sexta, 07 de novembro de 2025
Connect with us


Política MT

Declaração dos Direitos do Homem completa 70 anos

Publicado em

Foto: Fablício Rodrigues

/

Secretaria de Comunicação Social

Hoje, 10 de dezembro de 2018, é comemorado o aniversário de 70 anos da Declaração Universal do Homem. O Brasil foi um dos países que aprovaram a resolução apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso possui uma comissão específica, responsável por emitir pareces para propostas que tratam do tema. A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso também participa da seleção e entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate na noite desta segunda-feira (10/12).

O prêmio faz homenagem e promove pessoas físicas, instituições, ações e experiências pelo compromisso, dedicação e testemunho na promoção e defesa dos direitos humanos previstos na Lei Estadual 8.116/2004 e na Constituição Federal. O assessor da comissão de Direitos Humanos, João Marcelo de Castro, explica que foi publicado um edital para que as candidaturas fossem apresentadas. Uma comissão mista avaliou os candidatos e decidiu premiar o agente da pastoral da Terra Baltazar Ferreira de Melo, a Sociedade Fé e Vida e o Projeto Ação Integrada.

Além de João Marcelo de Castro, a comissão conta também com a servidora Mônica Lobo, secretária do colegiado. Castro é o responsável pela elaboração dos pareceres técnicos recomendando a rejeição ou aprovação dos projetos que passam pela comissão, de acordo com o mérito da proposta. “Há um volume grande de matérias que tratam de criança, adolescentes e idosos”, afirma o servidor.

“É um momento de comemorarmos e também de pensarmos em quanto precisamos avançar para garantir os direitos para todas as pessoas”, avalia Castro sobre o aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Para o servidor, a importância do documento é inegável no trabalho desempenhado na comissão e também para a sociedade. “Os 30 artigos da declaração servem de base para as leis contemporâneas que defendem os direitos essenciais”, completa. Ele destaca ainda que os direitos humanos são algo mais bonito e mais profundo do que está no senso comum. O direito à vida, à integridade física, à educação, à livre expressão e à livre associação estão entre os direitos humanos. A comissão é presidida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT).

Política MT

Prefeito Eduardo Sanches é destaque na TV Senado ao lado do senador Wellington Fagundes

Published

on

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, participou nesta terça-feira (02) de entrevista na TV Senado, em Brasília, ao lado do senador Wellington Fagundes (PL). Na ocasião, Eduardo apresentou os principais avanços obtidos nestes 15 dias à frente do Executivo Municipal e reforçou a busca por parcerias para novos investimentos na cidade.

Entre os destaques da gestão neste período estão: Buscando o estudo de viabilidade da concessão de hangares no Aeroporto Municipal; Acompanhando a finalização do projeto de pavimentação da estrada do Ararao – 10km; A assinatura do decreto que autoriza a execução das obras da Avenida Tancredo Neves.

Durante a entrevista, Eduardo Sanches ressaltou ainda a importância do apoio do senador Wellington Fagundes para garantir investimentos em saúde, com foco na ampliação da cobertura da atenção básica ,além de recursos para a regularização fundiária, que poderá beneficiar mais de 5 mil famílias em Tangará da Serra.

“Foi uma oportunidade muito importante de apresentar o trabalho que estamos realizando e buscar apoio para os projetos que vão transformar a vida da nossa população. Agradeço ao prefeito Vander Masson pela confiança e ao senador Wellington pela parceria que está se consolidando”, destacou o prefeito em exercício.

Continue Reading

Política MT

Mauro Mendes lidera disputa ao Senado com 37,9% das intenções de voto

Published

on

O governador Mauro Mendes (União Brasil) aparece na frente da disputa pelo Senado em Mato Grosso, nas eleições de 2026, no levantamento do IPCM Pesquisas, divulgado na terça-feira (26). No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes lidera com 37,9% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Janaina Riva (MDB), com 19,3%, José Medeiros (PL) com 7%, Jayme Campos (União) com 5,4%, Carlos Fávaro (PSD) com 4,2%, Margareth Buzetti (PSD) com 3%, Pedro Taques (SD) com 2,6% e Antônio Galvan (PL) com 2%. Eleitores indecisos somam 15,5%, enquanto 2,2% disseram votar nulo ou branco e 0,7% não responderam.

Na modalidade espontânea, quando os entrevistados citam nomes livremente, sem lista de candidatos, Mauro Mendes também lidera com 10,9%.

Janaina Riva aparece em seguida, com 3,6%, e José Medeiros com 1,8%. Na sequência estão Carlos Fávaro (1,2%), Jayme Campos (0,8%), Margareth Buzetti (0,7%), Antônio Galvan (0,6%) e Pedro Taques (0,5%). Nesse cenário, 74% dos eleitores se disseram indecisos, 1,6% optaram por nulo ou branco e 4,2% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Por ainda não ser ano eleitoral, não há necessidade de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana