Política MT
Delegado Claudinei discute segurança pública com Eduardo Bolsonaro
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) participou, no último dia 4, da quinta edição da feira de agronegócio “Farm Show”, em Primavera do Leste (MT). O evento, promovido pelo Sindicato Rural do município, visa integrar setores ligados à agropecuária. Também estiveram presentes os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Nelson Barbudo (PSL-MT), José Medeiros (Pode-MT), entre outras autoridades.
A feira, que é considerada uma das 50 maiores do país, proporciona aos produtores do campo o acesso às novidades tecnológicas que favorecem o aumento do potencial produtivo e econômico da região. Os parlamentares aproveitaram a feira para discutir assuntos relacionados ao cenário atual da política em Mato Grosso e no Brasil.
No encontro, Delegado Claudinei conversou com o deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre uma de suas principais preocupações no estado: os crimes dentro das penitenciárias que intensificam a atuação de organizações criminosas. O delegado defende que é preciso a implantação de bloqueadores de celulares e detectores de metais no sistema prisional.
Outro ponto preocupante levantado pelo deputado estadual é a necessidade de intensificar a segurança na fronteira de Mato Grosso e Bolívia devido a entrada e saída de entorpecentes, como, também, veículos roubados e furtados – principalmente caminhonetes a diesel.
“É preciso uma tratativa interna, para nos ajudar a articular essa situação junto com o Ministro da Justiça e, até mesmo, com o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. O foco é fortalecer a segurança com as forças armadas do Exército, como, também, a Força Aérea Brasileira (FAB). Acho importante (essa atuação), para diminuir a entrada de cocaína por via aérea, através de aviões clandestinos de crimes organizados”, pontua o parlamentar.
Delegado Claudinei lembra que muitos veículos roubados no Brasil chegam a ser trocados por drogas no país boliviano. “É uma questão de forçar as parcerias entre o exército, a aeronáutica e as instituições de segurança pública dos dois países”, ressalta.
Eduardo Bolsonaro diz que há várias medidas a serem aplicadas diante das situações apontadas por Claudinei. O deputado federal se colocou à disposição para avaliar a melhor forma de solucionar os problemas elencados.
“O delegado (Claudinei) não só falou sobre a fronteira, como também do setor penitenciário que as facções criminosas comandam em Mato Grosso, uma realidade vivida no país inteiro. O que podemos fazer para isso? Temos Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), temos o Sérgio Moro (Ministro da Justiça)… Enfim, várias medidas que podem ser tomadas”, disse o deputado federal.
Claudinei considera que o encontro foi de grande valia, pois a sua gestão não caminha de forma isolada e, sim, aliada junto ao governo federal para que as reivindicações da população mato-grossense sejam atendidas.
Segurança Pública – Delegado Claudinei – quinto parlamentar mais votado no estado de Mato Grosso, apresenta um perfil político bem próximo ao de Eduardo Bolsonaro, que foi reeleito em 2018 para a Câmara dos Deputados como o mais votado na história do país.

Claudinei avalia que as propostas de ambos os parlamentares no setor da segurança pública são bem correlatas, em relação à redução da maioridade penal, fim do auxílio-reclusão para presos, trabalho obrigatório para presos para remição da pena e o fim do indulto de Natal.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Espaços de Acolhimento às Vítimas de Violência Doméstica nos Hospitais Regionais de Mato Grosso
Com o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação de Espaços de Acolhimento nos Hospitais Regionais de Mato Grosso.
Conforme o Projeto de Lei, apresentado nesta quarta-feira (28.05), o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta, preferencialmente por profissionais mulheres, sendo: assistentes sociais, psicólogas, psiquiatras, médicas, enfermeiras e assessoras jurídicas.
A proposta é que o hospital disponibilize um espaço físico para que haja um atendimento diferenciado, de forma sigilosa, humanizada, disponível 24 horas por dia.
O parlamentar comentou que no Hospital Municipal de Cuiabá existe esse espaço. Porém, preciso disseminar o atendimento para além da Capital.
De acordo com dados do painel “Violência Contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Mato Grosso, no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 70 novos processos de feminicídio e 6.531, de violência doméstica, além de 4.867 medidas protetivas.

“Apesar de toda a rede de apoio que já existe em Mato Grosso, a nossa proposta é que esse espaço nos hospitais regionais facilite o acesso, e consequentemente a acolhida, necessária à mulher vítima de violência doméstica e familiar”, destacou Chico Guarnieri.
Política MT
Proposto por Chico Guarnieri, roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Foto: Gilberto Leite / ALMT
O roteiro de visitas técnicas aos locais turísticos de Mato Grosso, proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado pela Comissão de Indústria, Comércio e Turismo (CICT) da Assembleia Legislativa. A reunião foi realizada nesta terça-feira (20.05). A ideia do parlamentar, que é também o presidente da Comissão, é avaliar o potencial turístico e industrial do estado, para construir um diagnóstico detalhado que contribua com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
“Vamos rodar o estado de Mato Grosso por inteiro, escutando a população, empresários, gestores locais e conhecendo de perto as demandas e vocações econômicas de cada região”, explicou Guarnieri.
A previsão é que as visitas comecem em junho, pela região Noroeste. Devem ser visitados os municípios de Barra do Bugres (cidade natal de Chico Guarnieri), Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
“Queremos ver de perto as iniciativas que estão dando certo e entender os desafios enfrentados pelas cadeias do turismo, comércio e indústria nessas localidades. Vamos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento regional com base na escuta e na articulação com os atores locais”, afirmou
As visitas técnicas também serão estendidas para a região do Araguaia, Vale do Rio Jauru, além da própria Baixada Cuiabana.
“Essas regiões têm enorme potencial turístico que precisa ser valorizado e promovido. O turismo, aliado ao comércio e à indústria local, pode gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias”, enfatizou o deputado Júlio Campos, que também é membro da Comissão.

Com o roteiro aprovado, a CICT poderá articular as visitas aos municípios com apoio do poder público local.
-
Polícia7 dias atrás
Menor de 14 anos violentou filho da vizinha de 6 anos na frente do irmão da vítima
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Ação conjunta entre delegacias prende investigado por roubo em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Romer Japonês articula emenda com Carlos Fávaro e garante R$ 1 milhão para Tangará
-
Brasnorte6 dias atrás
Prefeito de Brasnorte detalha projeto de financiamento que reduzirá gastos com energia e beneficiará mil famílias
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Motopatrulhamento prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Mulher morre em acidente com carreta carregada na Serra de Deciolândia
-
Tangará da Serra17 horas atrás
Motocicleta furtada durante Lei Seca é recuperada pela DERF em Tangará
-
Brasnorte6 dias atrás
Brasnorte realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. “Compromisso com a inclusão”, destaca Primeira Dama