conecte-se conosco


Mato Grosso

Diretores de escolas de educação especial comemoram chegada de ônibus adaptados

Publicado

Acessibilidade para alunos com mobilidade reduzida. Essa é principal característica dos novos ônibus doados pela Votorantim Cimentos para atender 380 alunos de cinco escolas estaduais de educação especial de Cuiabá e Várzea Grande. São 10 veículos adaptados com elevador e rampa automática para fazer o transporte de alunos cadeirantes ou com dificuldade de locomoção.


Para a diretora da Escola Estadual Livre Aprender, Fátima Rosana Faria, a ação se trata de mais uma conquista social associada à qualidade de vida dos alunos. Ela explica que a escola, que atende 60 alunos especiais, utilizava para o transporte dois ônibus regular, sem as devidas adaptações, mas agora passam a contar com transporte adequado, oferecendo mais conforto e segurança para todos.

“Não é apenas o cadeirante que tem dificuldade de acesso, temos alunos com deficiências múltiplas, que também precisam de veículos adaptáveis para transportá-los. E esses que estarão à disposição de nossos alunos é um exemplo de inclusão social”.

O diretor da Escola Estadual Célia Rodrigues Duque, Eder Alisson, também comemorou a entrega dos veículos. A unidade escolar, localizada no centro de Várzea Grande, atende 90 alunos. “Os ônibus comuns limitavam o número de alunos em nossa escola, justamente pela falta de adaptação nas viagens de ida e volta da escola. Com esses ônibus adaptados, vamos atender mais alunos”, ressalta.

Leia mais:  Governo busca parcerias para cursos de qualificação profissional

Localizada no Bairro Grande Terceiro, a EE Raio de Sol também aguardava com muita ansiedade a chegada dos ônibus adaptados. “Vamos melhorar o atendimento a nossos alunos, que viajarão com mais conforto. Além disso, os pais ficarão mais tranquilos, pois os filhos estarão em segurança”, comemora a diretora da unidade, Leila Bacani.

A mesma expectativa vive a diretora Jane Ignotti, da EE Luz do Saber, localizada no Bairro Ponte Nova, em Várzea Grande. Com alunos residindo em bairros afastados, os novos ônibus vão atendê-los com conforto e segurança. “Atendemos 70 alunos e todos dependem do transporte escolar para irem para a escola. A partir de agora, serão atendidos com veículos modernos e muito mais confortável”.

Os ônibus atenderão também alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim Silva, no CPA 3, que recebe estudantes especiais.

Modernidade

Os ônibus da empresa Volare são adaptados com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para alunos não cadeirantes e que tenham dificuldades em embarcar no veículo. Ele é colocado numa poltrona que desce por uma porta especial. Em seguida, a pessoa é presa num cinto e sobe numa espécie de elevador.

“São dois dispositivos por veículo. Não são todos que tem o DPM instalado. Os demais, possuem a plataforma para elevar o cadeirante. Se mais alunos precisarem utilizar o DPM, os que subiram no ônibus são trocados de poltronas”, explica o técnico da Volare, Alizon Lopes. Cinco ônibus possuem DPM e os demais, plataforma para embarque de cadeirante.   

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Preso suspeito de roubar mais de cinco estabelecimentos comerciais

Publicado

por

Na tarde deste domingo (21.04), policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar prenderam J.M.S.S. (27), no bairro Dom Pedro II em Rondonópolis.


O homem foi preso após ter assaltado uma farmácia. Ao checar os dados do suspeito foi constatado que ele teria praticado mais cinco roubos em estabelecimentos comerciais da cidade.

Os Policiais foram acionados pelo proprietário da farmácia. O homem foi preso em posse de um simulacro de arma e com o dinheiro subtraído do caixa do estabelecimento, nas imediações do local do crime. Ele foi reconhecido pelos policiais, como autor de mais cinco roubos, gravados por câmeras de vigilância.

Em um dos vídeos, o suspeito aparece praticando o crime com usando o mesmo boné apreendido pela PM no dia hoje. 

O proprietário da farmácia roubada também reconheceu o suspeito que foi conduzido para a delegacia de flagrante.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Fundo arrecada em 4 meses R$ 63 milhões; recursos são destinados à saúde
Continue lendo

Mato Grosso

Trio suspeito de fazer idosos reféns em assalto é preso em Várzea Grande

Publicado

por

Policiais Militares de Várzea Grande prenderam na noite deste sábado (20.04) três homens suspeitos de roubarem um casal de idosos em uma fazenda em Rosário Oeste. As prisões foram realizadas no bairro Mapim.


O crime ocorreu em uma fazenda na BR-070. Os suspeitos invadiram armados o imóvel, depois de desligarem o circuito de câmeras. Uma das vítimas, de 63 anos, foi agredida com golpes na cabeça e o casal foi trancado em um dos cômodos da casa, que foi revirada pelos assaltantes que buscavam objetos de valor. De acordo com as vítimas, todas as portas da residência foram arrebentadas pelos suspeitos.

Os três suspeitos do crime, J.S.P. (30), D.A.J. (20) e R.N.F.M. (24), foram presos por policiais que faziam rondas na região do Mapim. Os militares desconfiaram dos ocupantes de um veículo Polo, que vinha do município de Jangada em alta velocidade.

O condutor do veículo, ao se deparar com a polícia, tentou fugir, mas acabou batendo o carro no meio-fio, capotando e caindo dentro um buraco. O suspeito R.N.F.M. saiu do carro atirando contras os policiais com um revólver calibre 38, dando início a um tiroteio em via pública. O suspeito foi baleado e encaminhado para receber atendimento no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Os outros dois suspeitos foram encaminhados para a delegacia de flagrantes.
 
A polícia localizou a caminhonete Chevrolet S10 que havia sido roubada e todos objetos subtraídos do casal. O veículo teve o rastreador arrancado pelos suspeitos. Dentro do carro abandonado havia três televisores 32 polegadas, joias, motosserra e uma roçadeira, dentre outros objetos.

Leia mais:  4º Batalhão da PM comemora 29 anos com redução em números da criminalidade

No Polo utilizado para a fuga, foram apreendidos dois rádios comunicadores HT e R$ 570. Uma das armas utilizadas no roubo também foi apreendida. Em diligências a PM descobriu que um dos suspeitos detidos tinha em sua casa uma motocicleta também roubada. O suspeito J.S.P. tem sete passagens pela polícia por vários crimes.

Neste domingo (21.04), o suspeito conduzido para o Pronto Socorro de Várzea, R.N.F.M veio à óbito no PSM de Várzea Grande.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana