conecte-se conosco


Nacional

Deputados denunciam Crivella por propaganda antecipada

Publicado

source
Crivella arrow-options
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Marcelo Calero e Pedro Paulo denunciam Crivella.

Os deputados federais Marcelo Calero (Cidadania-RJ) e Pedro Paulo (DEM-RJ) denunciaram, nesta segunda (2), o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). 

Leia também: ‘Galã’ do PCC vai para presídio federal após informações sobre plano de fuga

Segundo os deputados, Crivella está antecipando propaganda eleitoral, que só pode ser realizada próxima às eleições, e usando veículos de comunicação da Prefeitura para se promover. 


Eles afirmam que os veículos oficiais estão se afastando “do caráter educativo, informativo ou de orientação social”. Como exemplo, citam publicação que utilizam o slogan “Nota 10” para falar do atual gestão, afirmando que a frase faz alusão ao número do partido de Crivella, o PRB .

Leia também: Homem é preso após receber dinheiro de mulher para não estuprá-la

“Os casos descritos sugerem a prática deliberada de atos atentatórios à legislação eleitoral, bem como improbidade administrativa pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro “, diz um trecho da denúncia contra  Crivella .

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Leia mais:  Mega-Senapode pagar prêmio de até R$ 10 milhões nesta quarta-feira

Nacional

Serviço Geológico lança mapa online sobre áreas de risco no país

Publicado

por

source

Agência Brasil

Deslizamento de terra arrow-options
Reprodução/TV Globo

Deslizamentos de terra são comuns quando há chuvas intensas

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou uma plataforma interativa que reúne informações sobre áreas com alto risco e muito alto risco de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e quedas de rocha, em mais de 1.600 municípios brasileiros. O serviço é um mapa online e contém uma base de dados que pode ser usada por gestores nacionais, estaduais e municipais, como as defesas civis de cada região, além da comunidade acadêmica, empresas privadas e a sociedade.

Leia também: Número de mortos por causa das chuvas em MG sobe para 37; 17 mil estão sem casa

Segundo a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes, que coordena o trabalho de mapeamento de áreas de risco no país, o serviço é um visualizador que funciona como se fosse um mapa online .

“O mapa contém todas as informações que foram levantadas pelo Serviço Geológico do Brasil de 2012 até agora, referentes às condições de risco geológico, suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e mapeamento de perigo de movimentos gravitacionais de massa”, disse Sandra.

O mapa online mostra as áreas que apresentam condições de risco alto e muito alto nas regiões urbanas e delimita em campo, com base no número de moradias e de pessoas ali residente, quais são os processos que podem ocorrer em cada área. O mapa tem atualização constante e indica a quem o consulta se na área em pesquisada é considerada “de risco alto ou muito alto e se é propensa ou não para ocorrências que podem gerar risco”, explicou Sandra.

Leia mais:  Átila Lira é expulso do PSB por ter votado a favor da reforma da Previdência

Os mais de 1.600 municípios que constam do mapa localizam-se em 25 estados – estão de fora apenas Mato Grosso, onde o mapeamento ainda não foi feito, e o Rio e Janeiro, onde o trabalho é feito pelo Serviço Geológico do Estado do estado.


“É um número crescente”, afirmou a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM. Ela informou que, anualmente, é feita uma programação com o governo federal com foco em uma setorização em novos municípios ou na revisitação àqueles em que o levantamento começou, entre os anos de 2012 e 2014. “Isso porque a condição de risco é dinâmica e vai se modificando à em que aumenta a densificação urbana, ou quando o próprio município faz alguma modificação, seja estrutural, com obras de contenção,ou até mesmo não estrutural, para saber lidar com a condição de risco do município”, explicou.

Leia também: No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

O acesso ao programa é feito pelo site do Serviço Geológico do Brasil. Pelo sistema de busca, o usuário pode localizar o município de seu interesse e, nos menus que se encontram no final do mapa, filtrar e cruzar dados sobre os produtos cartográficos elaborados pela CPRM.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Instituto diz que água em estação de tratamento está ‘de acordo com os padrões’

Publicado

por

source
Reservatório de água de Guandu arrow-options
Divulgação/Cedae

Cedae está com dificuldades em normalizar a situação da água no Rio de Janeiro

O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou, em nota divulgada neste sábado, que, apesar do cheiro, cor e sabor estranhos, a água que é coletada na estação de tratamento do Guandu, gerenciada pela Cedae , está “de acordo com padrões estabelecidos”. Segundo o Inea, o laudo foi realizado a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

Leia também: Minas Gerais decreta situação de emergência em 47 cidades por causa das chuvas


“Os resultados mostram que a qualidade da água para tratamento convencional, visando o abastecimento público está de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução Conama 357/2005″, diz a nota.

Leia também: No Espírito Santo, chuvas já causaram a morte de oito pessoas

O MP-RJ informou que será criado um Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com as vigilâncias municipais, num prazo de até sete dias, para dar continuidade à análise da potabilidade da água tratada pela companhia. Também serão realizadas reuniões com órgãos ambientais e de vigilância para tratar dos problemas relacionados à água distribuída na Região Metropolitana da cidade.

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Leia mais:  Maduro liga Brasil a plano para derrubá-lo e acusa EUA de orientar Bolsonaro
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana