conecte-se conosco


Mato Grosso

Domingo (02): Mato Grosso registra 53.440 casos e 1.902 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (02.08), 53.440 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.902 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 26 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas 289 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 53.440 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 18.272 estão em monitoramento e 33.266 estão recuperados. 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 316 internações em UTIs públicas e 293 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 85,44% para UTIs adulto e em 33,94% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (11.726), Várzea Grande (4.215), Rondonópolis (3.294), Lucas do Rio Verde (2.860), Tangará da Serra (2.322), Sorriso (2.172), Sinop (2.079), Primavera do Leste (1.824), Nova Mutum (1.461) e Pontes e Lacerda (945). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

O documento ainda aponta que um total de 50.756 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 3.128 amostras em análise laboratorial. 

Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Neste sábado (01), o Governo Federal confirmou 2.707.877 casos da Covid-19 no Brasil e 93.563 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 92.475 óbitos e 2.662.485 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não informou os dados deste domingo (02). 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador permanece internado para combater infecção pulmonar

Publicado

por


.

O Hospital Sirio-Libanês emitiu na tarde deste domingo, dia 02 de agosto, o boletim médico do quadro de saúde do governador Mauro Mendes.

De acordo com a equipe médica, Mauro Mendes continua a receber medicamentos via venosa para combater uma infecção pulmonar. Ainda não há previsão de alta.

Mauro Mendes foi internado porque teve uma indisposição, logo após terminar uma reunião de trabalho em São Paulo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Centro de Triagem da Covid-19 inicia atendimentos aos domingos

Publicado

por


.

O primeiro domingo (02.08) de funcionamento no Centro de Triagem da Covid-19 foi exitoso. Sem nenhum tipo de aglomeração, as pessoas que procuraram o local aguardavam tranquilamente os chamados no painel eletrônico para serem atendidas e realizarem o teste para o diagnóstico do coronavírus.

A primeira paciente atendida neste domingo no Centro de Triagem foi a técnica em nutrição, Marlene Alves, moradora do bairro Pedra 90. Após sentir sintomas gripais, ela decidiu ir ao local para fazer o teste. 

Marlene destacou que a iniciativa do Governo de Mato Grosso, de promover a testagem da população, é uma excelente alternativa pois “muitas pessoas não têm condições de pagar pelo teste”. Em aproximadamente meia hora,  o atendimento foi finalizado e o resultado foi negativo para Covid-19.

Eliana Angélica, moradora do bairro CPA,  disse que procurou uma Unidade Básica de Saúde do município, mas desistiu de realizar o teste devido à demora na entrega do resultado, que sairia em duas semanas. Ela ainda explicou que ficou sabendo do serviço prestado no Centro de Triagem por meio do jornal e recebeu indicações de outras pessoas sobre o rápido atendimento oferecido no local.

“Sábado procurei por atendimento na UPA, eu não estava me sentindo bem, queria fazer o teste lá, mas desisti porque o resultado estava saindo com 15 dias. Não dava para ficar esperando tudo isso, preciso saber logo, até porque o meu esposo testou positivo. Algumas pessoas conhecidas me indicaram o Centro pelo rápido e bom atendimento”, disse Eliana. 

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve presente no Centro de Triagem para acompanhar os primeiros atendimentos na manhã deste domingo.  O gestor disse que o objetivo da oferta de atendimento aos domingos é alcançar pessoas que não podem ir durante os dias úteis. “Com o retorno das atividades econômicas, as pessoas não têm condições de comparecer ao local. Por isso, ampliamos os dias para aqueles que não conseguem vir durante a semana venham aos sábados e aos domingos”.

Atendimentos realizados

Os dados parciais de atendimento, informados nesta manhã pela secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, apontou que das 650 senhas disponíveis para a retirada, 578 já haviam sido distribuídas. 

Ainda de acordo com as explicações da gestora, o atendimento segue o mesmo ritmo, igual dias anteriores. “Ficamos satisfeitos com esse resultado. A população precisa ser atendida no sábado e domingo, tivemos mais uma decisão certa, exatamente para contemplar todos, pois nosso objetivo é não deixar ninguém de fora para que possamos alcançar o maior número possível de pessoas”. 

Waldeci Donizete Vicente, vendedor ambulante, morador de Várzea Grande, faz parte da parcela da população que, devido à rotina de trabalho, não conseguiu acessar os serviços no Centro de Triagem durante a semana. Porém, foi até o local para buscar atendimento. Preocupado, ele explicou que decidiu fazer o exame, porque presenciou muitos amigos que testaram positivo para a doença sem apresentar nenhum sintoma. 

“Eu fiquei trabalhando a semana inteira e tirei o domingo para vir na Arena e fazer o teste da Covid-19. Muito colegas meus tiveram coronavírus e não apresentaram nenhum sintoma. Eu tenho contato com muitas pessoas, então preciso fazer esse exame para saber se tenho a doença. Preciso aproveitar que o Governo de Mato Grosso está ajudando. Fui muito bem atendido, aqui tem uma equipe legal, sabe conversar bem com a gente, o atendimento aqui está aprovado”, avaliou.

O Centro possui uma equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

A iniciativa é uma ação Governo de Mato Grosso para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do coronavírus, de forma a evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana