conecte-se conosco


Cidade

Criminosos voltam a aplicar golpe do boletos falso em empresas de Tangará e região

Publicado

Mais uma vez, criminosos estão aplicando o golpe do boleto em várias empresas de Tangará da Serra e deixam em alerta toda a comunidade empresarial local. A Polícia Judiciária Civil investiga o caso.

O golpe já é conhecido em todo o país desde o ano passado e consiste na troca de um boleto original por um falso, emitido pelos estelionatários e encaminhado ao endereço eletrônico da empresa-vítima, que não desconfia da fraude por constar no boleto como cedente o nome do fornecedor com o qual mantém relações comerciais.

Os bandidos utilizam o e-mail [email protected] e a mensagem é assinada pelo departamento financeiro do suposto fornecedor.

No e-mail fraudulento, os golpistas informam que houve problemas operacionais no sistema de faturamento de notas fiscais da empresa (usando o nome do fornecedor), o que exige a substituição por outro boleto.

Assim, o falso solicitante pede que a vítima não pague o boleto verdadeiro, indicando procedimento de baixa, e que encaminhará um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil. Veja mensagem abeixo recebida por uma empresa local:

Os bandidos utilizam o e-mail [email protected] e a mensagem é assinada pelo departamento financeiro do suposto fornecedor

O boleto emitido segue os padrões normais, com informações do cedente. Os fraudadores utilizam o XML da nota fiscal eletrônica, copiando exatamente as letras e números do campo da duplicata. Assim, a vítima é induzida a efetuar o pagamento, que não cai na conta do fornecedor, e sim na do estelionatário.

Para evitar o golpe, é importante que todo boleto recebido por e-mail seja checado junto ao fornecedor, uma vez que a indicação de desconto, o formato técnico da mensagem e o nome de uma empresa parceira também induzem a vítima ao erro.

Prática

O golpe do boleto é aplicado em todo o país deixa desde o ano passado e já rendeu valores expressivos aos criminosos, mas também levou à prisão de uma quadrilha com base em Brasília.

Empresários da cidade devem ficar atentos aos vários tipos de golpes cibernéticos que causam prejuízos

Segundo informações levantadas pela reportagem, esse é mais um dos golpes cibernéticos proporcionados pelo uso descuidado da internet. Para o boleto ser clonado ou espelhado por hackers, basta a ação de vírus que se instala a partir de e-mails suspeitos ou redes sociais não seguras.

Outra possibilidade é o hackeamento de bancos de dados da fazenda pública, nas esferas municipal, estadual e federal, com os criminosos valendo-se de argumentos relacionados a tributos ou inconsistências no sistema de faturamento e emissão de notas para convencimento das vítimas, como ocorre no golpe que está sendo aplicado em Tangará da Serra e região.

Comentários Facebook

Cidade

Prefeito e Secretário apresentam novo maquinário da SINFRA de Tangará da Serra

Publicado

por

O Prefeito Fábio Junqueira e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Wesley Lopes Torres, estiveram na manhã desta quinta-feira, 23, no pátio da antiga sede da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA) para vistoriar os equipamentos que foram adquiridos através de convênio com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO).

Adquirido com emenda do Senador Wellington Fagundes e contrapartida do Município, o maquinário amplia a capacidade de ação da SINFRA. Em sua fala, o Prefeito destacou que é prática constante da Gestão renovar e ampliar o parque de máquinas do Município para a execução das diversas frentes de trabalho desenvolvidas pela Infraestrutura.

“Essa aquisição faz parte de um esforço conjunto envolvendo a SINFRA, que executa diversas frentes de trabalho. Temos em nosso Município cerca de três mil quilômetros de estradas rurais, parceria ainda com o Estado para manutenção de estradas estaduais não pavimentadas, além de toda a malha viária urbana, entre outras questões essenciais. Dessa forma, a ampliação desse maquinário permite que todas essas frentes sejam desenvolvidas”, explicou Junqueira.

O Prefeito enfatizou que sua gestão colocou como umas das prioridades, a renovação completa do parque de máquinas do Município. “Chegamos ao oitavo ano de mandato, oitavo ano de aquisições e renovações de equipamentos. Hoje a SINFRA efetivamente tem equipamentos e máquinas suficientes para atender aos anseios do Município”, salientou o Gestor.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Wesley Lopes Torres, foram adquiridas duas escavadeiras hidráulicas New Holland que representam investimento superior a R$ 1 milhão, um caminhão e um rolo compactador, investimento de R$ 679 mil. As escavadeiras e o caminhão já se encontram no Município e o rolo compactador chegará nos próximos dias. “Esses equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços realizados pela SINFRA, são aquisições que resultam em melhoria da qualidade de vida da sociedade tangaraense”, concluiu Torres.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Prefeito de Porto Alegre do Norte se reúne com chefe da Polícia Rodoviária Federal de Barra do Garças

Publicado

por

Em reunião no dia 22 dea abril na Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte, o prefeito Daniel do Lago e o Dr. Cristiano, que é chefe da PRF de Barra do Garças e sua equipe, conversaram sobre assuntos do interesse do município.

O prefeito Daniel solicitou a reunião para reafirmar o pedido de um posto fiscal da PRF para nosso município, pois isso poderá beneficiar a toda nossa região, a ideia foi sinalizada positivamente pelo Dr. Cristiano. E também trataram sobre a regularização da trafegabilidade das rodovias.

Daniel, também aproveitou para decidir sobre alterações no novo decreto, como a flexibilização do atendimento dos comércios ao público. Dr. Cristiano e equipe mostraram preocupação com a segurança e a saúde dos cidadãos porto-alegrenses em relação à pandemia do COVID – 19. Assim como com a regularização e trafegabilidade no município e na região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana