar a TPM sem o uso de medicamentos

Publicado

Não é fácil. Uma vez por mês, antes da chegada da menstruação, nosso emocional vira uma bagunça. Como se não bastasse irritação, depressão, ansiedade, raiva, e tantas outras alterações de humor causadas pela Tensão Pré-Menstrual, ainda temos que lidar com inchaço abdominal, dores de cabeça e sensibilidade nas mamas. Diante de tantos “contras”, a pergunta que fica é: “Será que há como aliviar a TPM?”

Leia também: Como atividades físicas, boa alimentação e um chocolate podem melhorar sua TPM


Sofre muito antes da menstruação? Há como aliviar a TPM sem uso de medicamentos, tomando apenas algumas atitudes simples
shutterstock
Sofre muito antes da menstruação? Há como aliviar a TPM sem uso de medicamentos, tomando apenas algumas atitudes simples

Felizmente, a resposta é sim. Mas antes de saber como aliviar a TPM
, o ideal é entender como ela funciona. Apesar de os sintomas variarem de mulher para mulher, quem sofre com ela sabe bem que a síndrome pode atrapalhar – e muito! – a vida, influenciando no comportamento e até mesmo incapacitando a mulher de realizar algumas atividades.

Normalmente, essas manifestações começam a aparecer de 10 a 14 dias antes da chegada do ciclo menstrual e podem se agravar, gradativamente, até o início da menstruação
. “Devido à oscilação dos hormônios durante esse período, é possível ter alguns incômodos físicos e emocionais”, comenta Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami.

 Segundo a ginecologista de São Paulo, Maria Elisa Noriler, durante cada ciclo menstrual, o organismo feminino passa por importantes mudanças como a elevação do estrogênio e queda da progesterona. Além disso, como as células nervosas são afetadas pela produção dos hormônios femininos, há uma influência no aumento e queda mensal da produção de serotonina – hormônio que dá a sensação de bem-estar.

Mas nem tudo está perdido! Existe tratamento para amenizar os sintomas da TPM
, e o melhor de tudo: alguns não envolvem o uso de medicamentos e são baseados apenas em métodos naturais e simples, que exigem apenas algumas mudanças de hábitos e podem ajudar a tornar este período menos turbulento.

Como aliviar a TPM com métodos naturais


Uma das dicas para quem quer saber como aliviar a TPM é praticar atividades físicas regularmente
Pexels/ mentatdgt
Uma das dicas para quem quer saber como aliviar a TPM é praticar atividades físicas regularmente

  • Prática regular de exercícios físicos:  Atividades físicas, como musculação e corrida, liberam endorfina que traz a sensação de bem-estar e prazer, relaxa e ajuda no funcionamento de intestino. “Outra dica é realizar atividades de alongamento como yoga, que auxilia na normalização dos níveis de adrenalina e no controle da ansiedade”, aconselha a especialista.
  • Alimentação correta: Aposte em aveia, abacate ou banana. Esses alimentos são ricos em magnésio, nutriente capaz de realizar mais de 300 reações enzimáticas, que ajudam a relaxar o sistema nervoso e muscular. Outra vitamina que pode auxiliar durante este período, são os vegetais escuros, que possuem grandes níveis de cálcio, responsáveis por diminuir as crises de cólica.
  • Evitar o consumo bebidas alcoólicas: O álcool, assim como o chocolate, traz uma sensação de prazer imediata, no entanto, seu consumo acentua a retenção de líquidos, aumenta a irritabilidade e, além disso, alterar o ciclo do sono da mulher, gerando sonolência excessiva ou insônia.
  • Consumir carboidratos integrais: O alto teor de fibra presente em carboidratos integrais evita a prisão de ventre e alguns desconfortos gastrointestinais que se acentuam durante a TPM.
  • “A escolha do tratamento vai de acordo com as queixas da paciente, as vezes é necessário prescrever anti-inflamatórios ou tratamentos hormonais, por isso é muito importante consular um ginecologista para obter maior sucesso no controle dos sintomas da TPM”, finaliza Elisa.
Leia mais:  Mulher “ganha” desenho de pênis na perna após sessão de bronzeamento artificial

Leia também: TDPM leva os sintomas da TPM ao extremo; ginecologista explica o transtorno

Segredo pode estar na alimentação


Especialista dá dicas de como aliviar a TPM adotando uma dieta com menos sódio
shutterstock
Especialista dá dicas de como aliviar a TPM adotando uma dieta com menos sódio

Investir em uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para diminuir os aborrecimentos desta fase. Marília explica que apostar em alimentos que conferem o gosto umami – quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – proporciona o prazer de comer, deixando o prato ainda mais saboroso. Veja alguns pratos que podem ajudar a diminuir os sintomas.

  • Peixes: Os peixes de água fria, como salmão e atum, são ricos em ômega-3, um tipo de gordura boa com ações anti-inflamatórias. “O consumo dos nutrientes presentes nesses alimentos pode ajudar na redução de dores de cabeça e na diminuição da retenção hídrica durante o período menstrual”, explica Marília.
  • Cenoura: O utra ótima opção para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM é a cenoura. Ela contém vitamina B6, que desempenha funções que contribuem na melhoria das mudanças de padrão do sono e, inclusive, em alterações do humor. “Você pode consumir a cenoura em diferentes tipos de preparações, desde pratos frios até sucos. Em apenas uma cenoura é possível consumir 10% da quantidade de B6 recomendada para o dia”.
  • Gema de ovo: Essa parte do ovo contém vitamina B1, que atua diretamente na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do bem-estar. “A vitamina presente neste alimento está relacionada à produção da serotonina, que é responsável pela sensação de conforto”.
  • Laranja:  Aposte em alimentos que são fontes de vitamina C – responsável pela atuação na produção dos neurotransmissores, contribuindo com a sensação de bem-estar e menor agitação. “A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Inclui-la no cardápio é uma ótima opção”, comenta Zagato.

Principalmente neste período, é importante diminuir o consumo de cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, para não reter líquido. A nutricionista dá a dica: “Para diminuir o consumo exagerado, é recomendada a utilização de glutamato monossódico, que realça o sabor das refeições e contém 2/3 a menos de sódio em sua composição”.

Leia mais:  Fetiche por mulheres gordas: influenciadora provoca reflexão sobre otema

“A porção de glutamato monossódico deve substituir a metade da porção de sal. Por exemplo, se a receita pede uma colher de chá, você utiliza meia colher de glutamato e meia de sal, reduzindo o teor de sódio na preparação, sem perder o sabor”, finaliza Marília Zagato.

Leia também: Saiba como diminuir a cólica menstrual seguindo apenas métodos naturais


É importante ressaltar que, em alguns casos, o uso de medicamento pode ser o método recomendado de como aliviar a TPM
. Por isso, se os sintomas continuarem intensos mesmo com a adoção desses hábitos, o ideal é procurar ajuda com um ginecologista para uma análise individual.

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Quer reformar a casa? Confira 6 dicas dos Irmãos à Obra para não errar

Publicado

por

source

Drew e Jonathan Scott, os Irmãos à Obra, desembarcaram pela primeira vez no Brasil para promover a oitava temporada da série que tem início nesta quinta-feira (22), às 20h35, no Discovery Home & Health. Nesta quarta (21), em São Paulo, os apresentadores participaram de uma coletiva exclusiva para conversar com a imprensa sobre diversos assuntos.

Leia também: 9 erros que as pessoas cometem quando vão reformar a casa e como evitá-los

Irmãos à Obra arrow-options
Mayara Aguiar
Jonathan (à esquerda) e Drew (à direita) vieram ao Brasil para promover a nova temporada de Irmãos à Obra

No evento, os Irmãos à Obra falaram sobre detalhes pessoais e, ainda, deram algumas dicas para quem está pensando em reformar a casa, mas não sabe exatamente o que fazer. A reportagem do Delas esteve presente e selecionou alguns tópicos importantes que foram abordados pelos apresentadores. Confira!

1. Tenha um orçamento

Sabemos que fazer reforma pode trazer dor de cabeça aos moradores quando não for bem planejada, inclusive financeiramente. Por isso, a dica dos irmãos é ser bastante realista em relação ao orçamento. Para eles, é preciso acreditar que a casa deve facilitar a vida no dia a dia.

E como não gastar dinheiro a mais? Planejando. Os irmãos alertam que, ter um planejamento de toda a reforma, com os itens que você mais quer, ajuda a diminuir o gasto extra.

Leia mais:  Foto de despensa organizada e cheia de guloseimas causa polêmica na web

Sobre as reformas no Brasil, Drew aponta que cada país tem seu estilo de vida e isso precisa ser levado em consideração. Segundo ele, mesmo um apartamento que seja pequeno pode ter a sensação de um lar espaçoso. Com isso, a dica é investir em peças funcionais que geram armazenagem.

2. Contrate um profissional

Quando vemos uma reforma apresentada no programa, pode até parecer que derrubar paredes e todas as outras atividades feitas pelos profissionais são tarefas fáceis. No entanto, engana-se quem pensa assim. De acordo com Drew e Jonathan, o maior erro, nesse caso, é quando os moradores tentam ser os próprios empreiteiros, mas não possuem experiência.

Leia também: Quer mudar a decoração da casa? Conheça opções que criam efeitos nas paredes

3. Leve em consideração todos os moradores da casa

Os irmãos apontam que é importante pensar em todos que moram na casa, inclusive as crianças, que podem ajudar na tomada de decisões. Por serem muito criativas, elas podem dar uma ar diferente e alternativo para os itens de decoração. Mas, cuidado. Nem tudo que elas disserem pode ser levado a sério.

4. Não seja resistente aos diferentes tipos de materiais

Drew ressalta que, geralmente, as pessoas gostam de fazer aquilo que estão acostumadas e se apegam ao tradicional. Assim, elas podem demorar um certo tempo para testar algo novo nos próprios lares. Com isso, a dica de Jonathan é não ser tão teimoso e pensar em opções alternativas, como o drywall, muito usado nas casas reformadas pela dupla.

Leia mais:  Horóscopo do dia: previsões para 16 de julho de 2019

5. Invista em itens baratos para decoração

Sua casa não precisa de peças de decoração caríssimas para que fique linda – e o próprio Jonathan defende isso. Durante o evento da Discovery em São Paulo, o empreiteiro comentou que esse é um dos erros básicos de quem reforma . Investir em itens baratos na decoração não vai desvalorizar sua casa e ainda ajuda na economia geral do projeto. 

6. Dica ao vender a casa

De acordo com eles, muitas pessoas acreditam que para vender a casa é necessário fazer uma grande reforma, como adotar o conceito aberto. Contudo, os irmãos dizem que realizar uma boa limpeza, fazer uma pintura e reorganizar a mobília ajudam o lar a ficar mais atrativo. Todas essas medidas fazem com que os novos compradores já fiquem impressionados.

Leia também: Quer mudar a decoração de casa? Saiba como fazer isso sem precisar gastar muito


Gostaram? Com essas dicas dos Irmãos à Obra , você poderá fazer uma obra em casa digna de reality show e que caiba no orçamento. 

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Quer reformar a casa? Confira 6 dicas dos Irmãos à Obra para não errar

Publicado

por

source

Drew e Jonathan Scott, os Irmãos à Obra, desembarcaram pela primeira vez no Brasil para promover a oitava temporada da série que tem início nesta quinta-feira (22), às 20h35, no Discovery Home & Health. Nesta quarta (21), em São Paulo, os apresentadores participaram de uma coletiva exclusiva para conversar com a imprensa sobre diversos assuntos.

Leia também: 9 erros que as pessoas cometem quando vão reformar a casa e como evitá-los

Irmãos à Obra arrow-options
Mayara Aguiar
Jonathan (à esquerda) e Drew (à direita) vieram ao Brasil para promover a nova temporada de Irmãos à Obra

No evento, os Irmãos à Obra falaram sobre detalhes pessoais e, ainda, deram algumas dicas para quem está pensando em reformar a casa, mas não sabe exatamente o que fazer. A reportagem do Delas esteve presente e selecionou alguns tópicos importantes que foram abordados pelos apresentadores. Confira!

1. Tenha um orçamento

Sabemos que fazer reforma pode trazer dor de cabeça aos moradores quando não for bem planejada, inclusive financeiramente. Por isso, a dica dos irmãos é ser bastante realista em relação ao orçamento. Para eles, é preciso acreditar que a casa deve facilitar a vida no dia a dia.

E como não gastar dinheiro a mais? Planejando. Os irmãos alertam que, ter um planejamento de toda a reforma, com os itens que você mais quer, ajuda a diminuir o gasto extra.

Leia mais:  Mãe dá à luz bebê grande de 6,8 kg nos Estados Unidos e bate recorde

Sobre as reformas no Brasil, Drew aponta que cada país tem seu estilo de vida e isso precisa ser levado em consideração. Segundo ele, mesmo um apartamento que seja pequeno pode ter a sensação de um lar espaçoso. Com isso, a dica é investir em peças funcionais que geram armazenagem.

2. Contrate um profissional

Quando vemos uma reforma apresentada no programa, pode até parecer que derrubar paredes e todas as outras atividades feitas pelos profissionais são tarefas fáceis. No entanto, engana-se quem pensa assim. De acordo com Drew e Jonathan, o maior erro, nesse caso, é quando os moradores tentam ser os próprios empreiteiros, mas não possuem experiência.

Leia também: Quer mudar a decoração da casa? Conheça opções que criam efeitos nas paredes

3. Leve em consideração todos os moradores da casa

Os irmãos apontam que é importante pensar em todos que moram na casa, inclusive as crianças, que podem ajudar na tomada de decisões. Por serem muito criativas, elas podem dar uma ar diferente e alternativo para os itens de decoração. Mas, cuidado. Nem tudo que elas disserem pode ser levado a sério.

4. Não seja resistente aos diferentes tipos de materiais

Drew ressalta que, geralmente, as pessoas gostam de fazer aquilo que estão acostumadas e se apegam ao tradicional. Assim, elas podem demorar um certo tempo para testar algo novo nos próprios lares. Com isso, a dica de Jonathan é não ser tão teimoso e pensar em opções alternativas, como o drywall, muito usado nas casas reformadas pela dupla.

Leia mais:  Mulher investe R$ 3 mil para decorar casa com Minnie Rosa: “Amor incondicional”

5. Invista em itens baratos para decoração

Sua casa não precisa de peças de decoração caríssimas para que fique linda – e o próprio Jonathan defende isso. Durante o evento da Discovery em São Paulo, o empreiteiro comentou que esse é um dos erros básicos de quem reforma . Investir em itens baratos na decoração não vai desvalorizar sua casa e ainda ajuda na economia geral do projeto. 

6. Dica ao vender a casa

De acordo com eles, muitas pessoas acreditam que para vender a casa é necessário fazer uma grande reforma, como adotar o conceito aberto. Contudo, os irmãos dizem que realizar uma boa limpeza, fazer uma pintura e reorganizar a mobília ajudam o lar a ficar mais atrativo. Todas essas medidas fazem com que os novos compradores já fiquem impressionados.

Leia também: Quer mudar a decoração de casa? Saiba como fazer isso sem precisar gastar muito


Gostaram? Com essas dicas dos Irmãos à Obra , você poderá fazer uma obra em casa digna de reality show e que caiba no orçamento. 

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana