conecte-se conosco

  • powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.


Cidade

ECOPONTO: Jardim Tarumã recebe local para descarte gratuito de entulhos

Publicado

A partir desta quarta-feira (22) o município disponibilizará um espaço para descarte de entulhos, móveis inutilizáveis e material resultante de podas de árvores. Trata-se do Ecoponto localizado no Jardim Tarumã, na ligação da Avenida Zelino Lorenzetti com o Residencial Bela Vista.

Concebido segundo premissas técnicas, o espaço foi inaugurado nesta segunda-feira (20) e é o primeiro dos quatro que sertão implantados na área urbana da cidade. O próximo a ser liberado para uso será no Jardim Acapulco, ainda este ano. Nestes locais, populares, carroceiros e empresas poderão efetuar gratuitamente o descarte desse tipo de lixo de forma regular.

Espaço estará disponível a partir desta quarta-feira, dia 22. Outros três serão implantados pelo município.

O ecoponto do Tarumã foi uma obra administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e estará sob gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (Samae). A secretaria de Infraestrutura (Sinfra) está inserida na parceria, recolhendo periodicamente o volume depositado no local e fazendo o transporte até o aterro sanitário.

Segundo o Samae, o município convive com sérios problemas em relação a entulhos e os mais diversos resíduos sólidos jogado às margens de estradas, em terrenos baldios e outros locais inadequados. Diante disso, a prefeitura optou pela implantação de ecopontos, um em cada região geodésica da cidade. O ecoponto do Tarumã e os outros três que serão implantados se somarão ao já existente junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Leia mais:  ETA suspenderá tratamento de água por um dia para estudos de ampliação

O problema

Terrenos baldios, áreas de reserva, beiras de estradas e até mesmo rotatórias. Tudo é visto como local de poluição e desova de lixo e entulhos por pessoas sem a devida consciência de bem coletivo.

Em Tangará da Serra, os depósitos clandestinos de lixo proliferam no perímetro urbano. Qualquer terreno baldio é convidativo para que ali sejam lançados galhos, sacos de lixo, carcaças de geladeiras e máquinas de lavar, móveis inservíveis, latas de tinta, garrafas pet e todo tipo de material.

Em Tangará da Serra, um dos pontos da cidade que vem servindo de depósito clandestino é o anel viário.

O poder público local considera que a prática de descarte irregular de entulhos representa riscos de doenças e danos à paisagem urbana. Um dos maiores temores é que os lixões clandestinos criam condições favoráveis à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e das suas variações, como o zika vírus e a febre chikungunya. Animais peçonhentos e roedores também são atraídos a estes depósitos irregulares.

Em Tangará da Serra, um dos pontos da cidade que vem servindo de depósito clandestino é o anel viário. Há vários pontos de desova às margens da via, em especial nas imediações do entroncamento com a estrada que passa ao lado do Parque de Exposições e fundos da Guaxe Construtora, e também nas proximidades do entroncamento com Estrada Cinco.

Leia mais:  Teto de casa desaba com o peso de duas cobras gigantescas que acasalavam

Lei


O município possui legislação que qualifica a infração de descartar lixo e entulhos em locais inadequados. O artigo 59 da Lei Complementar 149/2010 – Código Ambiental do Município -, prevê que “a prática de se jogar lixo, entulhos e outros materiais líquidos e/ou sólidos nos espaços territoriais especialmente protegidos constitui infração e está sujeita (…)” a multas e outras sanções, conforme a gravidade da infração.

Comentários Facebook
publicidade

Cidade

Prefeitura de Nova Ubiratã oficializa entrega de ônibus para estudantes de comunidades rurais

Publicado

O segundo semestre do ano letivo tende a ser mais seguro e confortável para dezenas de estudantes das escolas municipais Professora Vera Lúcia Schmidt e Entre Rios, em Nova Ubiratã.

Localizadas, respectivamente, nos distrito de Piratininga e Entre Rios, as instituições de ensino foram contempladas com a entrega de dois ônibus 0 km, adaptados com elevadores de acesso para cadeirantes e demais Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s). Os veículos foram oficialmente entregues entre os dias 05 e 12 de agosto.

Durante a solenidade de entrega, que foi acompanhada por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, além de profissionais da área e de entidades representativas como a Unidade Executora (UEX), o gestor da pasta, Leandro Alves Pereira dos Santos, enalteceu a importância do investimento de R$ 189.000,00 (cento e oitenta e nove mil reais).

“Quando falamos em melhoria na educação precisamos levar em consideração não só a qualificação dos profissionais, mas também a reestruturação das escolas bem como a do transporte coletivo dos nossos alunos. Atualmente nossa frota escolar é composta por 36 veículos que rodam diariamente cerca de 4.800 quilômetros”, assinala.

“A aquisição desses ônibus significa mais comodidade e segurança a esses estudantes, além de garantir um melhor custo benefício aos cofres públicos já que eles necessitam apenas de manutenção preventiva”, avalia Leandro.

Representante do Distrito de Piratininga, o vereador Nilton Parizotto enalteceu o empenho do gestor da pasta e defendeu que outras comunidades também sejam beneficiadas.

Leia mais:  Usuários da Vivo relatam instabilidade do sinal nesta sexta-feira

“A gente tem que parabenizar a prefeitura, em especial o secretário [Leandro Alves Pereira dos Santos] pelo trabalho que tem desempenhado. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e pedir que as demais comunidades rurais, além de Piratininga e Entre Rios, também sejam contempladas com ônibus desse porte”, frisou.

Para o subprefeito do Distrito de Entre Rios, Elisandro Goulart, a destinação do veículo para a comunidade demonstra o comprometimento da gestão municipal com os moradores da zona rural.

“Posso assegurar com conhecimento de causa que os nossos distritos nunca foram tão bem assistidos pelo poder público. Basta olhar ao redor e ver as ações colocadas que foram concretizadas. Ações que foram aguardadas por muitos anos e que estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas”, observa o subprefeito.


Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Assistência Social implantou o Programa “Dia de Pão” em Peixoto de Azevedo

Publicado

Umas das metas do Prefeito de Peixoto de Azevedo, Mauricio Ferreira, e da Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Marisete de Souza, era colocar em funcionamento a Padaria Municipal para atender os programas sociais da administração.

Quando esta administração assumiu a padaria se encontrava em total abandono, servindo de depósito e com seus poucos equipamentos sucateados, um cenário desolador para um local de funcionamento de uma padaria municipal.

Aos poucos esta administração foi investindo, primeiro na reforma do local e depois na aquisição de novos equipamentos e por último um padeiro profissional foi contratado.

A padaria municipal foi colocada em funcionamento e já produz há algum tempo bolos e salgados para atender a demanda dos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nesta etapa aconteceu a implantação do novo programa “Dia de PÃO” com a distribuição de pães duas vez por semana, cerca de 270 famílias da sede e de União do Norte serão beneficiadas em média com 2.000 pães por semana que com certeza estarão completando a alimentação destas famílias dos 350 alunos do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As famílias presentes também receberam frutas e verduras fresquinhas vindas do convênio entre Secretaria, Conab e Agripac.

O Prefeito Maurício Ferreira participou juntamente com a Primeira Dama Marisete de Souza do ato implantação deste novo programa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Peixoto de Azevedo.

Leia mais:  Criminosos usam bloqueador de alarme para furtar objetos dentro de carros em Tangará da Serra
Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana