conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Política MT

Deputado Sebastião Rezende faz visita à Eletrobras Eletronorte

Publicado

Foto: Ronaldo Mazza

Na tarde desta quarta-feira (7), o deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) se reuniu com o coordenador estadual do programa Luz Para Todos, Helio Monti, na sede da Eletrobras Eletronorte em Cuiabá. O prazo e o andamento dos trabalhos para a ligação de energia em todo o estado, especialmente no município de Colniza, foram discutidos no encontro.

O vereador de Colniza Oseia Guedes (PSC) também participou da reunião. Entre as preocupações expostas pelos parlamentares está a ligação de energia no assentamento rural Capa Mansa. “É uma solicitação antiga. O Helio está nos atualizando sobre todo esse processo”, destacou Sebastião Rezende. Segundo Oseia Guedes, no município, há vários assentamentos e mais de 4 mil famílias esperando por luz. “Estamos aqui cobrando para que o programa Luz Para todos alcance o mais rápido possível o município de Colniza”, afirmou o vereador.  Os parlamentares lembram ainda que o município é reconhecido por sua produção de café.

O coordenador estadual do programa Luz Para todos explicou que a responsabilidade pela ligação de energia já é da Energisa. Segundo Monti, a distribuidora aguarda um subsídio do governo federal específico para obras de substituição de energia a óleo diesel para dar início aos trabalhos que levam luz para o local. Porém, de acordo com ele, esse recurso é disputado e pode demorar a ser aprovado ou mesmo não aprovado. Caso esse financiamento não dê certo, a Energisa continua sendo obrigada a fazer a universalização de energia em todo o estado até o fim de 2019, que é o prazo atual previsto em lei.

A data também é limite para a conclusão das cerca de 18 mil ligações previstas dentro da atual etapa do Programa Luz Para Todos, que conta com cerca de R$ 270 milhões da Eletrobrás Eletronorte. Até o momento, foram feitas cerca de 3 mil ligações e foram aprovadas pelo comitê gestor do programa  aproximadamente 10 mil ligações em todo Mato Grosso. “18 mil ligações são apenas do programa Luz Para Todos, que prevê a ligação gratuita aos consumidores rurais. Nós temos ligações do programa de universalização que ultrapassam esses 18 mil é que são bancados pela Energisa. O prazo atual tanto para Luz Para Todos, quanto para a universalização é para o final para 2019”, explica Helio Monti.  

Para o deputado Sebastião Rezende, existem algumas alternativas para solucionar a falta de energia em Colniza. Uma delas é construção de uma usina termelétrica, que já está em andamento, outra é a construção de um “linhão” de energia vindo de Aripuanã. Ele promete trabalhar para que os planos saiam do papel. “Como deputado estadual podemos fazer, junto ao governo federal e junto à Energisa, ações para que esse pequeno produtor possa efetivamente receber energia. Vamos exigir que a Energisa cumpra sua obrigação”,   

“Energia é um insumo básico para a qualidade de vida das famílias. A esperança é que ao final de 2019 todos tenham acesso à energia”, concluiu o coordenador do programa Luz Para Todos.

Comentários Facebook

Política

Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”

Publicado

O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para ele, a insistência negacionista pode “dar merda” para as pessoas, levando-as à internação e até mesmo à morte.

Segundo levantamento feito pela Secretária de Estado de Saúde e divulgado na terça-feira (28), dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Mato Grosso, 91% não completaram o esquema de vacinação.

“Essas pessoas fizeram a opção de correr risco. Se você corre o risco, uma hora dá merda. E deu merda para essas pessoas, e pode dar a todas aquelas que continuarem insistindo nessa bobagem de não querer tomar vacina”, disse o governador à imprensa.

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
Mídia News

Continue lendo

Cidades

Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro

Publicado

Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22 nas costas para “homenagear” o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

A atitude do jovem dividiu opiniões nas redes sociais e gerou várias críticas e piadas. Internautas de posicionamento político contra a gestão do atual presidente não economizaram em usar a palavra “gado” e outros sinônimos para reagir na foto do jovem.

Uma delas soltou “o gado já tá marcado”; outro usou “esse não some no meio da boiada”. Na lista de compartilhamentos da imagem há pessoas que moram no mesmo assentamento do jovem, o Roseli Nunes. A maioria delas vão contra a atitude do morador.

Segundo a imprensa local, o adolescente se marcou após um desafio entre amigos. Ele estaria em um leilão, ajudando na marcação dos gados, quando foi desafiado.

Mídia News

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana