conecte-se conosco


Mato Grosso

Corpo de Bombeiros homenageia autoridades, promove oficiais e praças e anuncia local de nova sede

Publicado

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, entre outras autoridades, receberam nesta segunda-feira (02.12) a condecoração Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso “Imperador Dom Pedro II – Grau Comendador”. Além das homenagens, a solenidade também teve promoção de oficiais e praças e o anúncio do local para a nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, marcando o Dia do Patrono da instituição.

A nova sede será construída em um terreno em frente à entrada do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), no Centro Político Administrativo. Conforme o projeto, a unidade ainda terá auditório, espaço para viaturas operacionais e a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

O governador disse se sentir honrado em fazer parte da solenidade, que marca o reconhecimento da carreira militar.

“Hoje é um marco também porque estamos entregando a escritura do terreno do futuro Comando Geral e nos próximos anos teremos uma sede definitiva para o Corpo de Bombeiros”, comentou Mauro Mendes.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, pontuou que a corporação obteve destaque internacional com o intenso combate aos incêndios florestais neste ano.  Foram 1.191 combates aos incêndios e cerca de cem mil ocorrências de diversas naturezas atendidas em 2019.

“Nosso objetivo é atender o maior número de cidadãos, com a maior presteza possível”, afirmou o comandante, lembrando que o Corpo de Bombeiros está em 22 municípios, sendo sete Comandos Regionais, distribuídos de maneira a atender todo território de Mato Grosso.

A construção da nova sede do Corpo de Bombeiros Militar tem o apoio da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Estadual, através de doações de recursos. A corporação pleneja a conclusão de uma base operacional em 2020.

Promoções

Foram promovidos 32 praças e 4 oficiais, de acordo com os critérios da Lei de Promoções das Carreiras Militares do Estado de Mato Grosso. O CBMMT priorizou a qualificação da tropa, que está atualizada com os protocolos internacionais e continua em contante revisão de procedimentos.

Homenagens

Além do governador e da primeira-dama, receberam medalhas o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho; o promotor de Justiça, Mauro Zaque; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo; o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o comandante-geral da PM, Jonildo José de Assis; o comandante do CBMRS, coronel César Fonfani; a desembargadora do Tribunal de Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos; o secretário de Planejamento, Basílio Bezerra, o general de Brigada, Fernando Herzer; o delegado Mauro Aravechia de Rezende e o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada.

Também foram homenageados os coronéis do CBMMT, Ricardo Antônio Bezerra Costa, Sandro Caillava, Vagner Santino da Silva, Agnaldo Pereira de Souza, Silvio Bernardes dos Santos, Abadio José da Cunha Júnior, Arboes José Jacob e Aloisio Metelo Júnior.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Operação retira 53 celulares da unidade penal de Lucas do Rio Verde

Publicado

por


.

Ação integrada no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Lucas do Rio Verde (a 334 km ao Norte de Cuiabá) terminou com a apreensão de 53 celulares. A operação denominada “Reclusos II” começou na segunda-feira (27.07) e terminou no final da manhã deste sábado (01.08). A revista ocorreu nas 12 celas da unidade penal, que abriga 229 homens.

No primeiro dia da operação, além dos Policiais Penais da unidade, foram empregados também efetivos da Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Canil do Gefron e o Ministério Público Estadual (MPE) também participaram da ação. Já a partir de terça-feira (28.07), as ações repressivas foram executadas pelos profissionais da unidade.

Além da revista minunciosa, os servidores também realizaram a retirada de tomadas das celas e readequação da iluminação e ventilação da unidade. A medida serve para impedir o uso de celulares pelos reeducandos no interior do CDP.

“Atuamos durante toda a semana e dedicamos, em média, quatro horas em cada cela para fazer a vistoria. Avalio como positiva esta ação para ampliar a segurança na nossa unidade”, argumenta o diretor do CDP, Ronaldo Frutuoso.

No primeiro dia de revista foram 22 celulares apreendidos. Já na quarta-feira (29.07) foram 23 aparelhos, seguido de dois celulares na quinta (30.07) e seis neste sábado (01).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Ouvidoria Geral de Polícia recebeu 116% mais ocorrências no segundo trimestre de 2020

Publicado

por


.

O relatório trimestral da Ouvidoria Geral de Polícia traz os dados sobre as ocorrências que chegaram ao órgão de controle social no segundo trimestre de 2020 (abril, maio e junho). São os primeiros dados já sob efeito das medidas de isolamento social necessárias para conter a propagação do coronavírus.

A quantidade de manifestações teve um aumento de 116% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Se comparado ao ano de 2019 o aumento, somente do primeiro semestre, é de 208%. Das 140 manifestações recebidas, 33% foram encaminhadas para a PM.

Houve um pico em maio, quando pessoas em situação de rua relataram abordagens abusivas, no momento de maior isolamento social registrado, como tratado na matéria contida neste link.

Para o Ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, “o aumento se deu principalmente pelo fato de estarmos mais próximos da sociedade civil organizada e também com a divulgação da OGP em redes sociais e matérias jornalísticas. É inegável que o acesso à ouvidoria está maior, mas não podemos descartar a possibilidade de um aumento real de ocorrências”.

O cidadão pode realizar denúncias, reclamações, solicitações ou elogios com a garantia do sigilo do reclamante. A Ouvidoria Geral de Polícia recebe comunicações pertinentes à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Detran, Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

Contatos

O cidadão pode entrar em contado com a Ouvidoria por telefone, e-mail ou ainda por meio do Fale Cidadão, disponível no site oficial do Governo do Estado de Mato Grosso.

(65) 3614-3103 / 3614-3102

(65) 9962-4270

[email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana