conecte-se conosco


Saúde

‘Dia D’ marcará o encerramento da campanha Setembro Amarelo em Tangará

Publicado

O ‘Dia D’ da Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, deverá encerrar a programação de atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra. O evento está marcado para a próxima terça-feira, 10, a partir das 7h30 no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano  Filho. Na oportunidade, será apresentado um conjunto de ações promovidas por parceiros da campanha.

A programação começou no último dia 1º, com a ação ‘Espalhe Amor’, que consistiu na mobilização nas redes sociais, seguindo com a distribuição de laços amarelos e discussão sobre o tema ‘Aperfeiçoamento, reflexão e atendimento de demandas relacionadas à saúde mental, vulnerabilidade ao suicídio e tentativa de suicídio’, voltada para enfermeiros e médicos da Atenção Básica.

No próximo dia 7, sábado, a programação segue com a  participação de profissionais do Centro de Apoio Psicosocial (CAPS) no desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência.

Foto: Setembro Amarelo Tangará

Comentários Facebook

Saúde

Covid-19: Senado aprova produção de equipamentos por universidades

Publicado

por


source

Agência Brasil

mão segura máscara
undefined

Máscaras, álcool em gel e respiradores estão entre EPIs que podem ser prooduzidas



O Senado aprovou nesta quinta-feira, 28, projeto de lei (PL) que autoriza as universidades federais a produzir equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros aparelhos para combater a Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus .

Leia também: Covid-19 pode ser problema por décadas, mesmo com vacina

Conforme o PL, as instituições poderão fabricar, para fins de doação, itens como máscaras , respiradores e álcool em gel. O texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

“Em muitas partes do país, o sistema de saúde já está em colapso, o que implica a morte também de pessoas acometidas de outras doenças. Além disso, milhões de brasileiros tiveram sua renda afetada em consequência da necessidade de respeito à quarentena”, disse o relator da matéria, Cid Gomes (PDT-CE), em seu parecer.

Leia também: SUS oferecerá consulta virtual com foco em paciente crônico

De acordo com o senador, nesse contexto, as universidades federais devem ser consideradas importantes aliadas do Poder Público e da sociedade no enfrentamento da pandemia . “Com efeito, é o que já tem ocorrido de norte a sul”, acrescentou.

Gomes afirmou que já existem iniciativas em várias universidades pelo país e citou a Universidade de Santa Catarina (UFSC), que desenvolveu o protótipo de um ventilador pulmonar, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que trabalha no desenvolvimento de peças para respiradores artificiais e outros equipamentos para unidades de terapia intensiva ( UTIs ).

Leia também: Covid-19: Confira 8 dicas para continuar seguro ao sair de casa

As universidades federais do Piauí (UFPI), do Ceará (UFCE) e do Acre (UFAC), dentre outras, também estariam trabalhando na produção de máscaras e outros equipamentos para hospitais.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Coronavírus avança e aumentam os casos de cura; 48 pacientes estão recuperados em Tangará da Serra

Publicado

O número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 97, e ao mesmo tempo que avançam os diagnósticos é constatado aumento no número de curados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde até a tarde desta quinta-feira (28) em Tangará da Serra.

Foram mais 11 casos positivos de Covid-19, para outros 6 pacientes curados, em comparação ao boletim divulgado pela manhã. Os dados apresentados pela prefeitura apontam que do total de infectados, há oito pacientes internados, e 44 em isolamento domiciliar.

O boletim epidemiológico mostra ainda, que a cidade tem 617 notificações,  sendo deles 390 descartados, e 130 em investigação à espera dos resultados dos testes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana