quarta, 26 de março de 2025
Connect with us


Tangará da Serra

Deputado vai à Câmara Municipal de Cuiabá defender lei para uso do canabidiol pelo SUS

Publicado em

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), foi até a Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (4) para defender um projeto que está em pauta na Casa de Leis municipal, que dispõe sobre o direito ao uso do canabidiol nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

Ao ser informado sobre um pedido de vistas na sessão passada, o deputado resolveu ir até a Câmara Municipal para defender o projeto da vereadora Edna Sampaio (PT), já que teve um similar aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que acabou virando lei após derrubada de veto.

“Vimos que existe um projeto tramitando aqui sobre o canabidiol. Eu e os deputados Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT) fizemos um similar, conversamos muito com pessoas que tiveram o problema. Fizemos um amplo estudo e é comprovada a eficácia. (…) Ele diminui crises convulsivas, ajuda no tratamento de parkinson, entre várias outras doenças”, destacou o deputado ao utilizar a tribuna.

O deputado ainda continuou: “Se vocês aprovarem este projeto de lei, vai ser bom para nossa comunidade, nosso povo. Na primeira votação na Assembleia, houve dúvida de alguns deputados, achando que tinha a ver com droga, o que não é verdade. Estamos falando de um medicamento com a eficácia comprovada”.

O vereador Demilson Nogueira (PP) pediu a palavra após a fala do deputado e endossou a defesa pela aprovação do projeto.

“O canabidiol foi um grande achado na vida da minha mãe. Ela estava com sérios problemas de coluna, tomava três medicamentos ao dia contra a dor e a partir do uso do canabidiol, após indicação médica, melhorou. Ela passou a conseguir dormir na cama, de tão bom que foi este medicamento. Esta fala reflete uma verdade que toda a sociedade precisa conhecer. Trago um testemunho do que ocorreu na minha casa, com uma senhora de 82 anos, o canabidiol foi o grande achado da vida dela”, destacou o parlamentar.

O vereador Dr. Luiz Fernando (União) também agradeceu o deputado pela presença e se mostrou favorável ao tema: “Eu sendo o único médico na Câmara e um grande estudioso do cannabis, pois sou especialista em dor e, a crônica é tratada com o cannabis, que é uma excelente opção. Pacientes que vem com esta condição, também tem associada depressão, ansiedade, alteração da libido, entre outros. Hoje, o único medicamento testado e aprovado, que consegue diminuir o uso de medicações é o cannabis”.

Atualmente, as pesquisas sobre o uso da cannabis são centradas nos componentes THC (tetrahidrocanabinol), conhecido por sua função psicoativa, e CBD (canabidiol).

Medicamentos à base de canabidiol são indicados para pacientes com “condições médicas debilitantes”, como câncer, mal de Parkinson, hepatite C, doença de Crohn, transtorno de espectro de autismo (TEA) severo, esclerose lateral amiotrófica, epilepsia, entre outras doenças crônicas.

Tangará da Serra

Homem é condenado a mais de 4 anos de cadeia por tráfico em Tangará

Published

on

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Regional de Tangará da Serra, cumpriu um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo condenado pelo crime de tráfico de drogas. A ordem judicial foi expedida pela comarca do município e executada pelos policiais nesta terça-feira.

O homem foi condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado, conforme decisão baseada no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que trata do tráfico de entorpecentes.

A captura do indivíduo ocorreu após diligências da equipe policial, que monitorou sua localização para efetuar a prisão sem incidentes. Após ser detido, o condenado foi conduzido à unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.

Continue Reading

Tangará da Serra

Música, reciclagem e criatividade: Anjos da Lata traz curso de regência para Tangará da Serra

Published

on

Se liga, Tangará da Serra e região! Tem novidade boa chegando por aqui e o barulho é do melhor tipo: música, aprendizado e sustentabilidade. O projeto Anjos da Lata – Sucata Musical, que já tem mais de 10 anos de história, desembarca por essas bandas com um curso de formação em regência de banda e experimentação musical com instrumentos feitos de sucata. E o melhor: é gratuito e com certificação oficial!

Do lixo ao luxo musical
Quem disse que para fazer música precisa gastar fortunas em instrumentos? Aqui, a regra é transformar latas, canos e madeiras em verdadeiras sinfonias. O curso é voltado para regentes, monitores, professores de fanfarras, educadores da rede pública e universitários com mais de 18 anos, que queiram aprender a reger e criar música de um jeito inovador e cheio de consciência ambiental.

Como vai funcionar?
As aulas rolam aos sábados, das 13h às 18h, somando 40 horas de capacitação, mais 20 horas de estágio supervisionado com crianças e adolescentes. Uma experiência que promete transformar a forma como a gente enxerga o ensino musical e a sustentabilidade. Tudo isso com apoio do IFMT – Campus Tangará da Serra e certificação garantida! As inscrições serão online e o link será divulgado em breve.

Música que transforma
O projeto “Anjos da Lata 10 Anos – Unindo Propósito” é financiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL-MT, via Edital de Seleção Pública Viver Cultura – Expressões Artísticas, Edição Lei Paulo Gustavo, contando com recursos do Ministério da Cultura e apoio da Associação Empreendedores Criativos de Mato Grosso. E não para por aí! A iniciativa alcança, além de Tangará da Serra, os municípios de Nova Olímpia, Arenápolis, Denise e Santo Afonso.
Arte e impacto social

“Nos meus 20 anos de experiência com projetos sociais, vejo a música como uma ferramenta poderosa de educação e transformação social. Vamos construir instrumentos, praticar em conjunto e trazer essa consciência para as novas gerações. O impacto vai muito além do aprendizado musical”, afirma Anselmo Parabá, responsável pelo projeto.
Então, se você quer aprender a reger uma banda, criar sons incríveis com materiais reciclados e ainda fazer parte dessa revolução musical, fica ligado! Anjos da Lata chegou para fazer barulho – e do melhor jeito possível!

Alexandre Rolim/Assessoria

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana