conecte-se conosco


Mato Grosso

Doação de sangue pode ser feita no Hemobus nesta terça-feira

Publicado

Com a proximidade do carnaval, o Hemobus (ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro), estará estacionado nesta terça-feira (12.02) na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, para sua primeira campanha de coleta de sangue de 2019.


O ônibus conta com uma equipe de profissionais da saúde composta por: um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem que realizará os procedimentos de coleta dos doadores. Os atendimentos serão das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

De acordo com a gerente de Doação do Hemobus, Gian Carla Zanela, o ônibus consegue atender 20 pessoas no período da manhã e outras 20 no período da tarde.

Toda doação será destinada para reforçar o estoque da unidade, já que neste mês aumenta a procura por bolsas de sangue nos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. “A nossa coleta está ocorrendo em função do carnaval. Sempre buscamos atender as necessidades das grandes festas, por isso, é necessário realizar essas campanhas e, garantir o estoque de sangue”, explicou a gerente.  

Os voluntários que desejarem doar sangue precisam atender algumas exigências estabelecidas pelas normas de serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Critérios para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar  2 horas;
  • Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).
Leia mais:  Carretas batem de frente, incendeiam e três pessoas morrem em Várzea Grande

Cronograma do Hemobus

  • Terça-feira (12.02), quinta-feira (14.02) e (21.02), na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá;
  • Terça-feira (19.02), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campos São Vicente

               Rodovia BR-364, Km 329, s/n 

  • Sexta-feira (22.02), estacionamento do Fórum de Várzea Grande

               Av. Castelo Branco, s/n – Bairro água Limpa.

  • Quinta-feira (28.02), estacionamento do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

               R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT;

Serviço

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Além disso, atende ao Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Municipal São Benedito e Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Os candidatos interessados em doar sangue e tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3623-0044.

Leia mais

MT Hemocentro divulga calendário de fevereiro para campanhas de doação de sangue

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Preso suspeito de roubar mais de cinco estabelecimentos comerciais

Publicado

por

Na tarde deste domingo (21.04), policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar prenderam J.M.S.S. (27), no bairro Dom Pedro II em Rondonópolis.


O homem foi preso após ter assaltado uma farmácia. Ao checar os dados do suspeito foi constatado que ele teria praticado mais cinco roubos em estabelecimentos comerciais da cidade.

Os Policiais foram acionados pelo proprietário da farmácia. O homem foi preso em posse de um simulacro de arma e com o dinheiro subtraído do caixa do estabelecimento, nas imediações do local do crime. Ele foi reconhecido pelos policiais, como autor de mais cinco roubos, gravados por câmeras de vigilância.

Em um dos vídeos, o suspeito aparece praticando o crime com usando o mesmo boné apreendido pela PM no dia hoje. 

O proprietário da farmácia roubada também reconheceu o suspeito que foi conduzido para a delegacia de flagrante.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Rotam prende casal que escondia droga em fralda descartável em Cuiabá
Continue lendo

Mato Grosso

Trio suspeito de fazer idosos reféns em assalto é preso em Várzea Grande

Publicado

por

Policiais Militares de Várzea Grande prenderam na noite deste sábado (20.04) três homens suspeitos de roubarem um casal de idosos em uma fazenda em Rosário Oeste. As prisões foram realizadas no bairro Mapim.


O crime ocorreu em uma fazenda na BR-070. Os suspeitos invadiram armados o imóvel, depois de desligarem o circuito de câmeras. Uma das vítimas, de 63 anos, foi agredida com golpes na cabeça e o casal foi trancado em um dos cômodos da casa, que foi revirada pelos assaltantes que buscavam objetos de valor. De acordo com as vítimas, todas as portas da residência foram arrebentadas pelos suspeitos.

Os três suspeitos do crime, J.S.P. (30), D.A.J. (20) e R.N.F.M. (24), foram presos por policiais que faziam rondas na região do Mapim. Os militares desconfiaram dos ocupantes de um veículo Polo, que vinha do município de Jangada em alta velocidade.

O condutor do veículo, ao se deparar com a polícia, tentou fugir, mas acabou batendo o carro no meio-fio, capotando e caindo dentro um buraco. O suspeito R.N.F.M. saiu do carro atirando contras os policiais com um revólver calibre 38, dando início a um tiroteio em via pública. O suspeito foi baleado e encaminhado para receber atendimento no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Os outros dois suspeitos foram encaminhados para a delegacia de flagrantes.
 
A polícia localizou a caminhonete Chevrolet S10 que havia sido roubada e todos objetos subtraídos do casal. O veículo teve o rastreador arrancado pelos suspeitos. Dentro do carro abandonado havia três televisores 32 polegadas, joias, motosserra e uma roçadeira, dentre outros objetos.

Leia mais:  Escola Nacional de Defesa do Consumidor oferta cursos EaD gratuitos

No Polo utilizado para a fuga, foram apreendidos dois rádios comunicadores HT e R$ 570. Uma das armas utilizadas no roubo também foi apreendida. Em diligências a PM descobriu que um dos suspeitos detidos tinha em sua casa uma motocicleta também roubada. O suspeito J.S.P. tem sete passagens pela polícia por vários crimes.

Neste domingo (21.04), o suspeito conduzido para o Pronto Socorro de Várzea, R.N.F.M veio à óbito no PSM de Várzea Grande.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana