conecte-se conosco


Mato Grosso

Diretores preparam escolas para retorno das aulas de forma segura

Publicado


As escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso estão em fase de preparação para retomar as atividades de forma segura para os alunos e professores em relação ao novo coronavírus. Diretorias das unidades de ensino já providenciaram a compra de itens essenciais nesse momento de pandemia, como máscaras e álcool em gel, e foram orientadas sobre os cuidados a serem tomados para evitar a propagação da Covid-19.

O retorno das aulas está marcado para o dia 8 de fevereiro, de forma híbrida: a cada dia, metade da turma vai assistir a aula presencial. Quando não estiver em sala de aula, o estudante terá tarefas e ensino direcionado, conforme determinado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

A Seduc-MT publicou instrução normativa sobre repasse de recursos financeiros às unidades de ensino para que fossem adotadas providências a fim de não colocar em risco a saúde de estudantes e professores em sala de aula.

Na Escola Estadual José Garcia Neto, em Várzea Grande, por exemplo, já foram providenciados itens como máscaras faciais para alunos e servidores, protetor facial para os professores, tapete sanitizante para a entrada, entre outros materiais essenciais durante a pandemia.

Conforme a diretora Simone Cristina Rubim Ferreira, os professores vão ainda reforçar com os alunos a importância de se cuidar e ficar atentos em relação aos que não estão cumprindo as regras de segurança.

Na Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no bairro Parque Cuiabá, na Capital, também já foram adquiridos os materiais para evitar a transmissão da Covid-19. A unidade passará sanitização e organização de salas de aula e outros ambientes, informou o diretor Edinilson Luiz Gonçalves.

Material obrigatório

A instrução normativa da Seduc-MT, publicada no Diário Oficial do dia 16 de novembro de 2020, estabelece que os recursos transferidos deveriam ser aplicados para aquisição de bens e serviços que a unidade escolar ainda não tenha adquirido com outros recursos, dando prioridade a:

– uma máscara facial protetora, com viseira, para cada profissional da escola;
– luvas, toucas, aventais e demais equipamentos de proteção individual necessários para profissionais das áreas de limpeza e nutrição escolar;
– dois termômetros infravermelhos corporais sem contato;
– material de limpeza, higienização e sanitização, tais como, álcool 70%, álcool gel 70%, água sanitária, detergente e sabonetes líquidos sanitizantes;
– materiais de consumo descartáveis, tais como, copos, papel toalha, entre outros;
– dispensador vertical de álcool em gel 70% com pedal para a entrada da escola.
– equipamentos e utensílios de limpeza e higienização, tais como, baldes, vassouras, rodos, borrifadores de sanitizantes em ambientes, entre outros;
A instrução normativa determina ainda que as escolas terão que manter estoque de contingência de máscaras descartáveis.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Veículos adquiridos em 2020 deverão ser emplacados até dia 31 de janeiro

Publicado

por


Cidadãos que adquiriram veículos novos entre o dia 19 de fevereiro de 2020 e 30 de novembro de 2020 deverão realizar o emplacamento até o próximo dia 31 de janeiro.

A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução n° 805, publicada em dezembro do ano passado. Os veículos deverão ser emplacados já no novo padrão Mercosul.

No site do Detran-MT está disponível a lista com o nome, endereço, número para contato e e-mail das empresas que já estão credenciadas pelo órgão de trânsito a realizar o emplacamento no novo modelo em Mato Grosso. CONFIRA AQUI

Outros prazos

A resolução n° 805 do Contran também estabelece o prazo de 30 dias para a comunicação de venda do veículo, para os veículos que foram vendidos a partir de 19 de fevereiro de 2020.

Quanto às infrações de trânsito já estão valendo os prazos normais previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para defesa da autuação e recursos de multa; defesa processual e recursos de suspensão e cassação; identificação do condutor infrator e expedição de notificação da autuação para as infrações cometidas a partir de 1° de dezembro de 2020.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso recebe 11 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira (25)

Publicado

por


A segunda remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 16h35 desta segunda-feira (25.01) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, essas doses contemplarão exclusivamente trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Diferentemente da primeira remessa – em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com 2 doses para cada -, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação. 

A remessa com as unidades da segunda dose será encaminhada posteriormente pelo próprio Ministério da Saúde. Para a CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana