Cidades
Especialistas discutem monitoramento e desmatamento do Cerrado
Publicado
27 de janeiro de 2022 - 11:26

Especialistas demonstraram preocupação com os números crescentes de desmatamento no Cerrado nos últimos anos. Também questionaram a falta de uma política consistente de financiamento de políticas de monitoramento de áreas desmatadas. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reuniu especialistas na área para discutir a questão em um seminário online. Uma das maiores preocupações demonstradas está na rápida perda de vegetação na região do Matopiba.
Matopiba é uma região formada por áreas majoritariamente de Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980. “Nos últimos 11 anos, o Tocantins e Maranhão estão concentrando a perda de Cerrado, na região do Matopiba, a região mais vegetada do bioma Cerrado”, explicou Ane Alencar, do projeto MapBiomas.
“A gente vê um aumento muito grande da expansão agrícola. Essa região tem 44% da vegetação nativa remanescente do bioma. Nos últimos 10 anos no bioma como um todo, perderam-se em torno de 6 milhões e hectares. Só no Matopiba foi perdida a metade disso. São números muito alarmantes”, acrescentou.
Cláudio Almeida, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cerrado já perdeu, até agora, 995,4 mil quilômetros quadrados de vegetação. No ano passado, esse número passava de 1 milhão de quilômetros quadrados, mas a nova configuração do bioma provocou alterações na área desmatada. Mas a situação não é menos grave. “Quando você compara o remanescente de Cerrado com o remanescente de Amazônia, o percentual que está se perdendo é maior no Cerrado”.
Já Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB), destacou a retomada do desmatamento em regiões onde havia uma redução do problema. “Temos aumento do desmatamento em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, que são estados que faziam parte das fronteiras mais antigas do desmatamento. Esse dado mostra a importância do monitoramento para indicar alterações nas dinâmicas de uso da terra”.
Financiamento
Almeida citou que a verba para monitoramento do desmatamento só é direcionada ao trabalho na Amazônia e, com isso, o monitoramento do Cerrado fica pendente de outros recursos. O monitoramento do Cerrado foi possível através do Programa de Investimento Florestal (FIP), administrado pelo Banco Mundial.
A professora Mercedes teceu críticas à falta de previsibilidade orçamentária, a depender das prioridades definidas pelo governo de plantão. “O monitoramento deveria ser uma política de Estado garantida no orçamento. São as políticas de Estado orçadas aos soluços, você tem um recurso, depois não tem. Isso gera uma instabilidade institucional muito grande”.
Ela também criticou o fato do Inpe ter que se preocupar em buscar recursos para seus projetos. Ela entende que houve uma “transferência de responsabilidade” para o instituto. “Não cabe ao Inpe encontrar soluções de custear um projeto que é da necessidade do Estado brasileiro. A discussão é maior do que ‘de onde o dinheiro vai sair’. É de quem é a responsabilidade de colocar as condições para que o programa continue”.
Cerrado
O Cerrado é um dos biomas mais ricos e antigos do planeta, com mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. O Cerrado é também considerado o berço das águas no Brasil, abrigando as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país.


Cidades
Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho
Publicado
25 de maio de 2022 - 10:30O Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), começa a emitir, a partir de 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a nova identidade visual. A nova versão foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez a partir de junho.
“O novo modelo da CNH vai evitar fraudes, pois traz novos itens de segurança em relação à anterior e não sofrerá alteração na taxa, permanecendo o mesmo valor”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a emissão das CNHs estará suspensa do dia 27 de maio a 1º de junho em todo Estado, conforme já deliberado com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O que vai mudar
A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá um código de leitura internacional de dados.
A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna junto a imagem do tipo de veículo o qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).
O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.
O Detran-MT reforça aos condutores que possuem o documento na versão antiga e dentro do prazo de validade, que não precisam se preocupar, pois o mesmo continuará válido até a sua data de vencimento para renovação.
Documento obrigatório
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional e também serve como documento individual de identificação em todo País. Atualmente em Mato Grosso, cerca de 1,5 milhão de condutores são habilitados em todas as categorias.
O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, reforça que, por mais que a nova versão da CNH tenha informações em português, inglês e espanhol, para dirigir nos mais de 150 países que assinaram a Convenção de Viena, ainda é obrigatório o porte da Permissão Internacional para Dirigir (PID), se o condutor for permanecer por mais de 180 dias.
“A nova CNH pode ser utilizada nos países que não participaram da convenção, mas que possuem acordo bilateral com o Brasil, como o acordo Mercosul. Para trafegar nos demais países é obrigatório o porte da PID, caso o condutor fique viajando por mais de 180 dias”, ressaltou.
A CNH está disponível na versão física e digital. O acesso à versão eletrônica é somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.
Fonte: Detran/MT
Cidades
Menina de 5 anos que sobreviveu a acidente de ônibus com 8 mortos recebe alta
Publicado
23 de maio de 2022 - 14:47Uma das vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-163, na região norte do estado, recebeu alta hospitalar. O acidente, que aconteceu na última terça-feira, 17, levou a morte de oito passageiros e aconteceu entre Sorriso e Sinop. Eram 45 passageiros no ônibus.
Quatro vítimas do acidente foram encaminhadas para o Hospital Regional de Sinop. Uma delas já recebeu alta, a Maria Eduarda, de 5 anos. Ela foi hospitalizada com um coágulo de sangue no cérebro, mas já foi para casa.
A mãe dela, ngela Fátima de Souza, de 47 anos, e o irmão, Raul Vitor, de 11 anos, continuam internados. O menino foi internado em estado grave. ngela quebrou o braço, uma das pernas e uma vértebra. Ela está com complicação nos rins e pâncreas.
Já o motorista do ônibus, Edimilson Pereira Campos, de 54 anos, continua internado e apresentou uma melhora no quadro de saúde. Conforme as informações, ele está com a pressão estável, a saturação também está normalizada e não foi necessária a aplicação de adrenalina nele. Também foi retirado um dos drenos que foram colocados no pulmão do Edimilson e ele não teve piora no quadro de saúde nas últimas 24 horas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os pacientes que foram encaminhados para o Hospital Regional de Sorriso já receberam alta médica.
Com G1/MT




Amigos pedem ajuda para professora internada em semi UTI após acidente em Tangará

Servidores estaduais com dependentes deficientes poderão trabalhar de casa

Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho

Cestas que seriam distribuídas a organização criminosa são apreendidas em Tangará

Polícia Civil prende criminoso que destruiu porta para invadir joalheria
Polícia


Polícia Civil prende criminoso que destruiu porta para invadir joalheria
A Polícia Judiciária Civil de Tangará da Serra conseguiu capturar nesta manhã de terça-feira, 24, o criminoso que na madrugada...


Motorista invade preferencial, bate em moto e passa sobre braço de motociclista
Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o exato momento em que a condutora de um carro invade a preferencial,...


Tangará: PM encontra tatu morto em carro e prende 2 por porte ilegal de arma
Dois indivíduos foram detidos na madrugada de domingo, 22, pela equipe de Força Tática da Polícia Militar de Tangará da...
Mato Grosso


Servidores estaduais com dependentes deficientes poderão trabalhar de casa
O governador Mauro Mendes decretou o regime de teletrabalho aos servidores do Estado que possuam filhos, cônjuges ou dependentes com...


Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho
O Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), começa a emitir, a partir de 1º...


Menina de 5 anos que sobreviveu a acidente de ônibus com 8 mortos recebe alta
Uma das vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-163, na região norte do estado, recebeu alta...

Política MT


Desenvolve MT firma parceria com Prefeitura de Tangará
A Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT) e a Prefeitura de Tangará da Serra firmaram uma parceria, cujo...


Câmara aprova RGA de 10,6% aos servidores públicos de Tangará
Em pauta na 15ª Sessão Ordinária, o parlamento municipal aprovou em discussão única, o Projeto de Lei nº 86/2022 que...


Prefeitura Municipal já tem autorização para iniciar as obras de captação de água do Rio Sepotuba
O documento autorizando a Prefeitura Municipal dar sequência às obras de captação, tratamento e distribuição de água do Rio Sepotuba...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades20 de maio de 2022 - 10:05
MT-240: Cronograma prevê entrega da pavimentação até Santo Afonso em dezembro
-
Cidades19 de maio de 2022 - 11:18
Cliente surta e persegue funcionários de agropecuária com faca. Veja o VÍDEO
-
Polícia19 de maio de 2022 - 15:07
Funcionário é preso suspeito de furtar equipamentos de loja em Tangará
-
Polícia20 de maio de 2022 - 16:45
Traficante que escondia drogas em quadro de bicicleta é preso na Rodoviária
-
Polícia19 de maio de 2022 - 09:04
Homem invade casa, bate na ex-sogra com vassoura e agride ex-mulher com faca
-
Educação20 de maio de 2022 - 11:36
360 novas vagas para cursos superiores são abertas na Unemat de Tangará da Serra
-
Tangará da Serra21 de maio de 2022 - 12:27
Motorista de aplicativo perde controle e choca carro contra poste na Lions Internacional
-
Tangará da Serra19 de maio de 2022 - 10:49
Faça bonito: Mais uma etapa da campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil foi realizada em Tangará da Serra