conecte-se conosco


Mulher

Especialistas ensinam como aliviar a TPM sem o uso de medicamentos

Publicado

Não é fácil. Uma vez por mês, antes da chegada da menstruação, nosso emocional vira uma bagunça. Como se não bastasse irritação, depressão, ansiedade, raiva, e tantas outras alterações de humor causadas pela Tensão Pré-Menstrual, ainda temos que lidar com inchaço abdominal, dores de cabeça e sensibilidade nas mamas. Diante de tantos “contras”, a pergunta que fica é: “Será que há como aliviar a TPM?”

Leia também: Como atividades físicas, boa alimentação e um chocolate podem melhorar sua TPM


Sofre muito antes da menstruação? Há como aliviar a TPM sem uso de medicamentos, tomando apenas algumas atitudes simples
shutterstock

Sofre muito antes da menstruação? Há como aliviar a TPM sem uso de medicamentos, tomando apenas algumas atitudes simples

Felizmente, a resposta é sim. Mas antes de saber como aliviar a TPM , o ideal é entender como ela funciona. Apesar de os sintomas variarem de mulher para mulher, quem sofre com ela sabe bem que a síndrome pode atrapalhar – e muito! – a vida, influenciando no comportamento e até mesmo incapacitando a mulher de realizar algumas atividades.

Normalmente, essas manifestações começam a aparecer de 10 a 14 dias antes da chegada do ciclo menstrual e podem se agravar, gradativamente, até o início da menstruação . “Devido à oscilação dos hormônios durante esse período, é possível ter alguns incômodos físicos e emocionais”, comenta Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami.

 Segundo a ginecologista de São Paulo, Maria Elisa Noriler, durante cada ciclo menstrual, o organismo feminino passa por importantes mudanças como a elevação do estrogênio e queda da progesterona. Além disso, como as células nervosas são afetadas pela produção dos hormônios femininos, há uma influência no aumento e queda mensal da produção de serotonina – hormônio que dá a sensação de bem-estar.

Mas nem tudo está perdido! Existe tratamento para amenizar os sintomas da TPM , e o melhor de tudo: alguns não envolvem o uso de medicamentos e são baseados apenas em métodos naturais e simples, que exigem apenas algumas mudanças de hábitos e podem ajudar a tornar este período menos turbulento.

Como aliviar a TPM com métodos naturais


Uma das dicas para quem quer saber como aliviar a TPM é praticar atividades físicas regularmente
Pexels/ mentatdgt

Uma das dicas para quem quer saber como aliviar a TPM é praticar atividades físicas regularmente

  • Prática regular de exercícios físicos:  Atividades físicas, como musculação e corrida, liberam endorfina que traz a sensação de bem-estar e prazer, relaxa e ajuda no funcionamento de intestino. “Outra dica é realizar atividades de alongamento como yoga, que auxilia na normalização dos níveis de adrenalina e no controle da ansiedade”, aconselha a especialista.
  • Alimentação correta: Aposte em aveia, abacate ou banana. Esses alimentos são ricos em magnésio, nutriente capaz de realizar mais de 300 reações enzimáticas, que ajudam a relaxar o sistema nervoso e muscular. Outra vitamina que pode auxiliar durante este período, são os vegetais escuros, que possuem grandes níveis de cálcio, responsáveis por diminuir as crises de cólica.
  • Evitar o consumo bebidas alcoólicas: O álcool, assim como o chocolate, traz uma sensação de prazer imediata, no entanto, seu consumo acentua a retenção de líquidos, aumenta a irritabilidade e, além disso, alterar o ciclo do sono da mulher, gerando sonolência excessiva ou insônia.
  • Consumir carboidratos integrais: O alto teor de fibra presente em carboidratos integrais evita a prisão de ventre e alguns desconfortos gastrointestinais que se acentuam durante a TPM.
  • “A escolha do tratamento vai de acordo com as queixas da paciente, as vezes é necessário prescrever anti-inflamatórios ou tratamentos hormonais, por isso é muito importante consular um ginecologista para obter maior sucesso no controle dos sintomas da TPM”, finaliza Elisa.
Leia mais:  “Rapunzel” da vida real não lava o cabelo há quase 20 anos

Leia também: TDPM leva os sintomas da TPM ao extremo; ginecologista explica o transtorno

Segredo pode estar na alimentação


Especialista dá dicas de como aliviar a TPM adotando uma dieta com menos sódio
shutterstock

Especialista dá dicas de como aliviar a TPM adotando uma dieta com menos sódio

Investir em uma boa alimentação pode fazer toda a diferença para diminuir os aborrecimentos desta fase. Marília explica que apostar em alimentos que conferem o gosto umami – quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo – proporciona o prazer de comer, deixando o prato ainda mais saboroso. Veja alguns pratos que podem ajudar a diminuir os sintomas.

  • Peixes: Os peixes de água fria, como salmão e atum, são ricos em ômega-3, um tipo de gordura boa com ações anti-inflamatórias. “O consumo dos nutrientes presentes nesses alimentos pode ajudar na redução de dores de cabeça e na diminuição da retenção hídrica durante o período menstrual”, explica Marília.
  • Cenoura: O utra ótima opção para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM é a cenoura. Ela contém vitamina B6, que desempenha funções que contribuem na melhoria das mudanças de padrão do sono e, inclusive, em alterações do humor. “Você pode consumir a cenoura em diferentes tipos de preparações, desde pratos frios até sucos. Em apenas uma cenoura é possível consumir 10% da quantidade de B6 recomendada para o dia”.
  • Gema de ovo: Essa parte do ovo contém vitamina B1, que atua diretamente na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do bem-estar. “A vitamina presente neste alimento está relacionada à produção da serotonina, que é responsável pela sensação de conforto”.
  • Laranja:  Aposte em alimentos que são fontes de vitamina C – responsável pela atuação na produção dos neurotransmissores, contribuindo com a sensação de bem-estar e menor agitação. “A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. Inclui-la no cardápio é uma ótima opção”, comenta Zagato.

Principalmente neste período, é importante diminuir o consumo de cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, para não reter líquido. A nutricionista dá a dica: “Para diminuir o consumo exagerado, é recomendada a utilização de glutamato monossódico, que realça o sabor das refeições e contém 2/3 a menos de sódio em sua composição”.

Leia mais:  Mãe faz transmissão ao vivo de parto, mas ideia não sai como o planejado

“A porção de glutamato monossódico deve substituir a metade da porção de sal. Por exemplo, se a receita pede uma colher de chá, você utiliza meia colher de glutamato e meia de sal, reduzindo o teor de sódio na preparação, sem perder o sabor”, finaliza Marília Zagato.

Leia também: Saiba como diminuir a cólica menstrual seguindo apenas métodos naturais

É importante ressaltar que, em alguns casos, o uso de medicamento pode ser o método recomendado de como aliviar a TPM . Por isso, se os sintomas continuarem intensos mesmo com a adoção desses hábitos, o ideal é procurar ajuda com um ginecologista para uma análise individual.

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

by Koji completa 7 anos e moderniza o espaço

Publicado

por

A consagrada frase “em time que está ganhando não se mexe” não se aplica ao by Koji,
localizado dentro do estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista. No ano em
que marca o seu sétimo aniversário, o restaurante não só mudou, mas modernizou o seu
interior e trouxe ainda mais conforto ao público, que, desde a abertura em 2011, lota
diariamente a Casa.

Leia também: Restaurantes criam menus para comemorar o aniversário de São Paulo


Almoço executivo by Koji
Ciro Kooki

Almoço executivo by Koji


O restaurante by Koji fez mudanças pontuais, como o tradicional e disputado balcão, local ideal para assistir ao sushiman preparar os melhores pratos da clássica culinária japonesa – em um clima mais intimista,descontraído e descolado -, deixou de ser de madeira e passou a ser de granito, trazendo um ar de sofisticação. As almofadas de todas as cadeiras também foram trocadas, assim como o papel de parede. O lavatório foi outro espaço que recebeu uma atenção especial e foi inteiramente reformado. Também foi criado um local de espera, proporcionando aos clientes um espaço aconchegante enquanto as pessoas aguardam uma mesa.

Outra novidade é que a Casa agora possui uma nova adega de vinhos, com diversos rótulos
que harmonizam com os pratos existentes no by Koji. Eles se juntam aos diversos tipos de
saquês já servidos pela casa.

Leia mais:  Com distrofia muscular, influenciadora tem os exercícios como aliado e ‘vilão’

O que segue intacto, por outro lado, é o atendimento e a qualidade já consagrada do
restaurante, que é comandado pelo chef Koji Yokomizo, respeitado e conhecido pela
sua habilidade em escolher os melhores peixes, e fatiá-los de forma sábia, extraindo os
melhores cortes e tornando o prazer de degustar os pratos em uma experiência única. A
casa taz em seu cardápio uma refeição completa, começando pelas exclusivas opções de
sashimis e sushis, passando pelos Ipin monos (aperitivos servidos em Izakayas, a versão
japonesa de um bar) e encerrando com os pratos quentes para o deleite dos clientes.

Outra atração é o atum bluefin, considerado uma das carnes mais nobres do mundo e
conhecido por sua cor avermelhada e o alto teor de gordura – que lhe garantem um sabor
e uma textura inigualável. O restaurante, aliás, serve a parte mais nobre do atum,
conhecida como torô, que é a barriga do bluefin, onde fica concentrado o maior teor de
gordura e que é servido em forma de sushis e sashimis, além de pratos que utilizam o
lombo, parte mais avermelhada.

E, em dias de jogos e shows, além das mesas para refeição, a casa dispõe de 60 cadeiras
cativas para aqueles que não querem perder nenhum lance do seu time de coração ou a
apresentação das melhores bandas do mundo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Noiva causa polêmica ao proibir convidada de usar peruca em casamento

Publicado

por

Como centro das atenções, a noiva tem o direito de fazer algumas exigências e decidir sobre os mínimos detalhes da cerimônia e da festa, certo? Há controvérsias. Uma convidada causou polêmica nas redes ao expor uma situação um pouco inusitada: ela foi proibida de usar peruca e escolher o próprio vestido para o casamento da cunhada.


Segundo convidada, a noiva exigiu escolher o vestido dela e não permitiu que ela usasse uma peruca no dia do casamento
shutterstock

Segundo convidada, a noiva exigiu escolher o vestido dela e não permitiu que ela usasse uma peruca no dia do casamento


Segundo relato compartilhado de forma anônima no fórum “Momsnet”, a mulher conta que foi convidada para ir ao casamento da cunhada, mas que precisava “seguir algumas regras” impostas pela noiva para conseguir comparecer ao grande dia. 

“Estou exagerando ao pensar que a irmã do meu marido é uma ‘bridezilla’? Ela vai se casar em abril e me pediu duas coisas:

1. Não usar uma peruca — meu cabelo é muito fino e tenho alguns pontos calvos que me deixam desconfortável, então acabo usando uma peruca (feita com cabelos humanos) em público e eventos mais elegantes. Estou falando de uma peruca decente, não um moicano verde de alguma loja de fantasias. 

2. Usar um vestido que ela escolher (não sou a madrinha de casamento e nem parte do casamento de alguma forma, apenas vou como convidada). Ela não gosta do meu senso de moda. Eu não me visto de uma forma barata e depravada, mas também não faço o tipo conservadora.”

Leia mais:  Estampas inusitadas em roupas chamam atenção na web: “Parece um pênis gigante”

Internautas se revoltam com exigências da noiva


Os internautas ficaram revoltados com exigências da noiva à convidada e aconselharam a mulher a não ir ao casamento
shutterstock

Os internautas ficaram revoltados com exigências da noiva à convidada e aconselharam a mulher a não ir ao casamento


A postagem da convidada recebeu quase 200 respostas no fórum — a maioria reclamando sobre as exigências da cunhada, que foram consideradas “exageradas”. “Ela não tem o direito de ditar como você deve ou não se vestir. Que mulher horrível”, escreveu um internauta. 

“Como ela pode te falar para não usar sua peruca se isso te deixa desconfortável?”, disse outro. “Não, você não está exagerando em chamá-la de ‘bridezilla’, ela que é exagerada com esses ‘pedidos’”, afirmou um terceiro.

Alguns usuários do “Momsnet” foram ainda mais longe e, além de reclamarem da atitude da mulher, também aconselharam a convidada a não comparecer ao casamento. “Se fosse comigo, com certeza nem cogitaria ir ao casamento depois disso e deixaria bem claro o motivo. As atitudes dessa ‘bridezilla’ são simplesmente cruéis”, afirmou uma mulher. 

Já outros falaram para ela burlar as “regras” impostas pela noiva e ousar no visual. “Vá usando a peruca de moicado e com um biquíni branco”, brincou um internauta. “Você também pode acatar com as exigiências dela, mas usar um turbante com uma cor muito vibrante e que se destaque bastante com o vestido que ela escolher. Ela vai amar isso”, escreveu outro.

Leia mais:  Como falar de sexo com o parceiro?

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana