Política MT
Deputado Claudinei apresenta demandas de escola de Alto Araguaia para Seduc
Publicado
25 de novembro de 2020 - 13:20
Deputado Claudinei entrega duas proposições ao secretário Alan Porto
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS
Com a presença do secretário estadual de Educação, Alan Porto, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta manhã de quarta-feira (25), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) aproveitou para entregar duas importantes proposições em atendimento à Escola Estadual Maria Auxiliadora, localizada no município de Alto Araguaia (MT).
Entre as reivindicações apresentadas pelo parlamentar constam a conclusão da instalação de dutos e condutores para alimentação de equipamentos para climatização com a vistoria da Seduc e, também, a aquisição de 32 aparelhos de ar condicionado para atender a unidade escolar.
De acordo com o documento emitido pela diretora da instituição, Veralice Mota de Almeida, há três anos ocorreram as obras para implantação dos climatizadores na escola e, agora, só depende da vistoria por parte da Seduc. Também, é apontado que essa iniciativa contou com apoio de importantes parceiros, como representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Inspetoria Nossa Senhora da Paz, servidores e irmãs salesianas que empenharam na promoção de eventos para arrecadação de recursos financeiros.
“Realmente é preciso uma atenção especial para essa escola. Mato Grosso é um estado que tem uma condição climática com altas temperaturas que, consequentemente, necessita que as unidades escolares contem com ares-condicionados para dar conforto para os professores e alunos e, assim, não interfira no aprendizado da comunidade escolar. Agradeço ao secretário pela atenção nos dada e esperamos ter boas notícias com brevidade”, explana Claudinei.
Situação – A obra para a instalação dos climatizadores na escola foi finalizada em 2018, sendo que foram encaminhadas pela diretoria quatro solicitações para a Seduc e não teve retorno até o momento.

Política MT
Campanha Janeiro Branco reforça importância da rede de atendimento
Publicado
21 de janeiro de 2021 - 09:15
Dr. Eugênio foi autor da Lei 11.155/2020 que autorizou contratação emergencial de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e médicos psiquiatras durante a pandemia
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A Lei 11.203/2020, de autoria do deputado Dr. Gimenez, estabelece a política de diagnóstico e tratamento para depressão
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A pandemia impôs novos costumes e o isolamento social contribuiu para despertar desconfortos emocionais e até doenças, como transtorno de ansiedade e depressão. Neste contexto, a campanha nacional Janeiro Branco tem como tema “Todo cuidado conta” e busca reforçar a importância da rede de apoio e cuidado à saúde mental e das múltiplas necessidades — públicas e privadas — relativas à saúde mental das pessoas.
O psicólogo e servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Raul Tibaldi, destaca que a pesquisas apontam, por exemplo, o desencadeamento de transtornos de ansiedade e depressão e indícios de aumento do comportamento suicida durante o isolamento social. “Parece inegável que muitos a nossa volta experimentaram sentimentos de medo, ansiedade e tristeza, entre outros, com mais frequência e maior intensidade devido ao contexto pandêmico e, em especial, ao modo como ele foi gerenciado no Brasil”, afirma o psicólogo.
De acordo com Raul Tibaldi, psiquiatras e psicólogos relatam aumento do número de queixas e procura por atendimentos. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde explicou que a saúde mental é o tema central da campanha Setembro Amarelo, mas que ao longo de todo o ano a rede de profissionais e apoio às pessoas fica disponível na rede básica de saúde e nos centro especializados, inclusive durante o período de isolamento.
Para o psicólogo, as políticas públicas de saúde mental e assistência social brasileiras são planejadas para serem suficientes. Contudo, considerando o atual contexto político do país, isso tem sido cada vez mais dificultado em sua efetivação. “O último exemplo mais relevante disso foi a tentativa de revogação, pelo Ministério da Saúde e Governo Federal, de diversos atos normativos que regulam a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Nesse sentido, a ampliação e melhoria do atendimento público à saúde mental passa, dentre outros aspectos, pela defesa e fortalecimento das políticas públicas do SUS, SUAS e RAPS”, afirma Tibaldi.
Durante a pandemia do novo coronavírus, a Lei 11.155/2020 autorizou a contratação emergencial temporária de psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, para oferecer atendimento às vítimas de depressão e tendências suicidas em decorrência do isolamento social. De autoria do deputado Dr. Eugênio, a lei visa o atendimento para aqueles que passaram pela dor da perda de entes queridos, que tiveram consequências emocionais geradas pelo confinamento social ou pela impossibilidade de garantir o sustento de suas famílias, no caso dos trabalhadores informais e outros.
Outras leis – Para auxiliar no diagnóstico e tratamento de pessoas com depressão, foi sancionada no ano passado a Lei 11.203/2020, que institui a política de diagnóstico e tratamento na rede de saúde pública de Mato Grosso. De autoria do deputado Dr. Gimenez (PV), a nova regra também cria um protocolo de identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes na rede pública diagnosticados com depressão. Além disso, o estado deve promover campanhas de conscientização sobre o tema junto aos diferentes públicos afetados, de forma mostrar a gravidade da doença.
“O estado não pode se furtar da responsabilidade em relação à saúde pública e tem o dever de esclarecer a população que esta doença desencadeia muito sofrimento, incapacita e quando não tratada pode levar a pessoa a não querer mais viver. Também traz inúmeros prejuízos à economia e ao próprio estado por estar entre os principais motivos de afastamentos e licenças médicas”, afirma Dr. Gimenez.
O Projeto de Lei 101/2019, que regulamenta a campanha Janeiro Branco em âmbito estadual, está em tramitação na ALMT. Ele já foi aprovado na comissão de mérito, Comissão de Saúde, e na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e está apto para apreciação em Plenário.
Política MT
Presidente da ALMT recebe Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá e garante parceria
Publicado
21 de janeiro de 2021 - 08:21
Deputado Eduardo Botelho recebeu vereadores em seu gabinete na ALMT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), recebeu em seu gabinete, na manhã de quarta-feira (20), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá e sugeriu uma agenda conjunta de discussões sobre o meio ambiente e temas pontuais, como a mudança do modal de VLT para BRT e a vacinação contra a Covid-19, provocada pelo coronavírus.
A Mesa Diretora do Legislativo cuiabano esteve representada pelo presidente, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), Luiz Fernando (Republicanos), 2º vice-presidente, e Paulo Henrique (PV), primeiro-secretário. Eles conversaram no gabinete da presidência.
“Vamos trabalhar em conjunto em vários temas, como a questão do meio ambiente, que é muito importante, uma vez que Cuiabá e Várzea Grande são os grandes poluidores do rio Cuiabá, da Bacia do Pantanal. Nós queremos a Câmara junto, participando das discussões da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia”, disse o presidente.
O presidente da Assembleia Legislativa disse também que temas pontuais como BRT e vacinação serão tratados nessa interação dos legislativos. “E tem as discussões pontuais, agora, que são a questão da mudança do modal, VLT para BRT e da vacinação que também vamos conduzir em conjunto com a Câmara de Vereadores de Cuiabá e de Várzea Grande, que também vamos chamar para estes debates”, declarou.
Eduardo Botelho sugeriu a criação de um grupo denominado Todos por Mato Grosso e contra a Covid. “Formar um grupo todos por Cuiabá, todos por Várzea Grande e todos contra a Covid. Todos por Mato Grosso, esse é o nosso objetivo”, afirmou.
Juca do Guaraná (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, afirmou que a visita ao presidente da Assembleia Legislativa foi para discutir uma interação maior entre os dois legislativos. “Vamos estar juntos discutindo em conjunto temas pertinentes a Cuiabá, como a mudança do modal, que não foi discutida com a Câmara, e da vacina. Colocamos a Câmara de Vereadores à disposição para trabalharmos juntos”, declarou.
“Quero parabenizar o presidente Botelho, que está dando espaço para a Câmara de Vereadores. É uma oportunidade não para o vereador Juca do Guaraná, ou para os vereadores, mas para a população cuiabana. Isso é inédito, há oito anos como vereador não tinha visto esse espaço. Os assuntos pertinentes a Cuiabá vamos defender com toda a garra que exigem”, concluiu o parlamentar.

Embraer 195 que homenageia Ayrton Senna retorna ao Brasil

Vacina de Oxford deve ter dose única para atingir mais pessoas, diz Fiocruz

Bloco de Lira é protocolado adicionando dois partidos: PSL e Podemos

Pressionado para cobrar governo na pandemia, Aras se reúne com Pazuello

Investimentos de R$ 9,9 mi em maquinário e equipamentos contempla pequenos produtores de 83 municípios de MT
Polícia


Autor de roubo a residência é identificado e preso após investigações da Polícia Civil
Assessoria | Polícia Civil-MT Um dos autores de um roubo a residência ocorrido em Campo Novo dos Parecis (396 km a noroeste de...


PM desmantela quadrilha e recupera dinheiro de golpe de site de compra e venda pela internet
Equipes do 10º BPM prenderam nesta quinta-feira (21.01), nove pessoas, sendo seis mulheres e três homens por estelionato. Um décimo...


Envolvidos em roubo com restrição de liberdade da vítima são presos pela Polícia Civil no interior
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Dois envolvidos em um roubo majorado ocorrido no município de Tabaporã (643 km ao norte de Cuiabá),...
Mato Grosso


Investimentos de R$ 9,9 mi em maquinário e equipamentos contempla pequenos produtores de 83 municípios de MT
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), concluiu nesta quinta-feira (21.01) a...


Dois municípios registram alto risco de contaminação pela Covid-19
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (21.01) o Boletim Informativo n° 319 com o panorama da situação epidemiológica da...


Escola Estadual Arlete Maria recebe primeira reforma geral em 30 anos
A Escola Estadual Professora Arlete Maria da Silva está transformada. Depois de 10 anos de muita luta, de obras paralisadas,...

Política MT


Campanha Janeiro Branco reforça importância da rede de atendimento
Dr. Eugênio foi autor da Lei 11.155/2020 que autorizou contratação emergencial de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e médicos psiquiatras...


Presidente da ALMT recebe Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá e garante parceria
Deputado Eduardo Botelho recebeu vereadores em seu gabinete na ALMT Foto: JLSIQUEIRA / ALMT O presidente da Assembleia Legislativa de...


Thiago Silva comemora assinatura de convênio de mais de R$ 40 milhões para a educação
Thiago Silva na solenidade de assinatura de convênios no Palácio Paiaguás Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA O deputado estadual Thiago...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades15 de janeiro de 2021 - 18:00
Grave acidente registrado entre Barra do Bugres e Assari
-
Tangará da Serra15 de janeiro de 2021 - 18:50
Morre pioneiro tangaraense João Zanata
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 18:20
Morre o professor tangaraense Adavilso Parpineli, vítima de COVID-19
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 10:45
Motorista invade preferencial, colide contra motocicleta e fere condutora
-
Tangará da Serra18 de janeiro de 2021 - 18:26
Mais um pioneiro morre vítima da COVID-19 em Tangará da Serra
-
Cidades18 de janeiro de 2021 - 13:48
Homem morre em acidente na Serra dos Parecis
-
Cidades15 de janeiro de 2021 - 12:12
Aulas na Rede Estadual começam dia 8 e não serão presenciais
-
Mulher16 de janeiro de 2021 - 17:49
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno