conecte-se conosco


Política MT

Deputado Avallone homenageia UFMT pelas ações no combate à pandemia

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB), coordenador do Observatório Socioeconômico da ALMT, entregou ontem (4/8) por meio de uma live, moções de aplauso a gestores, professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reconhecimento pelo trabalho dos vários departamentos da instituição no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Como ex-aluno formado pela UFMT, tenho muito orgulho de ver a postura humanitária e de largo alcance social da instituição neste momento difícil que afeta a todos, e por isso a Assembleia Legislativa está reconhecendo e valorizando estas iniciativas através das Moções de Aplauso. Todas foram aprovadas em plenário e cada homenageado receberá nos próximos dias o certificado impresso, já que o isolamento social impede a entrega presencial que normalmente ocorre em sessão solene na sede da Assembleia”, justificou.

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, foi homenageado pelo conjunto das ações desenvolvidas pela universidade no combate à pandemia. Na proposição, o deputado Carlos Avallone ressaltou que “em nome da população mato-grossense, reconhecendo e louvando essas iniciativas que mostram o comprometimento da UFMT com a saúde da população, cumpre-me propor a presente Moção de Aplauso”.

“A vida, às vezes, nos coloca desafios dos quais não temos sequer um esboço para tentar resolver. Dirigir uma instituição do porte da UFMT em um contexto de pandemia é um deles”, sintetizou o reitor, antes de elencar algumas das muitas atividades desenvolvidas pela universidade nos campus do Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. “Sei que essa homenagem é simbólica, representando os professores, técnicos administrativos e estudantes à frente desta batalha. Digo que sou apenas um fio condutor, tento buscar e dar condições para que as pessoas exerçam suas tarefas de ensino, pesquisa e extensão”, completou o reitor.

Depto de Arquitetura

Um dos projetos celebrados com as moções de aplauso foi o de confecção de máscaras protetoras faciais, realizado pelo Fab.lab do Departamento de Arquitetura, coordenado pelo professor Maurício Guimarães de Oliveira. Além das mais de duas mil face shields produzidas com a partir de impressoras 3D e distribuídas a profissionais da saúde da Grande Cuiabá, o Fab.lab também produz videolaringoscópios e adaptadores para máscaras de mergulho, que auxiliam na respiração dos pacientes da Covid-19.

A equipe responsável por este projeto de grande relevância social é formada pelos professores da Arquitetura, Alexandre Saul Palma e Luciana Pelaes Mascaro;  Marcelo Amorim Marchiori (Instituto de Física); e Marina Garcia Lara, do Colégio Notre Dame de Lourdes. Também foram homenageados os estudantes Amanda Moraes Prado, Karine Hellen Silva Pimenta, Gustavo de Oliveira Neri e Andrés Bazán, todos voluntários no projeto do Depto de Arquitetura.

Projeto Álcool Gel/UFMT

Entre os gestores da universidade, foram homenageados o professor Martinho da Costa Araújo, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, ao qual está vinculado o projeto de extensão de produção de álcool em gel pela UFMT, e o professor Carbene França Lopes, Coordenador Geral da Central Analítica de Combustíveis do Departamento de Química, que também atua no projeto que já produziu mais de55 mil litros de álcool gel para distribuição nos campus da UFMT e em hospitais.

O Projeto de Extensão Álcool Gel/UFMT foi celebrado na pessoa de seu coordenador geral, o professor Ailton José Terezo, Coordenador Técnico da Central Analítica de Combustíveis. Além dele, foram homenageados os professores Adriano Buzutti de Siqueira; Andre Luiz Agnes Stein; Carlos Roberto Porto Dechandt; Claudia Marlise Balbinotti Andrade; Francisco Xavier de Campos; Irene Cristina de Mello; Katiuchia Pereira Takeuchi; Leonardo Gomes de Vasconcelos; Marcos Alberto de Carvalho; Marilza Castilho Terezo; Mariuce Campos de Moraes; Tereza Auxiliadora Nascimento Ribeiro; Thiago Meirelles Ventura, diretor do Escritório de Projetos e Processos (EPP); e a pesquisadora Adriana de Paula Cardoso Siqueira.

