Política MT
Deputado realiza treinamento on-line com vereadores da região oeste
Publicado
5 de março de 2021 - 11:49
Foto: Ronaldo Mazza
Conhecer os ritos da Casa de Leis, a legislação municipal, estadual e federal, implantar organização administrativa e estratégias de comunicação. Cerca de 40 vereadores da região oeste de Mato Grosso participaram na manhã desta quinta-feira (04) do 1ª Curso “Destaque-se como vereador”, ação promovida pelo gabinete do deputado estadual Dr. Gimenez (PV).
Para o parlamentar, especialmente àqueles que iniciaram agora sua vida pública, é fundamental a postura de aprendizado constante, tem que ler muito, inteirar-se das regras e leis, mas, acima de tudo, montar uma boa equipe. “Não temos como entender e saber tudo, por isso precisamos nos cercar de bons profissionais”.
No curso, o vereador tem acesso a um conteúdo básico para poder desempenhar o seu papel no parlamento, entendendo conceitos simples sobre a função de cada um dos poderes, por exemplo, no Executivo (prefeito, governador, presidente), Legislativo (vereador, deputado e senador) e Judiciário. Também acessa informações fundamentais nas áreas administrativa e da comunicação.
“É importante essa bagagem técnica para não apresentar projetos de lei que firam a Constituição ou que precisem ser arquivados por outros motivos técnicos. Outro ponto importante é entender como deve ser o trabalho para não fazer promessas que não podem ser cumpridas ou que extrapolem a função do vereador”, explica o assessor jurídico do gabinete do deputado, José Nilson Vital Júnior.
A chefe de gabinete Simone Guedes explica que o curso surgiu da necessidade de fortalecer a parceria com os municípios. “Mesmo com todas as limitações por estarem no interior, queremos que eles tenham uma rotina de trabalho organizada, planejada e que façam um ótimo trabalho, porque isso vai refletir na atuação do deputado e na qualidade de vida da população”.
Além de participar do treinamento, com duração aproximada de 3 horas, o vereador receberá um certificado de conclusão do curso e um E-book com as principais orientações. Nessa primeira turma, participaram parlamentares de municípios como Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste e Salto do Céu.
Também integram a equipe de treinamento e confecção do material para os vereadores a assessora e administradora Fabíola Martinotto, a assessora e engenheira Fernanda Amorim, a jornalista Rose Domingues, e na arte do E-book Mario Okamura.
Outras informações – fale com a equipe do deputado Dr. Gimenez para obter o calendário de novos cursos, há limite de vagas e regras para participar, contatos (65) 98476-5701 (WhatsApp)/[email protected].

Política MT
Diretores da Aneel não compareceram à oitiva da CPI da Energisa
Publicado
8 de abril de 2021 - 08:20
Foto: MARCOS LOPES / ALMT
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa estava preparada para realizar uma oitiva com os diretores da Aneel nessa quarta-feira (07), no entanto os diretores encaminharam um e-mail, no dia anterior, avisando que não iriam participar. A reunião seguiu o rito normalmente pontuando e colocando em votação pontos importantes.
Foram aprovados assuntos importantes, como o ofício respondido pela Aneel acatando o pedido feito na terça-feira (06) para consignar o não reajuste anual da tarifa de energia elétrica durante o período em que vigorarem medidas de contenção ao avanço da covid-19, e prorrogou o reajuste que seria feito em 08 de abril. A agência, via e-mail, elogiou o empenho feito pela CPI em apresentar os reais motivos para que o reajuste não fosse realizado.
Durante a reunião foi aprovado o oficio nº 080/2021, que tem o objetivo informar a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o prazo de dias corridos, em caráter excepcional, relativo aos encargos setoriais arrecadados na rubrica conta de desenvolvimento energético – CDE, os montantes anuais pagos pelos consumidores de Mato Grosso em suas contas de energia elétrica.
O presidente da CPI da Energisa, deputado Elizeu Nascimento (PSL), anunciou que os trabalhos presenciais da CPI irão ser suspensos devido à pandemia. “É preciso oficializar a paralização para que seja bloqueado o tempo máximo que é de 180 dias. No entanto, continuaremos trabalhando e a equipe técnica continuando atuando, inclusive aprovamos que seja feito um planejamento técnico para que a CPI aponte uma solução acerca do reajuste, principalmente antes ao índice”, destacou o presidente.
Elizeu ainda destacou sua preocupação em relação a essa postergação temporária. “Sabemos que essa postergação é temporária, por esse motivo a equipe técnica estará trabalhando arduamente para que não tenhamos um aumento de dois dígitos, o que está sendo cogitado seria 16% até 19%, como está previsto. Vamos trabalhar para que a população não venha ser ainda mais lesada”, frisou Nascimento.
Participaram da reunião os parlamentares os membros da CPI da Energisa-MT, o presidente Elizeu Nascimento, relator Carlos Avallone (PSDB) e o deputado Faissal Calil (PV).
Os diretores da Aneel, que estavam convidados para a oitiva, enviaram um e-mail informando que não iriam comparecer à reunião. A justifica, de acordo com o comunicado, seriam compromissos assumidos anteriormente.
Política MT
Deputado visita Central de Abastecimento de Cuiabá e garante apoio aos pequenos produtores
Publicado
8 de abril de 2021 - 08:20
Foto: CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA
Representante da agricultura familiar, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) esteve na Central de Abastecimento de Cuiabá na última quarta-feira (07) para ouvir as reivindicações de feirantes, ambulantes e pequenos produtores que atuam no local e se comprometeu em apoiar incondicionalmente a categoria, que ele próprio pertence.
Recebido pela presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá, Marilda Giraldelli, conhecida como ‘Baixinha Giraldelli’, o parlamentar, que também é um pequeno produtor rural, explicou que vive de perto os problemas enfrentados pelo setor e disse que irá trabalhar por melhorias no local.
“Viemos na Central de Abastecimento de Cuiabá, conhecer este núcleo onde os pequenos produtores rurais trazem suas mercadorias para serem comercializadas. Recebemos aqui denúncias de que os produtores atuam em condições péssimas de trabalho. Aqui você encontra produtores trabalhando debaixo do sol, debaixo da chuva e precisamos modificar isso”, disse o deputado, que mostrou interesse em apoiar a iniciativa de criar um banco de alimentos.
“Aqui existe uma ideia de fazer um banco de alimentos, pois muitas coisas aqui que são jogadas no lixo podem ser aproveitadas. Precisamos fazer alguma coisa e vamos responder com atitudes e não com palavras”, garantiu.
A presidente da Associação Marilda Giraldelli, que atua no ramo há mais de 35 anos, agradeceu a visita do parlamentar e comemorou a chegada de um deputado que conhece de perto o setor no Legislativo Estadual.
“Contamos com seu apoio e esperamos que não seja mais um que senta naquela cadeira e nos esqueça. Porque de politicagem, a Central já passou e já vem vindo desde o Verdão. Contamos com que o Gilberto entre com atitude e nos ajude a mudar”, declarou.
Criada em 2015, em parceria da prefeitura de Cuiabá e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para atender pequenos produtores rurais do município, a estrutura da Central de Abastecimento vem sendo muito criticada pelo setor nos últimos anos.
De acordo com permissionários que atuam no local, o espaço ainda precisa de asfalto e um galpão do produtor para evitar que os feirantes trabalhem debaixo da chuva e do sol.

Estados e municípios também serão investigados por CPI da Covid, diz Senador

Luisa Marilac precisa retirar silicone urgentemente: “Sinto dores insuportáveis”

‘BBB 21’: Sarah Andrade decide mexer no rosto e médico mostra o antes e depois

Os melhores bolões para apostar na Dupla de Páscoa

Além das lives: setor de eventos para área empresarial se reinventa na pandemia
Polícia


Três pessoas são presas por tráfico de drogas em empresa no distrito industrial de Rondonópolis
Assessoria | Polícia Civil-MT Três pessoas, entre elas um adolescente, envolvidas com a venda de drogas em Rondonópolis (212 km...


Polícia Civil cumpre prisão de homem que invadiu ótica em Pedra Preta e desferiu golpes de faca na ex-esposa
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Pedra Preta prendeu na tarde desta sexta-feira (09) o autor da tentativa de...


Ao som do rasqueado, Banda da Polícia Militar e Sesc/MT celebram 302 anos de Cuiabá
Ao som do autêntico rasqueado cuiabano o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso e o Sesc/MT – homenagearam...
Mato Grosso


Sexta-feira (09): Mato Grosso registra 327.449 casos e 8.487 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (09.04), 327.449 casos confirmados da Covid-19 em...


Mato Grosso recebe 142 mil doses de vacina contra Influenza
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu, na quinta-feira (08.04), 142 mil doses da vacina contra Influenza do Ministério da...


Parceria entre Governo e prefeitura garante recuperação de 26 km da MT-160
O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cáceres realizou a reconstrução de quase 26 quilômetros da rodovia...

Política MT


Diretores da Aneel não compareceram à oitiva da CPI da Energisa
Foto: MARCOS LOPES / ALMT A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa estava preparada para realizar uma oitiva com...


Deputado visita Central de Abastecimento de Cuiabá e garante apoio aos pequenos produtores
Foto: CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA Representante da agricultura familiar, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) esteve na Central de...


No aniversário de 302 anos de Cuiabá, Botelho homenageia profissionais de Saúde
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Na certeza de que dias melhores virão e a população cuiabana poderá comemorar com festa outros...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 09:24
Em vídeo, profissionais que atuam na UTI Covid fazem apelo à população de Tangará
-
Tangará da Serra6 de abril de 2021 - 19:09
Tangará entra para nível Muito Alto e deve adotar quarentena de 10 dias
-
Tangará da Serra3 de abril de 2021 - 20:22
Motorista perde controle e tomba carreta na Serra do Parecis
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 11:23
Bar no Antônio Conselheiro é interditado por descumprir decreto estadual
-
Política Nacional6 de abril de 2021 - 17:55
Ex-prefeito de Teresina é encontrado morto à frente de portaria de prédio
-
Tangará da Serra6 de abril de 2021 - 10:56
Morre músico tangaraense Celso Máximo; Município decreta Luto oficial
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 15:03
Namorado suspeito de matar jovem em Brasnorte é preso na rodoviária de Tangará
-
Tangará da Serra3 de abril de 2021 - 20:42
Motocicletas colidem e condutor é detido por suspeita de embriaguez