Connect with us

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Dr. João propõe Frente Parlamentar para criação de Centro de Hemodiálise para atender municípios de MT

Publicado em

O deputado estadual Dr. João (MDB) propôs nesta quarta-feira (03) a instituição de uma Frente Parlamentar para discutir a questão da hemodiálise em Mato Grosso e implementação de ações para a criação de uma unidade que atenda os municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro, Sapezal e Campo Novo do Parecis.

A intenção, conforme o deputado Dr. João, é discutir, debater, apoiar e encaminhar ações para deste centro que atenderá os municípios já citados. “Esta é uma demanda que recebemos recentemente em nosso gabinete, quando fomos procurados pela Dra. Zildinei Panta, presidente da Câmara de Sapezal e o nosso vereador Luizinho Motorista”.

“Depois deste pontapé inicial, nos reunimos com diversas lideranças destas cidades da região e ouvimos que a demanda é de todos. Como médico, sei da importância da hemodiálise, que é um tratamento contínuo e de suma importância para salvar vidas. Queremos diminuir as distâncias encaradas pelos pacientes e promover uma melhor qualidade de vida”, pontua Dr. João.

A hemodiálise consiste no procedimento eficaz por meio do qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente, realizando o trabalho que o rim doente não consegue fazer.

Na região de Sapezal, atualmente 36 pessoas se deslocam de seu município, pelo menos três vezes por semana, para buscar atendimento de hemodiálise em outras cidades.

Sete pacientes, sendo três de Campos de Júlio e quatro de Comodoro que precisam ir até Vilhena (RO). O restante tem de seguir até Tangará da Serra para conseguir o atendimento.

A proposta do deputado atende uma reivindicação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional, de atuação nos municípios de Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal.

A Frente Parlamentar é composta por, pelo menos, cinco deputados estaduais e tem como objetivo promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado referentes a um determinado setor da sociedade.

Tangará da Serra

Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do setor de Alimentação Escolar, tem levado uma série de palestras aos Centros Municipais de Ensino (CME’s) com foco na Educação Nutricional, conforme previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem por objetivo estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.

Ao longo do ano as nutricionistas Juliana Jander e Hylana Siqueira executam a educação nutricional nos CME’s, seguindo um cronograma anual com diversas atividades. Juliana Jander é encarregada por executar o cronograma de palestras sobre alimentação saudável para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5 º ano, e nesse primeiro instante o tema abordado por ela foi “Por que comer?”.

Já a nutricionista Hylana Siqueira, que é responsável em executar o cronograma de palestras para os alunos da Educação infantil, do Maternal ao Pré 2, tem repassado aos alunos nesse semestre informações com o tema: “Conhecendo mais sobre os alimentos”.

De uma forma lúdica, as nutricionistas realizam as palestras repassando informações através de música, brincadeiras e explicações. A participação dos alunos durante as apresentações tem sido muito satisfatória, onde ele aprendem brincando sobre a importância para a saúde de alimentar-se bem.

Nesse primeiro semestre já foram desenvolvidas palestras nos CME’s para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, ainda nesse semestre, serão realizadas palestras para os anos finais do Ensino Fundamental, bem como o desenvolvimento do projeto Programa Saúde na Escola (PSE) para os anos iniciais e finais.

Alexandre Rolim/Assessoria Semec

Continue Reading

Tangará da Serra

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra

Published

on

Nesta noite de terça-feira, 16, em Tangará da Serra, mais um homicídio foi registrado. O crime tem características de execução e aconteceu na Rua 17, entre os bairros Jardim Esmeralda, Jardim Vitória e Jardim Monte Líbano.

A vítima foi identificada como Maycon dos Santos, 29 anos. Ele foi assassinado no bar da própria mãe com diversos disparos de arma de fogo.

De acordo com as informações repassadas à reportagem, Maycon estava sentado na frente de sua mãe, quando foi alvejado pelos criminosos que teriam chegado ao local em uma motocicleta. Um deles desceu e efetuou vários disparos.

Segundo a Polícia Militar, acionada para atender à ocorrência, Maycon havia deixado a prisão há pouco tempo.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana