conecte-se conosco


Trânsito

Entenda o que muda com a unificação do Licenciamento e o Certificado de Registro de Veículo

Publicado

Foto: Detran-MT

Os proprietários de veículos que já possuem o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade do veículo em papel moeda (popularmente conhecido como CRV) podem ficar tranquilos quanto as mudanças estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O novo formato do documento unificado valerá somente para os veículos que serão adquiridos ou vendidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

Quando esse proprietário que já possui os documentos no formato antigo for vender o veículo, seguirá o mesmo procedimento: vai preencher o verso do documento com os dados do comprador, reconhecer firma no cartório e, por fim, o comprador vai ao Detran para efetivar a transferência de propriedade.

A mudança será apenas para os veículos registrados a partir do dia 4 de janeiro. O Detran expedirá somente o CRLV-e, em formato digital, não havendo mais a emissão do documento em papel moeda.

A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que antes vinha em branco, no verso do documento, a partir de agora será expedida somente quando o proprietário for vender o veículo. Ou seja, não estará mais disponível no verso do CRV como era até então.

O proprietário quando for vender o veículo deverá solicitar junto ao Detran o registro da intenção de venda e, ao final desse serviço, será expedido o documento de autorização de transferência, sem custos, informando os dados do comprador.

O Detran então disponibilizará a ATPV preenchida de forma eletrônica e com o QR Code de segurança, apenas para reconhecimento de firma de comprador e vendedor em cartório e posterior transferência de propriedade.

Mudança

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução n° 809 de 2020, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Licenciamento foram unificados e agora são denominados Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e). Os documentos estão vinculados em formato digital, não havendo mais a emissão de ambos em papel moeda.

A mudança é para os Detrans de todo Brasil e valerá para os veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro de 2021.

Tanto o Licenciamento como o CRV poderão ser usados no formato digital e também impressos em papel comum. Na digitalização, o CRV se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e).

A autenticidade do documento no formato eletrônico e impresso em papel comum será conferida através do número de segurança impresso e no QR Code.

Fonte: Detran-MT

Comentários Facebook

Trânsito

Motorista perde o controle e tomba carreta de algodão na MT-358

Publicado

Foto: Reportagem

O acidente ocorreu nessa tarde de quarta-feira (06) na MT-358, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. A carreta carregada de algodão ia de Sapezal para Santos, quando perdeu o controle e acabou tombando.

O motorista teve escoriações leves e foi atendido pelo SAMU. Corpo de Bombeiros também esteve no local, houve um princípio de incêndio, mas foi rapidamente controlado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Trânsito

Taxista capota às margens da MT-358

Publicado

Foto: Reportagem

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada nessa manhã de segunda (04) para atender a uma solicitação sobre um veículo capotado na MT-358, próximo à represa do antigo Campestre. A Guarnição foi ao local e constatou que se tratava de um taxista.

Taxista e passageiro já estavam fora veículo. Apenas o passageiro tinha algumas escoriações no rosto. Ambos recusaram atendimento. Polícia Militar esteve no local realizando as medidas administrativas necessárias.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana