Mato Grosso
Cuiabá não entrega doses e vacinação dos profissionais da segurança foi suspensa; outros 140 municípios já iniciaram aplicação das doses
Publicado
8 de abril de 2021 - 14:20
A vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da Segurança Pública, que teria início às 9 horas desta quinta-feira (08.04), no Senai em Cuiabá, precisou ser suspensa, uma vez que a Prefeitura do município descumpriu o acordo feito com o Governo de Mato Grosso e não entregou as doses para aplicação.
Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, todos os procedimentos necessários para garantir a vacinação de 800 profissionais, nesta quinta-feira, foram cumpridos. Na sexta-feira (09.04) mais 800 agentes de segurança seriam vacinados em Cuiabá.
“O Governo conversou com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) e todos autorizaram. Houve um acordo entre o governo e o município de que as doses seriam entregues, já que a prefeitura é quem tem a responsabilidade de fazer a retirada na Central de Distribuição. A prefeitura capacitou os profissionais de segurança formados na área da saúde para fazer a aplicação. Os profissionais se cadastraram no site da prefeitura para agendar a vacinação na quarta-feira (07.08). Tudo foi feito e acordado para dar início hoje. Só posso dizer que esse foi o presente de Cuiabá para os profissionais da segurança no dia do aniversário da Capital”, destacou Bustamante.
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB) emitiu Resolução também autorizando a destinação de parte das vacinas entregues para imunizar os profissionais de segurança pública (confira a resolução em anexo abaixo). No total, 3,2 mil doses serão destinadas para os agentes. Além disso, o Governo Federal também definiu as forças de segurança como grupo prioritário da vacinação, cuja aplicação é responsabilidade dos municípios em todo o país.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a não entrega das doses pela Prefeitura de Cuiabá só pode ser explicada por questões políticas por parte do município.
“O governador Mauro Mendes teve a sensibilidade e conseguiu que as forças de segurança fossem vacinadas e, infelizmente, foi uma total falta de respeito com as forças de segurança pública de Mato Grosso. Quero agradecer à imprensa, pois somente após a denúncia feita do não encaminhamento das vacinas é que a Prefeitura se manifestou e apesar de ter informado que estaria encaminhando as doses que já tinham sido acordadas durante a semana, não o fez. É claro que foi uma questão política e é lamentável, pois demonstra o valor que a Prefeitura de Cuiabá dá aos profissionais que cuidam da segurança de toda a população”, afirmou Mauro Carvalho.
Todos os demais municípios do Estado já iniciaram a vacinação. Rondonópolis, por exemplo, está vacinando os profissionais desde o dia 7.
De acordo com Bustamante, o início da vacinação de todos os 1,6 mil agentes das forças de segurança de Cuiabá deverá ocorrer na sexta-feira (09.04), a partir das 9 horas, no Senai, na Avenida XV de Novembro. “Vamos garantir essa prioridade de imunizar todos os que cuidam da segurança das famílias cuiabanas e mato-grossenses”.

Mato Grosso
Sexta-feira (09): Mato Grosso registra 327.449 casos e 8.487 óbitos por Covid-19
Publicado
9 de abril de 2021 - 17:50
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (09.04), 327.449 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 8.487 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 2.550 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 327.449 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 13.357 estão em isolamento domiciliar e 303.501 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 526 internações em UTIs públicas e 514 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,95% para UTIs adulto e em 59% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (69.850), Rondonópolis (24.578), Várzea Grande (21.089), Sinop (16.369), Sorriso (12.018), Tangará da Serra (11.174), Lucas do Rio Verde (10.764), Primavera do Leste (9.533), Cáceres (7.092) e Alta Floresta (6.333).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 291.286 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.497 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na quinta-feira (08), o Governo Federal confirmou o total de 13.279.857 casos da Covid-19 no Brasil e 345.025 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 13.193.205 casos da Covid-19 no Brasil e 340.776 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sexta-feira (09).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Mato Grosso
Mato Grosso recebe 142 mil doses de vacina contra Influenza
Publicado
9 de abril de 2021 - 16:50
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu, na quinta-feira (08.04), 142 mil doses da vacina contra Influenza do Ministério da Saúde. A distribuição dos imunizantes iniciou nesta sexta-feira (09.04) e as doses estarão disponíveis nos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso.
De acordo com o Informe Técnico do Ministério da Saúde, a proposta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Nesta primeira fase, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.
O órgão federal ainda informa que a Campanha ocorrerá no país entre os dias 12 de abril e 09 de julho de 2021. No entanto, cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.
“As doses foram recebidas em data bem próxima ao início da Campanha Nacional, o que pode impactar na data de início da vacinação nos municípios. É possível que as gestões municipais se articulem para iniciar a imunização no decorrer da próxima semana, tendo em vista a logística envolvida na vacinação”, explicou o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo.
O Ministério da Saúde ainda orienta a utilizar o sistema de agendamento como forma de evitar aglomeração de pessoas na fila de espera; se houver fila, prezar pelo distanciamento entre uma pessoa e outra e disponibilizar pontos para higienização das mãos ou ofertar álcool em gel na concentração de 70% para facilitar a higienização das mãos dos profissionais e da população.
Próximas fases
A segunda fase Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve começar em maio e terá como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e professores.
Na última fase, prevista para iniciar em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A estimativa é de que sejam vacinadas 1.218.751 pessoas em Mato Grosso nas três fases da Campanha Nacional contra a Influenza.

Caso Henry Borel: mãe chora em 1º dia presa; Dr. Jairinho passa mal e é atendido

Polícia Civil de Comodoro cumpre prisão preventiva de mulher alvo da Operação Aprendiz

Ação integrada averigua denúncia de invasão de área para exploração de garimpo ilegal, em Castanheira

Marido de Ivete Sangalo diz que a família pegou Covid: “Chegou pela cozinheira”

‘BBB 21’: Viih Tube diz que Juliette tem “cabeça quadrada” e alfineta a advogada
Polícia


Polícia Civil de Comodoro cumpre prisão preventiva de mulher alvo da Operação Aprendiz
Assessoria/Polícia Civil-MT Mais um alvo da operação “Aprendiz”, deflagrada na quarta-feira (07.08) pela Polícia Civil na Regional de Pontes e...


Ação integrada averigua denúncia de invasão de área para exploração de garimpo ilegal, em Castanheira
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Policiais civis e militares de Juína, junto com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, averiguaram...


Polícia Civil de Rosário Oeste resgata mulher que era mantida em cárcere por companheiro em Jangada
Assessoria/Polícia Civil-MT Uma mulher que era mantida em cárcere privado pelo companheiro foi resgatada pela Polícia Civil de Rosário Oeste...
Mato Grosso


Sexta-feira (09): Mato Grosso registra 327.449 casos e 8.487 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (09.04), 327.449 casos confirmados da Covid-19 em...


Mato Grosso recebe 142 mil doses de vacina contra Influenza
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu, na quinta-feira (08.04), 142 mil doses da vacina contra Influenza do Ministério da...


Parceria entre Governo e prefeitura garante recuperação de 26 km da MT-160
O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cáceres realizou a reconstrução de quase 26 quilômetros da rodovia...

Política MT


Diretores da Aneel não compareceram à oitiva da CPI da Energisa
Foto: MARCOS LOPES / ALMT A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa estava preparada para realizar uma oitiva com...


Deputado visita Central de Abastecimento de Cuiabá e garante apoio aos pequenos produtores
Foto: CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA Representante da agricultura familiar, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) esteve na Central de...


No aniversário de 302 anos de Cuiabá, Botelho homenageia profissionais de Saúde
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Na certeza de que dias melhores virão e a população cuiabana poderá comemorar com festa outros...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 09:24
Em vídeo, profissionais que atuam na UTI Covid fazem apelo à população de Tangará
-
Tangará da Serra6 de abril de 2021 - 19:09
Tangará entra para nível Muito Alto e deve adotar quarentena de 10 dias
-
Tangará da Serra3 de abril de 2021 - 20:22
Motorista perde controle e tomba carreta na Serra do Parecis
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 11:23
Bar no Antônio Conselheiro é interditado por descumprir decreto estadual
-
Tangará da Serra6 de abril de 2021 - 10:56
Morre músico tangaraense Celso Máximo; Município decreta Luto oficial
-
Política Nacional6 de abril de 2021 - 17:55
Ex-prefeito de Teresina é encontrado morto à frente de portaria de prédio
-
Tangará da Serra5 de abril de 2021 - 15:03
Namorado suspeito de matar jovem em Brasnorte é preso na rodoviária de Tangará
-
Tangará da Serra3 de abril de 2021 - 20:42
Motocicletas colidem e condutor é detido por suspeita de embriaguez