Também foram homenageados os técnicos Daniel Ippolito Pelufo, engenheiro químico responsável pelo projeto; Adriene de Moura Barboza; Antonio Dionisio de Souza; Benedito Rodrigues da Silva Ferraz; Marcos Roberto Limas de Almeida;  e Washington Ferreira Faria e os estudantes Ademir Breda Junior; Aline Beatriz Mucellini; Alynne Gabrielle Oenning Armani; Anderson José dos Santos; Antonio Gierdson Lima dos Santos; Bruna Gonçalves de Moura; Camila Dantas da Silva; Carlos Daniel Cruz de Arruda; Daniel Cayna Almeida Soares Kurpel Daron; Davi Jaivona Vittorazzi; Douglas Lisboa Ramalho; Eduardo Gabriel Corrêa Barbosa; Eduardo Gomes Prudencio; Eduardo Henrique da Costa; Emillyn Tayellen Viana dos Santos; Felipe Perin Bezerra; Fernanda Silva Lira; Fernando Rogério Domingos de Siqueira; Gabriel Ribeiro dos Anjos; Gabrielly Cristyna Neves Kuss; George Luiz Marques Pinheiro; Geovana Teixeira Alves da Silva; Guilherme Gustavo Silva Amorim; Hildo Antonio Jarcem do Nascimento; Joao Paulo Jose da Silva; Juliana Siqueira Duarte; Juliano Batista Rodrigues; Kamilla Augusta de Assis Silva; Karoline Moreira de Paiva; Kezya dos Santos Nogueira; Luan Claiton de Moraes Marostegan; Maionara Oliveira França; Márcio Sodré Goncalves Vieira; Mariane Barros da Silva; Marielle Xavier Nascimento; Matheus Cassiano Medeiros Santos; Matheus Dargesso Luckachaki; Meury Joicy Biazatti; Milena do Nascimento Pereira; Rafael Maifrede Motta; Rhuan Marcel Santini Duarte; Roberts da Silva Gonsalves; Rodrigo Esaú Vassoler e Silva; Sandynara Aguiar Gama Soares de Oliveira; Sylvia Karolina Santos; Thais Rodrigues Costa Silva; Weliton Barreto da Silva; Willian de Arruda Silva; Mateus Rocha Ripari, estudante do Ensino Médio.

Ainda pelo projeto Álcool Gel, foram contemplados os apoiadores técnicos Adriano Aparecido de Oliveira, secretário de Infraestrutura da UFMT; Cristiano Maciel, diretor da Fundação Uniselva; Elieu Bispo Santiago; Anderson Rodrigo de Almeida; Edezio Gonçalves de Queiroz; Guilherme de Almeida Costa; Adevanilson Gonçalves; Valdivino Mendes da Silva; José Roberto Lino; Silvânio Ribeiro de Souza; Fernando Ferrari Frutuoso Stachack; Jacqueline Rodrigues de Andrade; e Samuel de Oliveira Souza.

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política MT

Deputado João Batista destina emenda para escola de Alto Taquari

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), por meio de emenda parlamentar, destinou o valor de R$ 50 mil para a Escola Estadual Dennis Manerich de Oliveira, localizada no município de Alto Taquari, distante a quase 500 km de Cuiabá. A iniciativa deu-se pela parceria entre o parlamentar e o vereador da cidade, Gregório T. M. Almeira (PSB). O empenho financeiro, como consta no protocolo 137320/2020, realizado na Secretária de Estado de Educação (Seduc), deve ser destinado para aquisição de mobiliário.

João Batista explicou que ações como as destinadas para o município de Alto Taquari, são realizadas em várias outras cidades do Estado, ressaltando a importância da atuação dos vereadores.

“Parabenizo a iniciativa do vereador Gregório, é este tipo de parceria que precisamos. O deputado estadual consegue atuar efetivamente dentro dos municípios quando existe comprometimento dos seus representantes, isso vale para os prefeitos e vereadores. Tenho certeza de que vamos poder ajudar ainda mais a cidade de Alto Taquari”, destacou o deputado.

O pedido, de acordo com o vereador Gregório, é apenas uma das ações apresentadas ao deputado, informando que outros projetos que beneficiam o município de Alto Taquari ainda estão por vir.

“Antes de tudo quero aqui agradecer o empenho do deputado João Batista em ajudar o nosso município, que precisa de toda atenção. A Escola Estadual Dennis Manerich de Oliveira é uma boa escola, mas precisa de manutenção como qualquer outro órgão público. O dinheiro destinado pelo deputado irá ajudar muito, dando melhores condições de trabalho para os professores e um ambiente mais aconchegante para os alunos. Agora estamos articulando a reforma do banheiro da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho”, disse o vereador.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Projeto dá publicidade aos motivos para concessão de incentivos fiscais

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

 O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor de um projeto de lei (PL 639/2020) que aumenta a transparência dos atos do governo do estado ao conceder incentivos fiscais e tributários às empresas privadas.

Pela proposta, será levado ao conhecimento público o voto do representante de Mato Grosso no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em todas as deliberações referentes à concessão ou revogação, total ou parcial, de benefícios financeiros e fiscais relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

A publicidade será feita pelo Poder Executivo por meio da Secretaria de Estado de Fazenda. As informações, obrigatoriamente, deverão conter a justificativa do voto com o detalhamento da motivação fundada em dados para a concessão do benefício fiscal bem como conter informações a respeito da previsão de impacto financeiro, econômico e social ao Estado, inclusive com informações fiscais relativas ao benefício.

Caberá, ainda, à Sefaz a responsabilidade pela edição anual, publicada até o último dia útil do primeiro mês de cada ano fiscal, do relatório detalhado contendo todos os convênios vincendos naquele ano fiscal e a respectiva intenção do representante mato-grossense.

Na avaliação do deputado Wilson Santos, o projeto de lei está em conformidade com o interesse público, uma vez que, em um momento de fácil acesso à informação, não cabe ao Executivo omitir informações de qualquer natureza,  ainda mais em se tratando de benefícios fiscais consiste em favorecimento da administração pública a particulares.

“Nos dias atuais não se pode aceitar que os atos administrativos sejam convalidados tacitamente, pela simples omissão do gestor público em comunicar a toda à sociedade as decisões tomadas”, afirma. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana