Política MT
Distritos de Barra do Garças não têm sinal de celular
Max Russi busca formalizar uma cooperação para que o problema seja logo resolvido.
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A indicação nº 921/2018, apresentada pelo deputado Max Russi (PSB) e aprovada em sessão ordinária, cobra soluções mais efetivas nos "entraves" para a implantação do sinal de telefonia móvel em distritos de Barra do Garças. A demanda foi apresentada pelo vereador do município, doutor Geraldino Alves, o popular "Neto".
Neto explicou que o Vale dos Sonhos, Toriqueije e Indianápolis ainda não foram contemplados com o sinal de serviço. "Tem distrito que possui apenas um telefone para atender a todos os moradores. Esse é um problema que precisa urgentemente ser resolvido", justificou.
O vereador lembra ainda que em 2014 foi aprovada a Lei nº 10.199/2014, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que institui a formação do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPP) envolvendo o governo estadual, as prefeituras e as operadoras de telefonia de celular com atuação no estado, para viabilizar telefonia móvel em 18 distritos do Araguaia.
"Dois desses distritos estariam na lista de contemplados, mas até agora não tivemos resultados concretos", alegou.
Conforme o deputado Max Russi, é necessária uma ação política mais eficaz, cobrando maior atenção das empresas de telefonia celular, no sentido de formalizar uma cooperação para que o problema seja logo resolvido.
"A falta do sinal de celular tem causado grandes transtornos a população desses distritos. É necessário que haja essa colaboração das empresas, para que o povo não fique desassistido, uma vez que o celular é uma necessidade imperiosa nos dias de hoje", analisou.

Política MT
Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Foto: JL Siqueira / ALMT
Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.
Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).
A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.
“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.
“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.
O que prevê o projeto?
O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.
“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.
Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.
O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.
As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.
Política MT
Dr. João age com sensibilidade e garante cerimônia de formatura para alunos vítimas de golpe
Em um gesto de sensibilidade e compromisso com a comunidade acadêmica, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), mobilizou esforços para garantir a realização da cerimônia de Colação de Grau de centenas de formandos da Faculdade Invest, após um golpe aplicado por uma empresa de eventos. A solenidade, que estava ameaçada, será realizada no Teatro Zulmira Canavarros, graças à intervenção do parlamentar e de sua equipe.
Os formandos das turmas de Direito, Ciências Contábeis, Pedagogia, Psicologia, Técnico de Enfermagem, Recursos Humanos e ADS – TI haviam contratado a empresa Imagem e Eventos, indicada pela própria Faculdade Invest, para organizar a cerimônia de Colação de Grau, marcada para o dia 17 de fevereiro de 2025. No entanto, após realizar todos os pagamentos e custas, além de tirar fotos com suas famílias, os alunos foram surpreendidos com o fechamento da empresa e o desaparecimento dos responsáveis, deixando-os sem local e estrutura para o evento.
Diante da situação desesperadora, a aluna Tamyres dos Santos, do curso de Direito, tomou a iniciativa de buscar ajuda. Ela acionou o vereador Alessandro Moreira e o deputado Dr. João, por meio de seu chefe de gabinete, Wagner Belmiro Teixeira. Sensibilizados com a causa, a equipe do deputado, juntamente com a cerimonialista Marta Martinez, mobilizaram-se para encontrar uma solução.
Com o apoio do deputado Dr. João, foi autorizada a concessão – de forma excepcional, por conta do fato – do Teatro Zulmira Canavarros, localizado na Assembleia Legislativa, para a realização da cerimônia.
O deputado Dr. João destacou a importância de não deixar que os alunos fossem prejudicados em um dos momentos mais significativos de suas vidas. “Fiquei profundamente sensibilizado com a situação desses jovens, que dedicaram anos de estudo e esforço para alcançar essa conquista. Não poderíamos permitir que um golpe tirasse deles a oportunidade de celebrar a Colação de Grau com suas famílias e amigos. Foi uma honra poder ajudar e garantir que esse sonho se realizasse”, afirmou o parlamentar.
Dr. João ainda ressaltou o trabalho em equipe e a importância da mobilização rápida para resolver o problema. “Agradeço ao vereador Alessandro Moreira e toda nossa equipe pelo empenho e dedicação. Juntos, conseguimos encontrar uma solução que atendeu a todos os formandos e suas famílias”, completou.
Impacto para os Formandos
A iniciativa do deputado Dr. João e sua equipe trouxe alívio e esperança para os formandos. A aluna Tamyres dos Santos, que liderou a busca por ajuda, agradeceu o apoio recebido. “Estávamos desesperados, mas o deputado Dr. João e sua equipe nos deram um novo ânimo. Saber que nossa colação será realizada em um local tão especial como o Teatro Zulmira Canavarros é uma grande vitória para todos nós”, disse.
A Colação de Grau acontecerá no dia 19 de fevereiro, a partir das 19 horas.
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Com seis shows nacionais e um dia de entrada gratuita, a Exposerra é lançada na manhã desta sexta-feira.
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Vereador e secretário trocam ofensas. “Ignorante” e “sem moral”
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Sindicato Rural anuncia atrações da Exposerra 2025
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Jovem que saiu de Campo Novo para se encontrar com mulher em Tangará está desaparecido
-
Tangará da Serra5 horas atrás
Idoso morre afogado em Tangará após ser arrastado pela correnteza no rio Ararão
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Morador de Tangará morre após receber descarga elétrica em Novo Fernandópolis
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Jovem de Campo Novo que havia desaparecido em Tangará é encontrado
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Suspeito de extorsão sexual contra menores é preso em Niterói após investigação em Tangará