conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Covid-19: Executivo descarta lockdown e prorroga medidas restritivas até dia 16

Publicado

Vander Masson

O poder executivo municipal de Tangará da Serra anunciou ao final da tarde desta segunda-feira, 07, o Decreto 248/2021, que estabelece medidas restritivas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. O anúncio ocorreu em coletiva concedida à imprensa pelo prefeito Vander Masson (PSDB). Na prática, foram prorrogadas para o próximo dia 16 as medidas restritivas impostas mês passado, dia 21 de maio, pelo decreto 231/2021. (Ao final do texto, link com a íntegra do decreto 248/2021)

Com o novo decreto, fica suspenso o iminente lockdown que seria imposto no município caso a taxa de crescimento da contaminação (TCC) pelo coronavírus não baixasse dos atuais 22,3% para 18% até amanhã, dia 08, conforme convencionado pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus na reunião que antecedeu o estabelecimento das medidas previstas no decreto anterior (231).

As justificativas do poder público local para decretar a prorrogação das medidas se embasam, basicamente, em quatro fatores: utilização de antígeno, na URA, capaz de demonstrar resultado de exame em 30 minutos após coleta de material do paciente; redução no número de consultas de casos suspeitos; redução do número de infectados em circulação (segundo o poder público, com o acompanhamento/fiscalização domiciliar aos infectados pelos agentes de saúde); e a ampliação de 13 para 20 leitos de UTI no Hospital Municipal.

Restrições

O decreto 248/2021 mantém restrições às atividades noturnas na cidade, especialmente aos finais de semana.

O comércio em geral poderá funcionar diariamente até às 21h00 de segunda a sexta-feira e, aos sábados, até às 15h00. Supermercados terão horário limite de funcionamento até às 21hs de segunda a sábado e, aos domingos, até às 17h00.

Nos bares e restaurantes, o consumo de bebidas fica proibido, mas poderão comercializar. Os restaurantes poderão servir alimentação das 05h01 às 21h00 de segunda a sexta. Aos sábados, estes estabelecimentos só poderão atender até às 15h00, com atendimento em delivery a partir deste horário, até às 22hs.

A fiscalização municipal seguirá impondo as sanções já previstas em caso de descumprimento das normas contidas no decreto.

O decreto também prevê, diariamente, toque de recolher a partir das 22h00, até às 05hs do dia seguinte, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, o toque de recolher passa a valer a partir das 18h00.

Enfoque Business

Comentários Facebook

Tangará da Serra

Boletim confirma 311 mortes por Covid-19 em Tangará da Serra

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra confirmou nesta terça-feira, 22, através de boletim da Vigilância Epidemiológica que a cidade atingiu a marca de 311 vítimas fatais do Coronavírus. A situação de risco continua em ‘Muito Alto’ com 16,8% de Taxa de Crescimento de Contaminação.

Atualmente, 185 moradores contaminados pelo vírus estão em isolamento domiciliar, 50 seguem internados. O índice de ocupação dos leitos de UTI pública está em 85%, da rede privada em 80%. A ocupação dos leitos de enfermaria pública está em 85%.

Até o momento, 27.014 doses de vacina foram aplicadas. Nas últimas 24 horas 55 testes foram considerados positivos, de um total de 112 testes aplicados, o que representa 49% de positivados entre os testados. 238 pessoas foram consideradas suspeites de terem contraído Covid-19 e aguaram o resultado de seus testes em isolamento domiciliar.

Confira os detalhes no boletim abaixo

Continue lendo

Tangará da Serra

Município retoma aulas presenciais, seguindo medidas sanitárias e de biossegurança

Publicado

Após reuniões técnicas realizadas na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), da Prefeitura Municipal, retornou às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Tangará da Serra. Devido ao risco muito alto de contaminação pela Covid-19, aumento de casos suspeitos e confirmados e de ocupação das UTI’s, a SEMEC, decidiu suspender o atendimento às aulas presenciais em todos os Centros Municipais de Ensino e antecipar as férias escolares, como medida preventiva para conter a propagação viral.

Na última quarta-feira, dia 16 de junho, reuniões foram realizadas contando com a participação de todos os diretores dos Centros Municipais de Ensino, e na sexta-feira, dia 18 de junho, outras reuniões com todos os coordenadores, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais). Nos encontros, estavam também presentes o Secretário Municipal de Educação Prof. Vagner Constantino Guimarães, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Públicas Educacionais Prof. Eliane Santiago de Lima, além dos demais profissionais integrantes da SEMEC, com o intento de buscar soluções diretivas diante do contexto.

Além disso, quase 100% dos profissionais da educação de Tangará da Serra receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (AstraZeneca e Pfizer), a convocação e contratação de novos profissionais, que foram aprovados no último Teste Seletivo, e conforme anteriormente planejado via portaria (Portaria nº 004/2021 – SEMEC), findado o prazo de suspensão das atividades escolares, ficou-se estabelecido, portanto, o retorno às aulas presenciais a partir desta terça-feira, dia 22 de junho, em todas as unidades escolares do Sistema Público Municipal de Ensino de Tangará.

Assessoria SEMEC

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana