terça, 16 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

Equipamentos culturais garantem atrações e conhecimento em programação on-line

Publicado em


.

Lives com especialistas, cursos, incentivo à leitura, espetáculos teatrais e musicais, tudo isso e muito mais podem ser conferidos nas programações dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Cine Teatro Cuiabá, Museu de História Natural Casa Dom Aquino e Museu de Arte Sacra de Mato garantem atrações e conhecimento ao público durante a pandemia.

Confira a agenda desta semana.

Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

Sob gestão direta da Secel, o equipamento tem usado o mundo virtual para levar aprendizado, informes, dicas culturais  e incentivo à leitura. Sua programação on-line é transmitida nas redes sociais da própria biblioteca estadual e conta com projetos como o Biblioenem, Momento Libras, Estevão Curioso e a campanha “Olha o que estou lendo”.

Nesta quinta-feira (06.08) foi liberado o terceiro vídeo do projeto Biblioenem, que oferece aulas de redação a estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com conteúdos disponibilizados às terças e quintas-feiras, a programação continua até o início de setembro. Serão ainda disponibilizadas duas lives para que os participantes possam fazer questionamentos e tirar dúvidas. 

No Momento Libras, o público obteve capacitação gratuita de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim como no Biblioenem, qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo nas redes sociais da biblioteca, mas somente aquelas que se inscreveram recebem certificação de participação nos cursos. 

Cine Teatro Cuiabá

A programação semanal do equipamento prossegue até domingo (09.08) com documentário, concerto e shows teatrais. 

Quinta-feira (06.08): Documentário 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O filme registra homenagens, história e depoimentos pelo centenário do Instituto.

Sexta-feira (07.08): Concerto Bachianas Brasileiras n°5 – ária, de Heitor Villa-Lobos. Apresentação realizada pela orquestra sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Camerata De Concerto do Instituto Fernando Pereira, com regência do maestro Carlos Taubaté.

Sábado (08.08):  Leleco Desafiou Todo Mundo – Caixa de Brinquedos -. O vídeo da companhia teatral traz desafios fáceis e divertidos para fazer com família e amigos.

Domingo (09.08): Remedeia com Nico e Lau. Edição dos momentos mais hilariantes da trajetória da dupla de comediantes. Causos, piadas, cenas revisitadas e performances musicais tradicionais e inovadoras permeiam o roteiro da apresentação. 

As transmissões acontecem às 19h30 no canal de YouTube do Cine Teatro Cuiabá.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino 

O espaço cultural tem oferecido conteúdo nas mídias sociais, incluindo vídeos de visitas virtuais. Nesta semana, foi disponibilizado o quinto módulo do curso Museu de formação em Educação para o Patrimônio Cultural em Espaços Educativos no Estado de Mato Grosso. Oferecida em parceria com a UFMT  na modalidade de Ensino à Distância (EAD), a capacitação aborda patrimônios culturais material e imaterial, arqueológico, paleontológico e geológico.

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Nesta semana, o Museu aborda em sua programação a defesa e preservação da língua portuguesa, importante patrimônio imaterial que conecta pessoas e culturas diferentes. O tema foi escolhido em razão do Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada tema desta semana, celebrado em 08 de agosto. 

Quinta-feira (06.08): Linguajar cuiabano (e do vale do Rio Cuiabá) como patrimônio imaterial do estado. 

Com a participação da professora Ema Marta Dunck Cintra, doutora e mestre em Letras e Linguística, a live analisa as características , o contexto da imigração da região e o contato ocorrido entre as línguas faladas naquele momento.

Sexta-feira (07.08): As literaturas africanas de língua portuguesa: oralidades e ancestralidades. 

Live com Luana Soares de Souza, doutora em Estudos Literários, que abordará as relações entre oralidade e escrita, tradição e ruptura, língua do colonizado e língua do colonizador.

Sábado (08.08):   Desde sempre na variedade portuguesa. 
O doutor e especialista em Linguística, Manoel Mourivado, e a doutora em Estudos de Linguagem, Criseida Rowena, trazem reflexões sobre o diversificado modo brasileiro de falar o português. A discussão é baseada em estudos realizados na Baixada Cuiabana, em Mato Grosso, e na região do médio Tietê, em São Paulo. 

A agenda semanal inclui ainda o quadro “Você Sabia? ” que exibe curiosidades do acervo do Museu nesta quinta-feira (06.08). E no domingo (09.08), a programação é encerrada com a a ação ‘Contos da Minha Cidade’, em que as pessoas são incentivadas a postar fotos e vídeos que falem sobre a história, pontos turísticos ou causos de seu município. 

As transmissões ocorrem às 19h nas redes sociais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. 

Principais plataformas digitais dos equipamentos 

Biblioteca: facebook.com/bibliotecaEstevaodeMendonca; Instagram.com/ bibliotecamt

Cine Teatro Cuiabá: YouTube/Cine Teatro Cuiabá; Instagram.com/cineteatrocba

Museu Dom Aquino: Instagram.com/museudomaquino

Museu de Arte Sacra: facebook.com/museudeartesacramt; Instagram.com/ museudeartesacramt

Fonte: GOV MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Cidades

Corpo do cantor sertanejo João Carreiro será enterrado em Cuiabá

Published

on

O corpo do cantor João Carreiro, que morreu nessa quarta-feira (3), será enterrado em Cuiabá, de acordo com publicação nas redes sociais dele. O velório acontece na manhã desta quinta (4), em Campo Grande, local onde ele morreu. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

A assessoria do cantor ainda não informou o cemitério onde João será enterrado.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã dessa quarta, a esposa dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico. Durante a tarde, ela publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho com a nova válvula e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Horas depois, Francine postou um texto pedindo orações para o cantor. Durante a madrugada, ela escreveu: “Minha vida me deixou”.

Carreira

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000. Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”. Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana