Tangará da Serra
Deputado vai à Câmara Municipal de Cuiabá defender lei para uso do canabidiol pelo SUS
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), foi até a Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (4) para defender um projeto que está em pauta na Casa de Leis municipal, que dispõe sobre o direito ao uso do canabidiol nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
Ao ser informado sobre um pedido de vistas na sessão passada, o deputado resolveu ir até a Câmara Municipal para defender o projeto da vereadora Edna Sampaio (PT), já que teve um similar aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que acabou virando lei após derrubada de veto.
“Vimos que existe um projeto tramitando aqui sobre o canabidiol. Eu e os deputados Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT) fizemos um similar, conversamos muito com pessoas que tiveram o problema. Fizemos um amplo estudo e é comprovada a eficácia. (…) Ele diminui crises convulsivas, ajuda no tratamento de parkinson, entre várias outras doenças”, destacou o deputado ao utilizar a tribuna.
O deputado ainda continuou: “Se vocês aprovarem este projeto de lei, vai ser bom para nossa comunidade, nosso povo. Na primeira votação na Assembleia, houve dúvida de alguns deputados, achando que tinha a ver com droga, o que não é verdade. Estamos falando de um medicamento com a eficácia comprovada”.
O vereador Demilson Nogueira (PP) pediu a palavra após a fala do deputado e endossou a defesa pela aprovação do projeto.
“O canabidiol foi um grande achado na vida da minha mãe. Ela estava com sérios problemas de coluna, tomava três medicamentos ao dia contra a dor e a partir do uso do canabidiol, após indicação médica, melhorou. Ela passou a conseguir dormir na cama, de tão bom que foi este medicamento. Esta fala reflete uma verdade que toda a sociedade precisa conhecer. Trago um testemunho do que ocorreu na minha casa, com uma senhora de 82 anos, o canabidiol foi o grande achado da vida dela”, destacou o parlamentar.
O vereador Dr. Luiz Fernando (União) também agradeceu o deputado pela presença e se mostrou favorável ao tema: “Eu sendo o único médico na Câmara e um grande estudioso do cannabis, pois sou especialista em dor e, a crônica é tratada com o cannabis, que é uma excelente opção. Pacientes que vem com esta condição, também tem associada depressão, ansiedade, alteração da libido, entre outros. Hoje, o único medicamento testado e aprovado, que consegue diminuir o uso de medicações é o cannabis”.
Atualmente, as pesquisas sobre o uso da cannabis são centradas nos componentes THC (tetrahidrocanabinol), conhecido por sua função psicoativa, e CBD (canabidiol).
Medicamentos à base de canabidiol são indicados para pacientes com “condições médicas debilitantes”, como câncer, mal de Parkinson, hepatite C, doença de Crohn, transtorno de espectro de autismo (TEA) severo, esclerose lateral amiotrófica, epilepsia, entre outras doenças crônicas.
Tangará da Serra
Polícia Militar lança Operação Fim de Ano em Tangará da Serra
A Polícia Militar de Tangará da Serra deu início na manhã desta segunda-feira, 09, à Operação Fim de Ano, que visa reforçar a segurança no município durante o período de festas. O anúncio foi feito pelo comandante do Comando Regional 7 da Polícia Militar, Tenente-Coronel Murilo Franco de Miranda, em um evento realizado na Rotatória Central da cidade.
A operação tem como principal objetivo intensificar a vigilância e o patrulhamento em toda a área urbana e rural do município, buscando coibir crimes e proporcionar maior tranquilidade à população.
Segundo o Tenente-Coronel Murilo, a iniciativa engloba ações estratégicas para prevenir furtos, roubos e outras práticas ilícitas que tendem a aumentar nesta época do ano.
A presença policial será ampliada em pontos de maior fluxo, como áreas comerciais, para garantir a segurança dos moradores e visitantes que realizam compras ou participam de eventos típicos de fim de ano. Além disso, a operação contará com rondas ostensivas em bairros residenciais e reforço nas vias de acesso ao município.
A Polícia Militar reforça que a colaboração da população é essencial para o sucesso da operação. Denúncias e informações podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 190.
Tangará da Serra
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
A Exposerra, tradicional feira agropecuária de Tangará da Serra, tem data marcada para voltar em 2025. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato Rural, Romeu Chioquetta, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 09, na sede da entidade.
Acompanhado do empresário e diretor do Sindicato, Rubens Jolando, Chioquetta confirmou que o evento, que não foi realizado em 2024, retorna em setembro do próximo ano.
A feira é um dos maiores eventos do calendário regional, movimentando diversos setores da economia, como o comércio, a agropecuária e o turismo. “Ainda estamos nas fases iniciais de planejamento. Não temos maiores definições, como a grade de shows, mas já é certo que a Exposerra acontecerá em 2025”, destacou o presidente.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Polícia prende suspeito de envolvimento no assassinato de pastor em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra7 dias atrás
15 veículos são apreendidos durante operação da Polícia Militar em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Carreta tomba durante forte chuva na MT-358 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Cidades5 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Tangará da Serra5 horas atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará