sexta, 19 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

Dicas do Procon-MT para quem vai às compras esta semana

Publicado em

O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e deve ser aproveitado bem de perto com o pequeno que a gente gosta. Pode ser filho, afilhado, sobrinho, neto, o que vale é se divertir. E para garantir que a diversão aconteça, o Procon-MT dá dicas para que nós possamos consumir com consciência e responsabilidade. Dessa forma muitos sorrisos virão, não só neste sábado.

Todos os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos, nacionais ou importados, devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo do Inmetro é a garantia de que o produto foi testado e é adequado para a faixa etária indicada na embalagem. Ainda sobre a idade, é importante observar a indicação do brinquedo, especialmente para crianças muito novas ou bebês. 

Alguns produtos podem conter pequenas peças que colocam em risco a saúde e a segurança da criança. Engasgamento, intoxicação, queimaduras e cortes podem ser evitados seguindo a recomendação do fabricante. Por isso, verifique se na embalagem ou etiqueta há instruções de uso e dados sobre o fabricante e importador, sempre em português. 

A concorrência comercial resulta em promoções, aproveite para pesquisar e comprar na loja que oferece as melhores condições. O ideal, lembra a coordenadora de Educação para o Consumo do Procon-MT, Cristiane Vaz, é se planejar para não comprometer a programação financeira, evitando assim o endividamento. “Se optar por ir às compras junto com a criança, a dica é combinar previamente um valor máximo para a despesa”.

E atenção aos produtos falsificados. Tintas e materiais tóxicos, bordas cortantes e ruídos acima do permitido são alguns dos problemas encontrados em produtos contrabandeados, que colocam em risco a saúde das crianças. “O comércio formal garante a procedência do produto e que todas as informações prestadas na embalagem são verdadeiras. Portanto, exija sempre a nota fiscal, pois é ela que comprova a relação de consumo”.

Com a nota o consumidor tem prazo de garantia para reclamar de defeitos na fabricação, sendo 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem com seu uso, como alimentos) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como os brinquedos).

“E lembre-se, o Dia das Crianças é muito mais que brinquedo. Dar a presença talvez seja o maior presente”. 

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Cidades

Corpo do cantor sertanejo João Carreiro será enterrado em Cuiabá

Published

on

O corpo do cantor João Carreiro, que morreu nessa quarta-feira (3), será enterrado em Cuiabá, de acordo com publicação nas redes sociais dele. O velório acontece na manhã desta quinta (4), em Campo Grande, local onde ele morreu. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

A assessoria do cantor ainda não informou o cemitério onde João será enterrado.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã dessa quarta, a esposa dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico. Durante a tarde, ela publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho com a nova válvula e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Horas depois, Francine postou um texto pedindo orações para o cantor. Durante a madrugada, ela escreveu: “Minha vida me deixou”.

Carreira

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000. Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”. Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana