quinta, 16 de janeiro de 2025
Connect with us


Imprensa

Em reunião com jornalistas, Sindjor busca consolidação e união da categoria em Tangará da Serra

Publicado em

Profissionais do Jornalismo de Tangará da Serra participaram de reunião promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de Mato Grosso (Sindjor) na noite de ontem, quinta-feira, no Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro).

A pauta da reunião versou sobre a realidade dos jornalistas em Tangará da Serra, a análise do acordo coletivo aprovado este ano em assembleia pela categoria, a questão dos registros profissionais, sindicalizações e, especialmente, a consolidação do Sindjor em Tangará e região.

Houve também informes sobre as atividades do sindicato e fatos relacionados à categoria no estado.

Sindjor-MT busca união e fortalecimento da categoria em Tangará da Serra.

A reunião teve a condução do presidente do Sindjor-MT, Itamar Perenha, experiente jornalista que hoje atua na TV Band da capital. Com experiência internacional como jornalista, Perenha já teve passagens destacadas na Rede Globo e no jornal o Estado de São Paulo. É militar reformado, serviu no 17º Batalhão de Caçadores (Corumbá-MS) e esteve em missões no exterior. Foi paraquedista militar e, também, engenheiro que atuou na década de 70 nas obras do Exército da BR-163 em Mato Grosso.

Também esteve presente o jornalista Enock Cavalcanti, de Cuiabá. Enock também é profissional de larga experiência, com autuação no Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) e exemplar atuação na imprensa da capital, sendo uma das lideranças da categoria.

Pauta versou, entre outros assuntos, sobre a realidade dos jornalistas em Tangará da Serra.

A reunião foi organizada com apoio do professor de jornalismo da Unemat Gibran Lachowski e contou com participações dos profissionais tangaraenses Larissa Grella (portal Bem Notícias), Osmir Bardelli (apresentador SBT), Humberto Ferreira (site Conheça Tangará), Marcos Figueiró (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal), Sergio Roberto Reichert (Assessoria Especial), além do acadêmico Yuri Gomes, do curso de Jornalismo da Unemat.

Itamar Perenha, presidente do Sindjor-MT: Experiência para interiorização e união da categoria.

Na reunião, os jornalistas de Tangará da Serra falaram da realidade da região, das jornadas de trabalho, dos vários casos de não observância das cinco horas diárias convencionadas, da questão salarial – incluindo casos de descumprimento do piso da categoria -, das condições de trabalho e outras condições e situações vivenciadas pelos profissionais na região.

A reunião da noite de quinta-feira deu origem a uma ata, que servirá como base para medidas do sindicato em prol da categoria em Tangará da Serra. Segundo Itamar Perenha, O encontro foi mais uma etapa do processo de interiorização do Sindjor, que expande seu foco, saindo dos limites da região metropolitana de Cuiabá. A tendência é que, ainda este ano, o Sindicato dos Jornalistas esteja presente em Tangará da Serra, através de uma subseção, para dar suporte à categoria.

(Fotos: Yuri Gomes)

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Acusado de agressão contra repórteres admite erro e diz que buscará reconciliação com imprensa

Published

on

Acusado de agressão contra uma equipe de reportagem da TV Cidade Verde (Band) no último final de semana, em Tangará da Serra, o empresário Claudio Meurer emitiu nota de esclarecimento na última quarta-feira (24) onde apresenta sua versão sobre os fatos (imagem anexa ao final da matéria).

Em conversa com a reportagem do Bem Notícias, Meurer admitiu ter errado ao abordar a equipe de repórteres, mas garantiu que não era sua intenção agredir ou atrapalhar o trabalho da imprensa. Conforme a nota, Cláudio jogava futebol no campo de numa sociedade localizada às margens da Avenida Lions Internacional, onde houve um atropelamento. Ele e seus companheiros de futebol – entre eles um médico – correram para prestar socorro. “Logo passei a sinalizar os demais transeuntes para que diminuísse a velocidade dado ao recente acontecido e o número de pessoas que se encontravam no local, que por se tratar de via escura, a visibilidade se encontrava prejudicada (…)”, diz, na nota.

Meurer quer reconciliação e relata situação nervosa durante acidente: “Não queria agredir ninguém. Não é esta a minha índole”.

Meurer afirma que quando viu mais um veículo se aproximando em velocidade – que seria o veículo da emissora – sentiu-se revoltado e arremessou um chinelo que calçava. “Estava de calção, sem camisa e de chinelo, estava jogando. Aí aconteceu o acidente. Estava nervoso, preocupado com a situação de alguém que necessitava de socorro imediato. Não vi que era um carro da imprensa”, relatou, em conversa com a reportagem. Ele nega que tenha ingerido bebida alcoólica antes ou durante o fato.

O empresário admite que errou ao arremessar seu chinelo contra o carro, e também disse ter errado ao avançar contra o cinegrafista Izaías Gregório. “Errei, admito… Ele (Izaías) veio me filmando e disse: ‘ah.. esse é o cara do facebook’… Pedi para que não me filmasse e, a partir daí, aconteceu o que aconteceu…” contou, revelando recente discussão sobre tema ignorado nas redes sociais.

Ao admitir o erro cometido, Cláudio Meurer disse que irá ressarcir todo e qualquer prejuízo material causado, além de responder por demanda judicial.

Gregório, vítima de agressão: “Que reação que poderia ter se não de indignação?”

Ele, porém, diz que pretende uma reconciliação com a imprensa. “Admiro e respeito a imprensa. Eu errei, mas todos nós erramos. Sou pai de família, sou empresário e gero emprego, pago impostos e vivo o dia-a-dia da minha cidade. Foi uma situação que causou nervosismo. Não queria agredir ninguém, não é esta a minha índole”, declarou.

Por outro lado, ele disse lamentar os impropérios que ouviu dos repórteres depois do confronto. “Me chamaram, me desafiaram, me ofenderam… Tudo isso está gravado por companheiros e vou usar em minha defesa”, revelou Meurer.

Por sua vez, a vítima da agressão, cinegrafista Izaías Gregório, disse à reportagem que não irá se pronunciar enquanto não for devidamente orientado por sua defesa. O profissional da Band mostra-se abatido pela agressão sofrida e, quanto aos impropérios que teria proferido contra o agressor, limitou-se a dizer: “Fui agredido, fui derrubado enquanto trabalhava… Que reação que poderia ter se não de indignação?”, disse à reportagem.

Abaixo, nota de Cláudio Meurer.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana