Saúde
Covid-19: o que se sabe sobre a nova variante do vírus encontrada em Manaus
Publicado
14 de janeiro de 2021 - 09:20

Uma nova variante do coronavírus foi detectada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas.
Cientistas de dez instituições, entre elas o Imperial College London e a Universidade de Oxford, ambas na Inglaterra, e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, publicaram um artigo descrevendo casos dessa nova variante, que recebeu o nome de P.1.
É esperado que, durante uma pandemia, o vírus sofra mutações conforme é transmitido de pessoa para pessoa.
O monitoramento dessas alterações no código genético ajuda a acompanhar os casos preocupantes e eventualmente tomar medidas que bloqueiem a cadeia de transmissão.
O que chama a atenção no caso desta variante manauara é que as mudanças ocorreram nos genes que codificam a espícula, a estrutura que fica na superfície do vírus e permite que ele invada as células do nosso corpo.
Isso pode deixar o coronavírus ainda mais infeccioso.
Como foi feito o estudo?
A pesquisa foi publicada no site Virological.Org, um fórum de discussão que reúne as últimas informações sobre evolução viral e epidemiologia.
Os cientistas analisaram o material genético de 31 amostras de pacientes com covid-19 na cidade de Manaus. Esse material foi colhido entre os dias 15 e 23 de dezembro.
Desses, 13 indivíduos (ou 42% do total) apresentavam justamente essa nova linhagem.
Alguns dias antes, o Japão havia anunciado a detecção de uma nova cepa de coronavírus em pessoas que viajaram do Brasil para lá.
Tudo indica que essa mutação encontrada no país asiático seja a mesma, que se originou na capital do Amazonas.
A nova variante, inclusive, pode fazer com que países de várias partes do globo bloqueiem voos vindos do Brasil.
No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson já admitiu essa possibilidade.
“Nós vamos lançar medidas extras para checar a saúde de pessoas vindas do Brasil e até impedir que pessoas venham do Brasil”, admitiu Johnson.
Um anúncio oficial a respeito deste assunto é esperado por lá para os próximos dias.
Perdeu? Mostramos de Novo
No final de dezembro, cientistas no Reino Unido identificaram uma outra mutação do coronavírus no país, segundo eles, muito mais infecciosa do que a primeira e que se espalhou rapidamente no sul da Inglaterra e País de Gales, elevando o número de casos, sobrecarregando o sistema de saúde local.
Limitações e perguntas sem resposta
Por mais que represente um sinal de alerta, o trabalho recém-publicado precisa ser ampliado para que todos possam entender melhor o impacto da nova linhagem na pandemia em Manaus.
A cidade, inclusive, vive uma situação dramática nas últimas semanas: os hospitais públicos e privados estão completamente lotados e os materiais de proteção e tratamento são escassos.
A curva de novos casos e de mortes não para de subir neste local. Até o dia de hoje, o Estado do Amazonas contabiliza 218 mil acometidos e 5,8 mil óbitos por covid-19.
Não se sabe, no entanto, se a nova variante tem alguma influência neste cenário caótico.
Para responder a essas dúvidas, nos próximos dias os cientistas pretendem aumentar o número de amostras analisadas.
Só assim será possível entender o impacto que a nova linhagem tem em Manaus e se ela é realmente mais transmissível que as versões anteriores.

Outras cepas
Nas últimas semanas, autoridades sanitárias notificaram o aparecimento de variantes que geram preocupação em outros lugares do mundo.
A Organização Mundial da Saúde está acompanhando de perto cepas detectadas no Reino Unido e na África do Sul.
Os dados indicam que elas são mais transmissíveis que as versões anteriores.
Apesar de esses vírus não parecerem mais agressivos, o fato de eles afetarem mais gente pode ter um impacto no número de óbitos.
O que fazer?
Enquanto aguardamos mais informações a respeito das novas linhagens, as medidas de prevenção continuam as mesmas.
A recomendação é que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível em casa e sempre usem máscaras quando precisarem sair.
Ambientes arejados e com boa circulação de ar também são muito importantes.
Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel é outra medida essencial.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Saúde
Itália confirma 1º caso de variante brasileira da Covid-19
Publicado
25 de janeiro de 2021 - 13:22

A Itália confirmou nesta segunda-feira (25) seu primeiro caso da cepa brasileira do coronavírus Sars-CoV-2, que já motivou a proibição de voos e viajantes provenientes do país sul-americano ao território italiano.
O anúncio foi feito pela Agência de Tutela da Saúde (ATS) Insubria, que disse que o paciente retornou recentemente de uma viagem ao Brasil. Exame RT-PCR feito no homem confirmou a infecção pela nova cepa.
“O primeiro caso da variante brasileira observada na Itália está sendo avaliado no Hospital de Varese. É um homem que voltou do Brasil para o aeroporto de Malpensa via Madri nos últimos dias e testou positivo”, diz o comunicado.
Segundo as autoridades sanitárias locais, o paciente “está bem de saúde, mas, por precaução, foi internado para fazer exames”. Ele está na enfermaria do Hospital de Varese, na região da Lombardia, que é chefiada pelo professor Paolo Grossi.
Você viu?
Após a identificação da variante pelo laboratório de microbiologia chefiado pelo professor Fabrizio Maggi, os familiares do paciente foram submetidos a testes e estão sob vigilância da ATS Insubria.
Os especialistas estão monitorando a situação em conjunto com o Departamento de Bem-Estar da região da Lombardia e o Instituto Superior de Saúde (ISS).
“Todas as medidas de saúde pública previstas pelos atuais protocolos para o controle da disseminação da variante brasileira em nosso território foram adotadas e, até o momento, a situação não é motivo de alarme”, finaliza o comunicado.
A cepa brasileira teria surgido em Manaus, cidade que vive um colapso do sistema de saúde por causa da explosão no número de casos. A mutação, segundo especialistas, pode ser considerada mais contagiosa do que a versão original do Sars-Cov-2.
Até o último balanço do Ministério da Saúde, a Itália contabiliza 2.466.813 casos de Covid-19 e 85.461 mortos desde o início da pandemia.
Saúde
União Europeia pede para AstraZeneca respeitar prazos de entrega de vacinas
Publicado
25 de janeiro de 2021 - 11:41

Em um telefonema na manhã desta segunda-feira (25), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu para o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, garantir uma “entrega pontual” das vacinas contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.
“A UE espera que a AstraZeneca explore toda a flexibilidade em termos de capacidade de produção, para honrar os compromissos e entregar as doses de vacina necessárias o mais rápido possível”, especificou o porta-voz Eric Mamer sobre o telefonema.
Sobre a possibilidade de que, para superar os problemas de capacidade de produção, as vacinas possam ser produzidas em fábricas de outras empresas, o porta-voz explicou que “essa é a política das empresas e cabe a elas decidir se o fazem ou não”.
A AstraZeneca, que desenvolveu sua vacina em parceria com a Universidade de Oxford, já havia informado na última sexta-feira (22) que não conseguirá cumprir as metas combinadas pelo menos até o final de março por causa da produção reduzida em uma fábrica na Bélgica.
Você viu?
“Os volumes iniciais serão mais baixos do que se imaginou originalmente devido à produção reduzida em uma instalação de fabricação de nossa cadeia de suprimento europeia”, diz o comunicado.
A Itália está entre os países afetados pela falta de doses e teve de reduzir o uso diário das ampolas anti-Covid, além de repensar todo o seu plano de vacinação por conta dos problemas de abastecimento. O premiê italiano, Giuseppe Conte, inclusive, ressaltou que tomará medidas legais porque a situação é uma grave violação dos contratos. Tanto a AstraZeneca – que ainda não teve o imunizante aprovado, mas já anunciou o atraso – quando a Pfizer estão com problemas para distribuir as vacinas.
Hoje, em declarações ao Conselho da UE, o chanceler da Itália, Luigi Di Maio, voltou a falar sobre as dificuldades que o governo italiano está enfrentando para receber as doses.
“Recentemente tivemos dificuldades nas entregas semanais de vacinas. Gostaria de referir a necessidade de os fabricantes assumirem total responsabilidade pela entrega direta e tardia das vacinas aos Estados-membros. É um processo muito delicado e contamos com constantes acompanhamento pela Comissão”, afirmou Di Maio.
A expectativa é de que ainda hoje representantes da União Europeia se reúnam com executivos da AstraZeneca para pedir esclarecimentos sobre o atraso anunciado.

Presidente da Câmara defende construção de Centro Político Administrativo em Tangará

Após saída de presidente, governo defende privatização da Eletrobras

Azul abre várias vagas para seu programa de estágio

ONU projeta recuperação do PIB da América Latina apenas em 2023

Alaska Airlines recebe seu primeiro Boeing 737 MAX
Polícia


Operação apura informações sobre crimes contra crianças e adolescentes em Pontes e Lacerda
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) deflagrou na Operação ‘Infância...


Seis pessoas são presas em flagrante na tentativa de levar drogas à unidade prisional do município
Assessoria/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), com apoio da...


Motociclista é pego dirigindo alcoolizado em Cáceres
Uma equipe da 23ª Companhia de Força Tática em Cáceres (a 225 km de Cuiabá) encaminhou à delegacia na noite...
Mato Grosso


Mato Grosso recebe 11 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira (25)
A segunda remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 16h35 desta segunda-feira (25.01) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea...


Atribuição no Liceu Cuiabano termina nesta segunda (25); 3ª etapa será no Cesário Neto
A atribuição (escolha de cargo ou aulas que o professor irá lecionar no ano letivo de 2021), etapa Assessoria Pedagógica,...


Seciteci divulga os nomes dos aprovados para trabalhar como monitores bolsistas
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulga a lista com os candidatos aprovados na etapa de...

Política MT


Xuxu Dal Molin cobra aquisição de patrulhas mecanizadas para recuperação de estradas de MT
Foto: Miro Ribeiro / Assessoria de Gabinete Durante audiência com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de...


Durante entrega de viaturas, presidente da ALMT destaca apoio do legislativo
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo...


Max Russi faz apelo para que agentes comunitários e de endemias recebam vacina
Foto: Marcos Lopes O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), encaminhou documento ao Governo do estado e também...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra18 de janeiro de 2021 - 18:26
Mais um pioneiro morre vítima da COVID-19 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 17:29
Médico Eli Ambrósio é 1º tangaraense a tomar vacina contra COVID
-
Cidades20 de janeiro de 2021 - 18:03
PM apreende envolvidos em pesca predatória em plena piracema
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 11:32
Carro atropela quatro pessoas em motocicleta; Jovem tem ferimento grave
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 17:16
Mulher denuncia golpe aplicado no Instagram em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 09:32
Polícia Civil prende envolvidos em roubo e tráfico de drogas em Tangará
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 16:00
Censo previdenciário começou nesta sexta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 11:29
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta próximo a Progresso