quinta, 24 de abril de 2025
Connect with us


Polícia

Delegacia da Mulher e Polícia Comunitária realizam atividades pelo fim da violência de gênero

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Com ações voltadas à prevenção, enfrentamento e repressão aos crimes de gênero, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM) integra a mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismos pelo fim da violência contra as mulheres, que acontece em vários países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil as atividades começaram na última terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Com programação específica, a Delegacia da Mulher em conjunto com a Coordenadoria de Polícia Comunitária, e parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), programou três eventos para a mobilização social voltada a eliminação da violência de gênero, além da participação em todos os eventos da agenda de atividades do CEDM e de outras instituições, como o Ministério Público Estadual, que segue até o dia 10 de dezembro.

“É um período escolhido mundialmente para o lançamento de ações que visam o combate à violência de gênero, onde os segmentos ligados ao atendimento ou enfrentamento da violência contra a mulher se dedicam à elaboração de atividades que tenham o gênero feminino como foco fomentando a prevenção da violência contra a mulher nas suas diversas modalidades”, explicou a delegada titular da DEDM de Cuiabá,Jozirlethe Magalhães Criveletto.

As atividades da Polícia Civil, coordenadas pela Delegacia da Mulher e Polícia Comunitária, iniciam nesta sexta-feira (23.11), das 08h às 12h, com mutirão de atendimentos, palestras dos projetos sociais da PJC, na escola Do Betinho, no bairro  Cinturão Verde, região do Pedra 90. No dia 30 de novembro, o mutirão acontece no bairro Altos da Serra, no salão paroquial da Igreja Católica, das 8h às 12 horas.

No dia 7 de dezembro será realizado o “I Painel de Debates sobre Violência Contra a Mulher”, com exposições referentes aos temas: violência sexual infanto-juvenil, feminicídio e acolhimento às vítimas de violência. O evento ocorrerá no auditório da sede da Polícia Civil, em Cuiabá, das 13h às 18h.

Os mutirões dos dias 23 e 30 de novembro vão atender moradores dos bairros Cinturão Verde e Altos da Serra, bem como bairros circunvizinhos, com atividades sociais por meio dos projetos De Bem Com a Vida e De Cara Limpa Contras as Drogas, trabalhos educativos buscando orientar mulheres e também crianças e adolescentes sobre as formas de violência as quais estão sujeitas, legislação, denúncia e ajuda, visando a disseminação de uma cultura de paz.

Uma equipe de psicólogos da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Deddica) participa das atividades. Nos locais também serão confeccionados boletins de ocorrência e medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Polícia

Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço

Published

on

Uma adolescente de 16 anos, identificada como Heloysa Maria de Alencastro Souza, foi sequestrada e morta, no final da tarde de terça-feira (22), em Cuiabá (a 252 km de Tangará da Serra). O corpo dela foi encontrado com as mãos e pés amarrados dentro de um poço no bairro Ribeirão do Lipa. Quatro pessoas estão envolvidos no crime.

Por volta das 18h, a Polícia Militar juntamente com as equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para uma ocorrência de sequestro no bairro Morada do Ouro.

Quando os militares chegaram no local, os criminosos tinham fugido com um veículo HB20 branco de uma das vítimas, levando a adolescente.

Um trabalho de inteligência foi realizado. Após diversas buscas, a PM localizou, em uma região de mata, duas placas de veículos roubados e um lençol.

Pouco mais à frente, dentro de um poço, o corpo de Heloysa foi achado com as mãos e pés amarrados. Foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para fazer a remoção do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

Após análise das imagens de câmeras de segurança, os militares conseguiram identificar os autores do crime. Em rondas, a PM conseguiu capturar dois homens, sendo um de 17 anos e outro de 18 anos.

Aos PMs, a dupla confessou autoria no crime e afirmou que a morte da menor teria motivação passional e que foram contratados para matar.

O caso segue em investigação para possível prisão de mais envolvidos no crime. A Delegacia de Homicídios conduz o inquérito.

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Polícia Civil prende último envolvido em homicídio em Campo Novo

Published

on

O terceiro envolvido no homicídio qualificado ocorrido em janeiro de 2024, no município de Campo Novo dos Parecis, foi preso pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (08.4), em ação para cumprimento de mandado judicial.

O foragido, de 19 anos, teve a prisão preventiva expedida pelo juízo da Comarca local, decorrente da investigação da Delegacia de Polícia de Campo Novo dos Parecis, para apurar o homicídio contra Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos.

Os policiais civis abordaram o jovem transitando em via pública após denúncia anônima. Diante da prisão o suspeito foi encaminhado para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

O homicídio

No dia 11 de janeiro de 2024, o corpo da vítima foi localizado em uma área de lavoura na zona rural do município. Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo.

Durante as diligências realizadas na época dos fatos, três criminosos foram identificados e dois deles presos em flagrante delito. O revólver calibre 38 e o veículo Golf de cor bordô, utilizados no crime, também foram apreendidos.

Conforme o delegado de Campo Novo dos Parecis, Alexandre Segreto dos Anjos, com a última prisão o inquérito que tramita na Delegacia de Polícia será concluído e os investigados serão indiciados pelo crime de homicídio qualificado, cuja pena pode ultrapassar 30 anos de reclusão.

“A equipe de policiais civis trabalhou com todos os recursos e ferramentas investigativas para esclarecer o crime contra a vida. A conclusão do inquérito com indiciamento dos autores reafirma do compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e com a resposta célere à criminalidade”, destacou o delegado.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana