conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mulher

Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha: veja as atividades do dia

Publicado


source
Lélia Gonzales se dedicou a realidade da mulher Negra, Latino-americana e Caribenha
Acervo pessoal

Lélia Gonzales se dedicou a realidade da mulher Negra, Latino-americana e Caribenha





 O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (25), comemorado neste domingo, tornou-se uma data simbólica após um encontro entre mulheres negras na República Dominicana, em 1992, em Santo Domingo. Denunciando as desigualdades de gênero e racismo , vividos até hoje por mulheres, esta data tem sido um símbolo político. 

Foi a partir deste encontro que nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Dia Nacional de Tereza de Benguela no Brasil

No Brasil, a partir de 2014 com a Lei n° 12.987/2014, a data também passou a ser celebrada como o Dia Nacional de Tereza de Benguela. A homenageada foi um líder quilombola, na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança. 

Casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho- atual cidade de Cuiabá- Tereza se tornou a líder do quilombo, após a morte do seu marido. Não se tem registros de como Tereza morreu. Uma versão é que ela se suicidou depois de ser capturada por bandeirantes a mando da capitania do Mato Grosso, por volta de 1770, e outra afirma que Tereza foi assassinada e teve a cabeça exposta no centro do Quilombo.

As mais vulneráveis na  América Latina e no Caribe

Mulheres negras lutam contra o racismo estrutural
Pexels/lives matter

Mulheres negras lutam contra o racismo estrutural


Levantamentos realizados em alguns países mostram que mulheres negras vivem em condições desiguais semelhantes. Em Porto Rico, um estudo divulgado pelo Canal Alma Preta mostra que um homem branco com ensino superior tem 89% mais chances de entrar no mercado de trabalho, enquanto das mulheres negras, o percentual é de apenas 60%. 

No Uruguai, a taxa de desemprego chega a 7%, mas entre as mulheres negras sobe para 14,3%. Em um levantamento realizado pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina), em cinco dos países que contam com dados (Argentina, Brasil, Equador, Panamá e Uruguai), as mulheres afrodescendentes representam o grupo mais afetado pelo desemprego no mercado de trabalho.

Além disso, em três deles (Argentina, Brasil e Uruguai), a taxa de desemprego é o dobro ou até mais que a dos homens não afrodescendentes.


Atividades da data no Brasil

Marcha das mulheres negras no RJ
Femnegras

Marcha das mulheres negras no RJ


Neste domingo ocorrem eventos em todas as partes do Brasil, um deles é a II Marcha virtual das mulheres negras na luta contra o racismo, sexismo e Fora Bolsonaro, das 10 horas às 18 horas. A transmissão pode ser acompanhada no Facebook: FEMNEGRAS. Por conta da pandemia, diversas atividades serão virtuais.

A Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro é um evento organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro (FEMNegras-RJ) em parceria com instituições, organizações, coletivos, mandatos e fóruns.

Considerando que a programação iniciou em todo mês de julho, ela também acontecerá após o dia 25. Dia 27 de julho, ocorre o Encontro virtual do Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, cujo tema é “Mulheres Negras no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”. A atividade será das 10h às 12h no perfil do youtube da Fiocruz.

Evento dia 25
Reprodução/Instagram

Evento dia 25


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

6 dicas para superar o ex e se abrir para um novo amor!

Publicado

por


source
6 dicas para superar o ex e se abrir para um novo amor!
Reprodução: Alto Astral

6 dicas para superar o ex e se abrir para um novo amor!

Nossos relacionamentos passados, quando não resolvidos, podem influenciar não somente nossas escolhas, mas também nos bloquear para relacionamentos futuros. Isso porque nem sempre temos a consciência do quanto nos machucamos e como isso ainda pode estar presente e intervindo no fluir de nossas relações presentes e em outras áreas da nossa vida.

Quando comecei a estudar a área de relacionamentos , percebi que muitas pessoas, principalmente as mulheres, estavam ficando cada vez mais desacreditadas no amor. Foi estudando com autoridades em Relacionamento, Neurociência, Física Quântica e espiritualidade que percebi que nossos bloqueios são o maior motivo para que nossos desejos não se realizem!

É difícil acreditar que precisamos trabalhar nós mesmas para que os resultados da nossa vida mude, mas esta grande verdade pode englobar:

  • Ressentimentos;
  • Pensamentos Negativos;
  • Passado mal resolvido;

Assim, vou sugerir 6 passos para que você resolva seu passado e possa estar preparada para um novo amor , de forma que ocorra um desbloqueio físico e emocional ao longo do processo. Confira:

1 – O que de bom teve no seu relacionamento? Escreva o que era positivo entre vocês. Pode ser companheirismo, alegria ou outras características.

2 – O que você não quer mais viver no próximo relacionamento? Escreva o que foi negativo. Pode ser falta de respeito, traição.

3 – O que você aprendeu com o que viveu e não quer mais viver? Pode, por exemplo, ter aprendido que nunca mais vai deixar alguém gritar com você ou lhe desrespeitar.

Leia Também

4 – Trabalhe seu ressentimento e perdoe. Pode escrever uma carta para a pessoa dizendo como ela lhe magoou e no final perdoe para se libertar. Não precisa enviar a carta, você pode queimá-la.

5 – Manter boas memórias. É importante manter as boas lembranças dos relacionamentos passados para não vibrar na raiva ou ressentimento. Então, guarde na memória o que foi bom.

6 – Por que a pessoa entrou na sua vida? Aqui você pode pensar como você cresceu e aprendeu com este relacionamento. Pode ser que tenha aprendido que precisava se valorizar mais, gostar mais de você.

Sobre a autora :

Profissional com formação internacional, Margareth Signorelli tem como missão auxiliar, apoiar, encorajar e guiar pessoas no processo de transformação, buscando o autoconhecimento profundo e quebra de obstáculos internos que impedem que o bem-estar e o amor fluam livremente em suas vidas. É formada em Enfermagem pela PUC-Campinas, pós-graduada em Sexualidade e terapia sexual pelo Prosex- FMUSP e certificada como especialista em relacionamento por diversas entidades nacionais e estrangeiras.

* Texto com edição do Alto Astral por questões editoriais.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

8 receitas de remédios caseiros para sua saúde

Publicado

por


source
8 receitas de remédios caseiros para sua saúde
Redação João Bidu

8 receitas de remédios caseiros para sua saúde

Capazes de aliviar sintomas, prevenir ou tratar doenças , os remédios caseiros são poderosos. Sabe aquela receitinha da vovó? Então, ela funciona! A seguir, confira oito receitas de xaropes, compressas, chás e sucos que vão trazer mais bem-estar.

Mas, atenção: o tratamento convencional não deve ser abandonado. Além disso, é preciso respeitar a quantidade de ingredientes, modo de preparo e ficar de olho nas contraindicações que estão no final dessa matéria. Além disso, não prolongue o uso por mais de cinco dias e, caso o problema continue, procure atendimento médico, valeu?   

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

semana do cliente

XAROPES

Contra asma

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de sementes secas de abóbora
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 15 gotas de própolis
  • 1/2 xícara (chá) de água filtrada

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome 1 colher (chá) 5 vezes ao dia.  

Tratar rouquidão

Ingredientes:

  • 1/2 pepino
  • 1 copo pequeno (200ml) de água
  • 2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo: bata no liquidificador a água e o pepino. Coe e adicione o mel. Tome 1 colher (sopa) a cada 12 horas.  

SUCOS

Prevenir osteoporose

Ingredientes:

  • 1 copo (200ml) de água filtrada
  • 2 colheres (sopa) de linhaça dourada
  • 4 folhas de espinafre
  • 2 folhas de couve
  • 2 nozes

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Adoce se necessário.  

Turbinar a imunidade

Ingredientes:

  • 1/4 de pimentão
  • 1/2 cenoura
  • Sumo puro de 2 laranjas
  • 200ml de água filtrada

Modo de preparo: no liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Se necessário, adoce com mel e tome logo após a preparação.  

Leia Também

CHÁS

Controle da anemia

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 colher (sopa) de folhas secas de artemísia*
  • 1 litro de água • Mel a gosto

Modo de preparo: em uma panela, ferva as folhas de artemísia e a água por 5 minutos. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.  

Aliviar gases

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce*
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo: em uma panela, coloque as sementes de erva-doce e despeje a água fervente. Tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

COMPRESSAS

Para enxaqueca

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 5 folhas secas de abacateiro

Modo de preparo: ferva a água com as folhas de abacateiro picadas durante 5 minutos. Desligue o fogo espere amornar. Umedeça um pano limpo e faça compressas sobre a região da cabeça que estiver a doer. Deixe até o pano esfriar e molhe novamente no chá morno. Repita por 30 minutos.  Dica: escolha um local com pouca luminosidade e sem barulhos para fazer essa compressa.  

Para furúnculo

Ingredientes:

  • 1 dente de alho* grande amassado
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/4 de chávena (chá) de água

Modo de preparo: em uma panela, cozinhe o alho, o açúcar e a água. Espere amornar. Molhe um pedacinho de pano e aplique no furúnculo. Deixe agir por 30 minutos e lave de seguida. 

* CONTRAINDICAÇÕES

Alho: deve ser evitado por lactantes e pessoas com problemas no estômago. Artemísia: gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir. Erva-doce: portadores de úlcera gástrica não devem consumir. 

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana