quinta, 27 de março de 2025
Connect with us


Cidade

Coronavírus: Prefeitura anuncia medidas de prevenção em Tapurah contra a doença

Publicado em

A Prefeitura de Tapurah, através do DECRETO Nº20/2020 de 17/03/2020 dispõe sobre a prevenção do Coronavírus e estabelece medidas temporárias e emergenciais para evitar o contágio pelo Coronavírus (COVID-19) à população de Tapurah. A partir de segunda-feira, dia 23/03, as aulas, oficinas culturais, escolinhas de esportes e atendimentos no CRAS estarão suspensos.

Esse momento de pandemia global exige o máximo de precaução para evitar que o cenário se agrave, as medidas visam principalmente a prevenção e a proteção da população tapuranse. A Prefeitura de Tapurah, anunciou as medidas para conter o contágio do novo coronavírus, COVID-19. Entre elas, os servidores maiores de 60 anos e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19 poderão optar pela execução de suas atividades por teletrabalho (home office), em caráter temporário, cujos critérios de medição serão firmados entre o servidor e o representante de sua unidade de lotação.

O prefeito Iraldo Ebertz explicou a decisão. “Reunimos todo o secretariado e a equipe de Vigilância Epidemiológica para definirmos quais ações são necessárias neste momento. A cidade não registrou nenhum caso, mas o decreto é uma medida necessária para prepararmos o município, dando agilidade de resposta quando necessário”, finaliza o Prefeito.

A Coordenadora de Atenção Básica, Vivian Ferreira, deixou claro que são iniciativas de prevenção. “Não há razões para pânico, mas sim para tomarmos as medidas preventivas que são avaliadas. A medida leva em consideração a existência de pandemia da doença declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além das recomendação expedidas pelo Ministério da Saúde”, contou Vivian.

A Secretária de Administração e Educação Geovania Melchior reafirma sobre as aulas. “Ficam suspensas as atividades escolares, públicas e particulares, incluindo escolinhas esportivas e de ensino superior, no período do dia 23/03/2020 a 05/04/2020, a título de antecipação do recesso escolar do meio do ano”, finalizou a Secretária.

Portanto, fica decretado uma série de medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. Entre elas, a suspensão das aulas na rede municipal entre os dias 23 de março e 5 de abril. As medidas anunciadas foram discutidas e serão monitoradas e verificar o efeito delas. Após dia 05/04, podem ser suspensas ou tomar novas medidas.

Orientações: Pessoas com histórico de viagem para países com transmissão e/ou pessoas que tiveram contato com viajantes e que apresentem febre associada a sintomas respiratórios nos últimos 14 dias devem ficar em alerta; Em caso de febre, é fundamental buscar por atendimento na Unidade de Saúde mais próxima, informando sobre os sintomas.

Prevenção

As principais medidas são:

 * Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;

* Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

* Lavar bem as mãos com água e sabão;

* Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres.

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço

Published

on

O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.

A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.

Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.

O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.

Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.

Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19

Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana