Polícia
Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande prende mais de 330 criminosos em 2018
Publicado
27 de dezembro de 2018 - 11:32Camila Molina | PJC-MT
![]() |
Com foco na desarticulação de organizações criminosas que atuam em roubos com emprego de arma de fogo e violência, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf), da Polícia Judiciária Civil, fechou 2018 com 338 pessoas presas em ações da unidade. Foram 14 operações policiais que resultaram na prisão em flagrante de 189 pessoas e de outras 149 por força de mandado de prisão, realizadas ao longo do ano.
Mesmo atuando em investigações de todos os delitos patrimoniais, a Delegacia colocou como prioridade o combate aos roubos, uma vez que o crime além de atacar o patrimônio gera risco a vida da vítima. Para eficácia dos trabalhos investigativos, a delegacia conta com o plantão de atendimento aos locais de crime, em qualquer horário do dia, além das equipes de investigação de cada delegado.
Segundo a delegada titular da Derf-VG, Elaine Fernandes da Silva, o trabalho da Especializada em 2018 foi voltado para a identificação de membros de facções criminosas e o desmantelamento de quadrilhas. O atendimento célere e de excelência nos locais de crime foi um dos fatores fundamentais para o sucesso das ações. “As apurações começam imediatamente, quando os vestígios deixados pelos criminosos ainda estão presentes, facilitando a identificação dos suspeitos e suas próximas ações”, disse Elaine.
Para a delegada, mesmo em caso de roubos a residência e empresas, o objetivo principal dos criminosos ainda são os veículos. As investigações, conforme a delegada, apontam que o objeto alvo é o carro ou caminhonete das vítimas, que geralmente, são encomendados por outros integrantes do grupo criminoso, distintos dos autores do assalto.
“Diferente do que muitos pensam, os criminosos não subtraem o veículo para ser utilizado na fuga. Em grande parte dos casos, o carro ou caminhonete encomendado, é deixado para ‘esfriar’ (período verificação se tem ou não rastreador), e depois buscado em momento mais oportuno. Nesse tempo muitos veículos são localizados”, explicou.
![]() |
Elaine afirma que mesmo com a ação imediata, uma das grandes dificuldades de trabalhar em Várzea Grande é a distância entre bairros, que facilita a fuga dos criminosos. “Aqui, os bairros são isolados, existem muitos nichos, galpões abandonados, que se transformam em esconderijos, dificultando muito o trabalho da Polícia”, destacou.
Durante o ano, a Derf de Várzea Grande deflagrou 14 operações que tiveram como foco membros de organizações criminosas envolvidas em roubos a residências e comércios. Entre os trabalhos de destaque está operação “Elos”, deflagrada no mês de setembro que cumpriu 48 ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão.
A operação foi desencadeada para repressão de uma associação criminosa considerada de alta periculosidade e organizada para a prática de crimes diversos no município. As ordens judiciais, expedidas pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, visavam à captura de autores de crimes como roubos, furtos, receptação, homicídios, entre outros ilícitos. Na ação, também foram apreendidas porções de entorpecentes e uma arma de fogo.
Em quatro fases a operação “Decretados”, realizada uma a cada bimestre cumpriu ordens judiciais contra suspeitos, identificados como integrantes de quadrilhas, envolvidos em crimes de roubos a residências e comércios de Várzea Grande.
![]() |
Equipe motivada
A delegada Elaine Fernandes avalia que os números alcançados pela Derf de Várzea Grande retratam veracidade de todo trabalho realizado pela Delegacia, que apesar das dificuldades enfrentadas, a união da equipe foi o grande diferencial para alcançar o resultado.
“Esse ano foi muito difícil porque trabalhamos com o efetivo reduzido, ainda assim alcançamos números expressivos. A integração das equipes é um diferencial. Aqui, parece que todos têm mais vontade de ‘ir para cima’, sentimos a garra de todos os policiais, escrivães, investigadores e delegados”, destacou a delegada.
Humanização da Delegacia
Além do combate a criminalidade em Várzea Grande, a Derf de Várzea Grande ainda se preocupou em buscar parcerias para reforma e reestruturação da unidade, visando oferecer maior qualidade no espaço de trabalho aos servidores e atendimento em ambiente melhor à sociedade. A reforma do prédio, realizada quase 90% com recursos da iniciativa privada, durou cerca de 18 meses e proporcionou à Delegacia, uma nova recepção (que antes não havia) para receber o público, cinco novos gabinetes, para delegados e escrivães, e a repaginação na sala dos investigadores.
As obras também contaram com o apoio do Sistema Penitenciário que forneceu reeducandos as obras da unidade, a exemplo do interno, Abadia Paes Proença, que realizou o trabalho de arte na delegacia, confeccionando painéis e telas que valorizaram ainda mais Especializada. A Diretoria de Execução Estratégica (DEE) contribuiu com móveis, aparelhos de ar-condicionado, verbas de adiantamento e materiais novos e usados.
![]() |
Para a delegada Elaine Fernandes, a nova estrutura trouxe mais dignidade aos cidadãos e aos policiais, que muitas vezes passam quase 24 horas por dia dentro da unidade.
“É resultado do esforço de todos os servidores que trabalham na Derf, dos policiais que foram em busca de patrocínio junto a empresários de Várzea Grande (que entenderam que a causa era justa), daqueles que durante meses ficaram aqui trabalhando mesmo com poeira, em meio a obras, dos terceirizados que muitas vezes chegaram a limpar a delegacia três vezes em um só dia”, agradeceu a delegada.
Projeto Social
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande também é responsável pelo projeto social “NFC – Na fita Certa”, que visa prevenir a entrada de adolescentes na criminalidade por meio do desenvolvimento de valores e práticas positivas. A proposta visa promover nos jovens a disciplina proporcionada pela formação desportiva, desenvolvimento do gosto por práticas artísticas, leitura, música, estudo e trabalho.
O projeto-piloto atende 23 alunos da Escola Pública Municipal, Faustino Antônio da Silva, situada no loteamento Colinas Verdejantes, em Várzea Grande, e contempla também as famílias dos adolescentes, funcionando como uma ferramenta de intervenção social voltada para prevenção de roubos e furtos, assim como outros crimes.
![]() |
No projeto, coordenado pelo investigador Renato Barros, os jovens têm a oportunidade de participar de aulas de artes marciais, ministradas pelo professor Osly, da Guarda Municipal, e da Escola de Futebol, com aulas do professor Marcos Geleia e de mais um policial do Batalhão Ambiental com formação específica na área.
Além das práticas esportivas, os alunos do projeto participam de um curso de operador/montador de computador desenvolvido em parceria com o Senai.
![]() |


Cidades
Quatro morrem carbonizados e um fica ferido em acidente na BR-364
Publicado
4 de julho de 2022 - 17:37Quatro pessoas morreram carbonizadas nesta segunda-feira, 04, após uma grave colisão entre uma Toyota Hilux e uma carreta, na BR-364, entre Comodoro e Campos de Júlio (389 e 313 km de Tangará da Serra, respectivamente). Além dos mortos, uma pessoa ficou gravemente ferida.
Veja abaixo o vídeo do acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos bateram de frente. O trecho na região está interditado para o atendimento da ocorrência.
Vídeo do local do acidente mostra o estrago. A caminhonete partiu ao meio com a batida. A carroceria ficou “para trás” e a cabine foi arrastada alguns metros. Veja vídeo no fim da matéria.
Nas imagens é possível ver bastante fumaça no local e alguns focos de incêndio às margens da pista.
O vídeo também mostra o corpo de um homem carbonizado no meio da pista e outros dois dentro da Hilux. “Gente queimando vivo aqui, gente, que acidente horrível. Você está doido”, narra.
O homem que gravou as imagens ainda conta que o motorista da carreta estava vivo dentro do veículo.
ATENÇÃO: IMAGENS SÃO FORTES
Com Repórter MT
Barra do Bugres
Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
Publicado
30 de junho de 2022 - 11:59O Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Tangará da Serra, coordenado pelo Delegado Adil Pinheiro de Paula, com apoio da Delegacia de Barra do Bugres e atendendo a uma solicitação do Núcleo de Inteligência da SSP de Alagoas, cumpriu nesta manhã de quinta-feira, 30, três mandados de prisão pelo crime de homícidio.
Os três indivíduos presos são pai e filhos. O crime aconteceu no Assentamento São Luiz, Povoado de Ouricuri, zona rural da cidade de Atalaia no Estado de Alagoas.
Segundo o Delegado Adil Pinheiro, os suspeitos em dezembro de 2012 assassinaram a vítima Jakson Batista da Silva com disparo de arma de fogo e golpes de facão. Os criminosos estavam escondidos em Barra do Bugres.
De acordo com a PJC, os presos passaram por exame de corpo delito e foram encaminhados para a Cadeia Pública de Barra do Bugres, onde ficam a disposição da justiça.




Articulação de Dr. João garante R$ 830 mil em equipamentos para Centro Cirúrgico de Tangará

Polícia Civil intercepta armas que seriam levadas a facção e impede ‘vingança’ por morte no domingo

Quatro morrem carbonizados e um fica ferido em acidente na BR-364

Homem é preso após correr pelado atrás de crianças e mulheres em Progresso

Cerca de três mil doses foram aplicadas na campanha de multivacinação
Polícia


Quatro morrem carbonizados e um fica ferido em acidente na BR-364
Quatro pessoas morreram carbonizadas nesta segunda-feira, 04, após uma grave colisão entre uma Toyota Hilux e uma carreta, na BR-364,...


Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
O Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Tangará da Serra, coordenado pelo Delegado Adil Pinheiro de Paula, com apoio...


Repressão a organizações criminosas resulta em 82 prisões no primeiro semestre
O enfrentamento da Polícia Civil a organizações criminosas no estado resultou em 82 prisões no primeiro semestre deste ano em...
Mato Grosso


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...


Mato Grosso tem a 4ª gasolina mais barata do país
Mato Grosso tem o 4° preço mais barato do litro da gasolina no país, com R$ 6,99. Os dados são...


Envolvidos em roubos e latrocínio em Sapezal são condenados a 115 anos de prisão
Três homens envolvidos em crimes de roubo e latrocínio ocorridos no ano de 2021 em Sapezal e identificados em investigações...

Política MT


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Sanches confirma fim da licitação do Hospital Regional e quer celeridade na ativação do Centro Cirúrgico
Em postagem nas redes sociais o vereador Eduardo Sanches (Republicanos) comemorou hoje a finalização do processo licitatório para a contratação...


Primeira Dama de Mato Grosso é operada e cirurgia foi um sucesso
Foi realizada nesta manhã de segunda-feira, 13, a cirurgia da Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para remoção do tumor...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 18:19
Em uma semana Tangará salta de 174 para 307 contaminados pela Covid-19
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 16:43
Agricultura Familiar: Dr. João entrega Patrulha Mecanizada ao Bezerro Vermelho
-
Tangará da Serra29 de junho de 2022 - 17:54
Roubo a joalheria: Antes de serem presos criminosos tentaram levar moto e fizeram refém
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 10:01
Família acusa homem de estuprar sobrinha em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 11:49
CNH vencida entre janeiro a junho de 2021 deve ser renovada até dia 31 de julho
-
Tangará da Serra1 de julho de 2022 - 14:57
Bandido arromba e furta loja na Ismael do Nascimento. “Insegurança”, diz vítima
-
Barra do Bugres30 de junho de 2022 - 11:59
Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
-
Tangará da Serra29 de junho de 2022 - 10:25
Sábado é dia de multivacinação em unidades de saúde de Tangará da Serra