Política MT
Curta de Luiz Borges sobre pandemia é lançado nesta quarta-feira (6) no Teatro Zulmira
Publicado em
4 de abril de 2022 - 09:35por
Redação
Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA
A quarta-feira (6) será de cinema no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Será o lançamento do curta-metragem ‘Angelus Novus anuncia na boca da noite a derrocada do anticristo’, de Luiz Borges. A programação é às 20h e compõe as comemorações dos 303 anos de Cuiabá.
O ingresso social são dois quilos de alimento não perecível, a ser destinado às instituições filantrópicas cadastradas junto à Assembleia Social. Não é necessário fazer troca prévia, basta vir com o donativo diretamente na portaria do Teatro Zulmira.
Com 21 minutos de duração, o curta remete a um tempo marcado pela luta no enfrentamento à pandemia da covid-19. Você pode ver o trailer do filme no link https://youtu.be/e89CZmsVK9Y.
“A realização deste filme em meio à tamanha dor é um prazeroso reencontro com o público num dos momentos mais desafiadores e trágicos dos últimos anos. Fazer cinema neste momento é também uma resistência e uma celebração à vida”, destacou o diretor do filme, Luiz Borges.
Três núcleos dramáticos abordam importantes temas decorrentes dos impactos da pandemia, tais como o aumento da violência doméstica, o abandono da infância, o suicídio, o negacionismo e a mercantilização da fé.
Angelus Novus (em português, anjo novo) é o título latino de um desenho a nanquim, giz pastel e aquarela sobre papel, feito por Paul Klee em 1920.
“Abrir as portas para este filme é receber a grandiosidade do cinema mato-grossense, representada por nomes como de Luiz Borges, Lucia Palma, Júlio Carcará, Caio Ribeiro, Bia Correa, Péricles Anarcos e Maria Clara Bertúlio. Um elenco potente e uma produção de alto nível. Que sigam voando e que contem sempre conosco”, refletiu a diretora da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.
O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel/MT), e conta com apoio cultural da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Social, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), da Casa Aldeia e do Cineclube Coxiponés.
São apoiadores também a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, as pousadas Vento Sul, do Didi, Bom Jardim e o Hotel Turismo, a Latitude Filmes e Equipamento e Fazer Bem.
Por dentro da história
No primeiro núcleo, Mauro (Júlio Carcará) é um palhaço idoso que tem uma relação homoafetiva recém-interrompida. Ele foi obrigado a fixar residência e viver solitariamente no Edifício Angelus Novus, o Palácio do Comércio, com seu cachorro Puxa Puxa, devido ao fechamento do circo, por conta do lockdown. Imerso nas próprias memórias, o único contato dele com o mundo é através do celular com a filha Maria, uma mulher trans, enfermeira, que trabalha na linha de frente no combate à pandemia, num hospital do interior do Estado.
No segundo núcleo, em virtude do fechamento de seu salão de beleza, Ana (Maria Clara Bertúlio) é obrigada a voltar a morar no apartamento de sua mãe, no mesmo edifício, com sua pequena filha Bela (estreando Ivy Caroline Felix). A mãe dela, Francisca (Bia Corrêa), é uma professora aposentada que sofre de diabetes. João (Péricles Anarkos), o marido de Ana, aguarda perícia do INSS para sua aposentadoria por invalidez. Desempregado, se entrega ao consumo abusivo de álcool. O casal vive uma relação tensa com crescentes episódios de violência.
No último núcleo, Messias (Caio Mattoso), gerente de um frigorífico, e a esposa Dolores (Mariana Badan) vivem com o filho Amorésio (Caio Ribeiro), estudante universitário e ativista. As diferenças ideológicas invadem a relação dessa família. Num dia, Messias esconde a informação de sua família e dos fiéis da igreja – onde também é pastor – que está infectado por covid-19. Ele nega a existência da pandemia, porém explora e lucra com o desejo de proteção e cura dos seus discípulos.
Produção
A equipe de arte do filme ficou sob a competência de Júlio Tavares, figurino de Jane Klitzke e maquiagem de Deia Okamura; na direção de som, Yuri Kopcak; a trilha sonora original é do músico Danilo Bareiro e a montagem e a direção de fotografia são assinadas por André Luís da Cunha; na edição de som e mixagem, Micael Guimarães.
Os demais 35 membros da equipe são genuinamente profissionais de Mato Grosso. A produção executiva é assinada por Daniele Borges e Paula Dias é responsável pela direção de produção.
Serviço
Lançamento do filme ‘Angelus Novus anuncia na boca da noite a derrocada do anticristo’
Data: Quarta-feira (6), às 20h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Ingresso Social: 2 kg de alimento não perecível

Política
Convenções oficializam 8 candidatos a Estadual e 6 a Federal em Tangará
Published
1 semana atráson
8 de agosto de 2022 - 10:57O final de semana foi dos mais movimentados nos bastidores da política local, isso porque a finalização das convenções partidárias ocorreu no último dia 5 de agosto, com a definição dos candidatos a Deputado Estadual e Deputado Federal com domicílio eleitoral em Tangará da Serra.
Oito lideranças disputarão as vagas da Assembleia Legislativa e outras seis concorrerão à Câmara Federal. Atualmente, Tangará da Serra conta com um Deputado Estadual eleito, o médico Doutor João (MDB) que disputará a reeleição.
Além de Dr. João, confirmaram candidaturas a Deputado Estadual o pecuarista e ex-presidente do Sindicato Rural, Reck Jr (PSD), o engenheiro agrônomo, produtor rural e escritor Rui Wolfart (PSDB), os vereadores Davi Oliveira (PSB), Rogério Silva (União), Elaine Antunes (Podemos) e Sebastian Ramos (Cidadania), além do ex-vereador por Diamantino, Edilson Sampaio (Republicanos).
Disputarão o pleito como candidatos a Deputado Federal, a advogada e empresária Karen Rocha (PSB), o vice-prefeito e ex-secretário de Infraestrutura, Marcos Scolari (PL), a ex-presidente do Sintep, Francisca Alda de Lima (PT), o ex-deputado estadual Wagner Ramos (União), a professora Josenai Terra (PTB) e o ex-atleta Nelson Ferreira (DC).
Política
Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
Published
2 meses atráson
30 de junho de 2022 - 10:43O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para ele, a insistência negacionista pode “dar merda” para as pessoas, levando-as à internação e até mesmo à morte.
Segundo levantamento feito pela Secretária de Estado de Saúde e divulgado na terça-feira (28), dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de Mato Grosso, 91% não completaram o esquema de vacinação.
“Essas pessoas fizeram a opção de correr risco. Se você corre o risco, uma hora dá merda. E deu merda para essas pessoas, e pode dar a todas aquelas que continuarem insistindo nessa bobagem de não querer tomar vacina”, disse o governador à imprensa.
CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
Mídia News




Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra

Escola Militar representa Tangará em olimpíadas de Mato Grosso

Tangará: Campanha pede doação de sangue para servidora em estado grave

Centro de Saúde da Mulher e Especialidades Médicas foi reinaugurado
Polícia


Filhos de 2 e 3 anos viram pai esfaqueando o avô até a morte
A família de Gilvanir Germano Neto, de 43 anos, ainda não consegue acreditar na forma brutal como ele foi assassinado...


Bandidos invadem casa, roubam armas e morrem em troca de tiros com a PM
Dois bandidos morreram em um confronto com a Polícia Militar, realizado na noite de quarta-feira (03), minutos após eles invadirem...


Cavalaria e cães farejadores: PM segue em busca de suspeito de sequestrar e abusar de criança
A Polícia Militar tenta prender Marcelo da Silva Dantas, 42 anos, suspeito de roubar uma caminhonete Amarok preta, sequestrar e...
Mato Grosso


Lei de Dr. João garante que menores em situação de vulnerabilidade tenham prioridade em vagas de escola em tempo integral
O governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei nº 11.833/2022, de autoria do deputado Dr. João (MDB), garante às crianças...


Projeto apresenta avanços para o setor do garimpo em MT
O Dia do Garimpeiro, celebrado nesta quinta-feira (21) tem um aspecto diferente para os trabalhadores artesanais de Mato Grosso, neste...


Matogrossenses faturam prêmio de R$ 55,6 milhões na Timemania
Dois dos três novos milionários de Cuiabá sempre faziam a sua “fezinha” na mesma lotérica, a Ponto da Sorte, e...

Política MT


Convenções oficializam 8 candidatos a Estadual e 6 a Federal em Tangará
O final de semana foi dos mais movimentados nos bastidores da política local, isso porque a finalização das convenções partidárias...


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Mulher morre em acidente entre Tangará da Serra e Campo Novo
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Veja o vídeo: Moto pega fogo após colisão com carro no Tarumã
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Suspeito de desferir facada que provocou morte de morador de rua é preso em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Escola Militar promove evento sobre diversidades culturais das regiões brasileiras
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Semec e PM iniciam ações do PROERD que em 2022 atenderá mais de 600 alunos da Rede Municipal
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Final de semana: Morte, acidentes e fogo em carreta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Reck Jr consegue de Mauro Mendes garantia para “Caminho dos Anjos”
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Centro de Saúde da Mulher e Especialidades Médicas foi reinaugurado