Política MT
Elizeu assume presidência da comissão de segurança e projeto de câmeras em fardas será revisto
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) assumiu na manhã desta quinta-feira (10), a presidência da Comissão de Segurança Pública e Comunitária na Assembleia Legislativa e em seu primeiro ato solicitou que o projeto de lei 619/2021 tenha um substitutivo integral por apresentar irregularidades.
Elizeu já havia pedido vistas do projeto na penúltima sessão, por entender que o projeto atual é um retrocesso a liberdade e confiabilidade do trabalho policial.
“Desde já, a gente solicita que esse projeto retorne para que a comissão possa fazer um projeto substitutivo com os ajustes necessários, para que seja apresentado de uma forma que venha ao encontro dos anseios da sociedade e profissional. Da forma que está ele não deve passar, pois vai prejudicar muito o trabalho da Segurança Pública”, declarou o presidente.
Além disso, o parlamentar acrescentou que o atual projeto apresenta vício de iniciativa, porque gera ônus para o estado com a aquisição de câmeras e equipamentos tecnológicos. O vice-presidente da comissão, deputado João Batista (Pros) defendeu a revisão do projeto, alegando que tem estudado e levantado dados de segurança onde não há comprovação que câmeras diminuem a questão de violência.
No estado de São Paulo por exemplo, segundo João Batista houve uma retração nas mortes em confrontos policiais, mas é preciso analisar se essa redução na letalidade também resultou na diminuição dos índices de criminalidade.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que houve diminuição nos índices de criminalidade, não por causa de câmeras, mas sim, pelo o fator da pandemia da covid-19. Elizeu e João que são servidores da Segurança Pública explanaram também que as câmeras trarão fragilidade ao serviço policial e fortalecerá o crime organizado.
“Isso é a mesma coisa de você estar dando munição para o crime organizado. É você estar mostrando para o crime organizado como que a polícia especializada atua. Cada ação do policial que é filmada e apresentada, porque essas imagens acabam vazando, é você ensinar o bandido de como vai agir contra a polícia. Isso é um retrocesso” esclareceu Elizeu.
João defende que todas as pessoas têm direito as próprias escolhas, e o criminoso escolheu o lado errado da vida, mas não se pode deixar um pai de família que trabalha na segurança colocar em risco a própria vida para resguardar a vida de um infrator da lei.
O deputado estadual Doutor João que também compõe a comissão de segurança disse que acompanhará Elizeu e João e que o projeto terá que ser revisto na comissão. Na semana que vem, uma nova reunião da comissão deve acontecer já com o substitutivo integral sendo apresentado.
Política MT
Chico Guarnieri busca recursos e ampliação de atendimentos para o Hospital Regional de Barra do Bugres
Nesta quarta-feira, 22, o Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com o Subsecretário de Saúde do Estado, Juliano Melo, o Governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), a Prefeita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira (Republicanos) acompanhada do Vice-prefeito Arthurzão (PRD), os vereadores do município, Dr. Gustavo Ferreira (PRTB), Alex da Funilaria (União), Professora Cleide (Republicanos), Júnior Chaveiro (PL), Claudinha Santana (PP) e Fábio Almeida (PRTB), além de lideranças locais, para discutir demandas relacionadas ao Hospital Regional de Barra do Bugres.
O hospital, que está em fase de reforma, ampliação e equipagem, necessita agora de recursos para o início de suas atividades e para a gestão plena de seus serviços. A reunião, realizada na Vice-Governadoria do Estado, teve como principal objetivo alinhar estratégias para garantir o funcionamento eficiente da unidade hospitalar.
O Deputado Chico Guarnieri destacou seu compromisso em atender às demandas do hospital, com a meta de expandir os atendimentos para além dos municípios do consórcio liderado por Barra do Bugres.
A proposta do parlamentar é incluir cidades como Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Rio Branco, Curvelândia, Rosário Oeste e Jangada entre os beneficiários do hospital regional. Essa expansão é viabilizada pela pavimentação asfáltica da MT-247, que conecta esses municípios a Barra do Bugres, facilitando o acesso à unidade hospitalar.
“Nosso objetivo é garantir que o Hospital Regional de Barra do Bugres seja uma referência em saúde para a região. Com a pavimentação da MT-247, o acesso será facilitado, e queremos que mais municípios se beneficiem dessa estrutura que estamos lutando para consolidar”, afirmou o Deputado.
Política MT
Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT
O primeiro-secretário eleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), esteve na manhã desta quinta-feira (16), na cidade de Nortelândia (MT), acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), do presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (União) e outras autoridades para ouvir demandas e discutir planos às cidades da região atingidas pelas fortes e constantes chuvas dos últimos dias.
As autoridades se reuniram com os prefeitos da região, na Câmara Municipal de Nortelândia, onde foram ouvidos os chefes dos Executivos municipais e delineados os próximos passos para ajudar a população.
“Conversamos com os prefeitos, o vice-governador se mostrou bastante sensível com a situação e ficou combinado de um ofício conjunto ser entregue até a próxima sexta-feira (17) detalhando as necessidades de cada um dos municípios. A Assembleia Legislativa se colocou à disposição para fazer o que for necessário para apoiar as medidas. Não podemos deixar a nossa população desguarnecida em um momento de tamanha dificuldade”, destacou o deputado Dr. João.
Depois da entrega dos ofícios, os pedidos serão analisados e uma outra reunião será marcada, assim que possível, no Palácio Paiaguás.
Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) ficou em Nortelândia para continuar as tratativas com os prefeitos. No primeiro momento, de forma emergencial, os esforços devem ser focados na reconstrução de pontes e estradas que foram atingidas pelas cheias.
“Nós estamos aqui juntos com os deputados para ouvir as prefeitas, os prefeitos, anotar tudo o que eles têm para nos falar e começar imediatamente as parcerias necessárias para mitigar os problemas que aconteceram”, destacou o vice-governador.
Os 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai são: Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.
-
Polícia3 dias atrás
Jovem morre após manobra de moto embaixo de máquina agrícola em Arenápolis
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Mulher morre atropelada após sair de veículo com defeito em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Envolvido na morte de 7 pessoas é preso pela DHPP de Tangará da Serra
-
Política MT7 dias atrás
Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Tolerância Zero: Força Tática prende traficante e apreende drogas no Jardim Figueira
-
Polícia7 horas atrás
Vídeo registra mulher gritando para escapar de estuprador em Campo Novo
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Prefeito Vander Alberto Masson assina Ordem de Serviço para construção de Centro Municipal de Ensino no Jardim Buritis
-
Tangará da Serra23 horas atrás
Homem é preso após agredir mulher com chutes e socos em Tangará