quarta, 26 de março de 2025
Connect with us


Política

Em MT: Bolsonaro defende o agro, armamentos e se diz atacado

Publicado em

Foto: Mídia News

Em seu discurso em Cuiabá, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu o agronegócio e o armamento para o homem do campo. Argumentou que as demarcações de áreas indígenas devem ter previsão legal e que os povos originários devem ter direito de trabalharem como julgarem adequado na terra.

“O homem do campo não pode dormir preocupado e acordar sobressaltado com uma nova determinação”, disse durante evento no Hotel Fazenda Mato Grosso, que é voltado para causas indígenas. Lá, o presidente entregou maquinário aos indígenas mato-grossenses.

“Nós estamos possibilitando cada vez mais que os nossos indígenas possam trabalhar em sua terra. Temos um projeto que nasceu no Ministério de Minas e Energia onde dá o direito às etnias, se assim o desejar, fazer na sua terra praticamente o que o fazendeiro faz ao lado. Hoje nós temos um uma área equivalente a região Sudeste demarcada”, afirmou.

No discurso, o presidente ainda citou os motivos pelos quais os produtores rurais gostam da sua gestão. Entre eles, a relação com os indígenas e a liberação de armamento. “Homem armado, jamais será escravizado”, citou. A frase estava exibida em cartazes carregados por apoiadores que estavam no local do evento.

“Por que o homem do campo gosta da gente? Porque nós temos pacificado essa questão. Nós botamos praticamente um ponto final da invasão do MST, tirando dinheiro do próprio Governo que ia pra onde? Vemos a posse estendida para o homem do campo, com a ajuda do parlamento. Ele tinha posse de arma de fogo, podia usar apenas na sua propriedade física ali na sua casa. Agora pode, montado num animal ou numa viatura, andar mais em toda a extensão da sua propriedade”, pontua.

Bolsonaro alegou que o agronegócio evitou que o Brasil não afundasse na crise implantada desde o ano passado, com a chegada da pandemia. Citou que as multas impostas aos ruralistas devem existir, mas isso é em último caso e que as demarcações indígenas devem ser previsibidade para que o produtor não seja surpreendido.

O presidente afirma que sua postura liberal em relação ao agro é amplamente criticada internacionalmente. “O mundo todo me ataca. Eles querem que o Brasil seja um enorme parque nacional. Se não é o agronegócio, o Brasil teria afundado na economia. Mais ainda, ações do governo Federal, como o Pronamp, se não fosse isso teríamos um queda vertiginosa de empregos. Conseguimos terminar 2020 com mais empregos que dezembro de 2019”, cita.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatistíca (IBG) contraria o depoimento do preside. Segundo material do instituto, taxa média de desocupação em 2020 foi recorde em 20 estados do país, acompanhando a média nacional, que aumentou de 11,9% em 2019 para 13,5% no ano passado.

Jessica Bachega e Pablo Rodrigo – Gazeta Digital

Política

Chico Guarnieri celebra vitória de Abílio em Cuiabá. “Dia histórico para o Povo cuiabano”

Published

on

O suplente de Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD), que assumirá o mandato de titular na Assembleia Legislativa a partir de janeiro, celebrou a vitória do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), eleito neste domingo, 27, no segundo turno das eleições municipais.

Abílio derrotou o adversário petista Lúdio Cabral, consolidando uma vitória importante para o Partido Liberal (PL), que contou com o respaldo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em sua campanha.

Guarnieri, que atuou como um dos delegados da campanha de Abílio, acompanhou de perto a apuração e a concretização da vitória do candidato bolsonarista, juntamente com a vice-prefeita eleita, Coronel da Polícia Militar Vânia Rosa.

“Vim a Cuiabá colaborar com o Abílio, ser mais um soldado dessa campanha. Parabéns ao Abílio, à Coronel Vânia e ao Povo cuiabano que foi sábio em sua escolha. Boa sorte, que Deus abençoe sua gestão”, destacou Chico Guarnieri.

Continue Reading

Política

Em entrevista à TV Assembleia, Chico Guarnieri destaca maior representatividade regional

Published

on

O empresário de Barra do Bugres, Chico Guarnieri (PL), assumirá em janeiro a cadeira deixada pelo deputado estadual Claudio Ferreira, eleito prefeito de Rondonópolis nas eleições deste ano. Guarnieri, que era o 1º suplente, passará a ocupar oficialmente a vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a partir do próximo ano.

Nesta quarta-feira, 16, Guarnieri foi entrevistado pela TV Assembleia, onde destacou a importância de ampliar a representatividade da região sudoeste do estado, conhecida como Médio Norte, que até então contava com apenas uma cadeira na Assembleia. “Agora, com a nossa chegada, passamos a ocupar duas cadeiras, o que amplia a representatividade para a nossa região”, afirmou o empresário.

Guarnieri também ressaltou sua posição política. “Sou do PL, sou bolsonarista, sou de direita e defendo os ideais de uma sociedade justa, com liberdade. Como deputado, vou buscar avançar no diálogo com o Governo do Estado para que mais obras e desenvolvimento sejam acessíveis aos municípios”, salientou.

Ele também mencionou a atuação de Claudio Ferreira, seu antecessor, e destacou a parceria que pretende manter. “Chego à Assembleia para ocupar a vaga do Claudio Ferreira, atuante deputado que merecidamente se elegeu prefeito de Rondonópolis. Claudio, na prefeitura, terá um parceiro a mais aqui na Assembleia”, completou.

Guarnieri finalizou a entrevista agradecendo pela oportunidade e reforçando seu compromisso com a população da região. “Vocês terão um deputado trabalhador, que entregará resultados e colaborará para o crescimento e prosperidade da nossa região, do nosso Estado”, concluiu.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana