Economia
Em combinação com as MTs 339 e 343, federalização fortaleceria conexão regional
A federalização do trecho Jangada-Itanorte representaria um importante avanço logístico para a macrorregião oeste/sudoeste de Mato Grosso, através das conexões com as rodovias estaduais (MTs) 339 e 343.
As duas estradas estaduais ligam, respectivamente, as cidades de Tangará da Serra e Barra do Bugres a Cáceres, sede das futuras instalações da Estação de Transbordo de Cargas (ETC) Santo Antônio das Lendas e da Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

MT-339: Estrada é fundamental para viabilização da ZPE de Cáceres e movimentação do porto de Cáceres.
Enquanto a ZPE de Cáceres ainda está no papel, com obras já licitadas mas suspensas por falta de recursos, a ETC aguarda os devidos licenciamentos. Porém, tanto a ZPE quanto a ETC tendem (cedo ou tarde) a converter suas fases de projetos em obras concretas. Uma vez viabilizados, o terminal portuário e a ZPE de Cáceres alavancarão a economia da região. No caso da ZPE, haverá grande impulso na industrialização, enquanto a ETC proporcionará competitividade com a criação de um novo corredor de exportação de commodities pela Hidrovia Paraguai-Paraná.

Tupinambá: “Teremos uma nova e rica realidade econômica nesta região com a multimodalidade e a ZPE de Cáceres”.
Mas, para que estas duas grandes obras tenham a devida viabilidade, as duas MTs precisam estar pavimentadas. Afinal, são elas que suportarão fluxos enormes de cargas e o vai-e-vem de recursos humanos, em vias de mão dupla. A tese é defendida pelos engenheiros Silvio Tupinambá, de Tangará da Serra, e Adilson Reis, de Cáceres.
Para Sílvio Tupinambá, a 339 e a 343 aproximarão Tangará da Serra e Barra do Bugres de vários municípios do oeste, gerando reflexos altamente positivos para a economia regional, proporcionando novos investimentos públicos e privados, incrementando o comércio e o setor de serviços e, assim, criando novas oportunidades de negócios. “Teremos um crescimento significativo do PIB (Produto Interno Bruto) da região, numa nova e rica realidade econômica”, sustenta.

Adilson e o Porto de Cáceres, ao fundo: “Mato Grosso não pode prescindir deste sistema”.
Já Adilson Reis entende que as duas rodovias irão compor um sistema modal misto (rodovia-hidrovia) que complementará as operações do terminal portuário e da ZPE de Cáceres. “Mato Grosso não pode prescindir deste sistema, que potencializará muitas variáveis para o crescimento social e econômico da região e do estado como um todo”, observa.
SITUAÇÕES
No caso da MT-343 (Barra do Bugres/Porto Estrela/Cáceres) o governo do estado já anunciou que a obra – que consiste em 25 quilômetros restantes – já tem ordem de serviço emitida e tem previsão de término para 2020, através da empreiteira TCO Engenharia.
Já a MT-339 – que liga Tangará da Serra à MT-170, na localidade de Panorama, em Salto do Céu – ainda é uma incógnita, tendo apenas confirmados trabalhos de manutenção pelos municípios por onde passa com recursos do Fethab que o governo destinou às prefeituras.
Entretanto, conforme a Lei 10.861/2019 – sancionada pelo Governo do Estado em março de 2019 -, há possibilidade de formalização da chamada ‘PPP Social’. Esta modalidade consiste na propositura de convênio, por parte de associações de produtores, com o Estado para obras de pavimentação. O trajeto total do trecho a ser pavimentado soma 121 quilômetros.

MT-343: Obras de pavimentação serão retomadas, diz governo.
(*) Ver matéria relacionada:
“Federalização de rodovias estaduais dependerá de mobilização regional”
https://bemnoticias.com.br/federalizacao-de-rodovias-estaduais-dependera-de-mobilizacao-regional/

Economia
Petrobras anuncia aumento do diesel
A Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,22 no preço do litro do diesel para as distribuidoras, elevando o valor médio para R$ 3,72 a partir de 1º de fevereiro. A estatal justificou a alta pela defasagem dos preços internos em relação ao mercado internacional, que estaria entre 14% e 17%, segundo a Abicom (Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis).
Além do reajuste da Petrobras, o diesel também será impactado pelo aumento do ICMS, que subirá R$ 0,06 por litro, passando para R$ 1,12. A medida, aprovada no ano passado, entra em vigor no mesmo dia e contribui para a alta nos preços.
O mercado vinha pressionando a estatal pelo reajuste, temendo uma intervenção governamental semelhante à do governo Dilma Rousseff, quando a contenção artificial dos preços gerou um prejuízo estimado de R$ 100 bilhões à Petrobras.
Fonte: Repórter MT
Cidades
Com a maior produção do país, MT tem 9,5 vezes mais cabeças de gado do que gente
Mato Grosso é o estado com a maior produção de bovinos no país, com 9,5 vezes mais cabeças de gado do que habitantes, conforme os dados divulgados pela mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é líder na produção entre os estados brasileiros desde 2004, seguido pelo Pará e Goiás, respectivamente.
Segundo o estudo, o rebanho bovino de Mato Grosso aumentou 5,6%, passando de 32.424.958 cabeças de gado, em 31 de dezembro de 2021, para 34.246.313, na mesma data de 2022.
Se comparado com o número de habitantes (3.658.813), o estado possui mais de 9 cabeças de gado por pessoa.
De acordo com a analista da PPM, Mariana Oliveira, a produção de bovinos tem aumentando no Brasil desde 2019, por causa dos bons preços da arroba e do bezerro vivo.
“Houve um processo de retenção de fêmeas para reprodução, devido aos preços mais atrativos. Mas a expectativa é de que a alta dos preços tenha se encerrado em 2022, quando observamos, também, aumento no abate de fêmeas”, aponta.
Fonte: G1
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