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Economia

Conta de luz deve ficar na bandeira verde “por muito tempo”, diz ONS

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Conta de luz volta à bandeira vermelha
Divulgação
Conta de luz volta à bandeira vermelha

A bandeira tarifária da conta de luz deve permanecer na cor verde “por muito tempo”, segundo uma declaração do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, feita na quinta-feira (6).  

A bandeira verde, que sinaliza que a conta de luz
está sem custo adicional, está em vigor desde dezembro deste ano
. Antes disso, a tarifa havia ficado, desde o mês de maio, entre as cores vermelha e amarela, quando há taxas extras na conta.

De acordo com Barata, a expectativa é de que a bandeira permaneça no patamar verde nos próximos meses, que marcam o início de 2019. “Estamos terminando este ano com condições muito melhores do que terminamos o ano passado. Então nossa expectativa é muito positiva mesmo”, afirmou.

A saída das cobranças adicionais são motivadas pelo volume de chuva nas principais bacias do País, que está maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. “[Além das chuvas], está entrando [aumento] na [capacidade de] transmissão de energia, as coisas estão caminhando bem”, disse Barata.

Na semana passada (30), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e recuperando o fator de risco hidrológico (GSF). São essas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser aplicada na conta.

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O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de  energia elétrica
. A adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2) está relacionada aos custos da geração. Na bandeira amarela, o adicional nas contas de luz é de R$ 1 a cada 100 kWh utilizados; já no patamar 1, de R$ 3 e, no patamar 2, de R$ 5.

Saiba como economizar na conta de luz


Mesmo com a bandeira verde em vigor, é importante economizar na conta de luz
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Mesmo com a bandeira verde em vigor, é importante economizar na conta de luz

Apesar da boa expectativa do diretor geral doONS, a Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica

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Entre as recomendações da agência para economizar na conta de luz
estão banhos mais rápidos ara quem usa chuveiro elétrico e optar por temperatura morna ou fria e a diminuição do uso de ar-condicionado. Outra sugestão é que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca coloque alimentos quentes em seu interior.

*Com informações da Agência Brasil

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Economia

Frigorífico de Tangará deverá ser habilitado para exportar carne para a China

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A planta frigorífica da Marfrig de Tangará da Serra está na lista de 30 frigoríficos propensos à exportação de carne bovina para a China. A informação é da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. No início da semana, ela disse que fechou uma lista de frigoríficos (de bovinos, aves e asininos) a ser entregue para os chineses avaliarem.

Os executivos da Marfrig se disseram bastante confiantes com as autorizações da China para que mais unidades da companhia possam exportar. De acordo com eles, é possível que Pequim autorize mais frigoríficos brasileiros a exportar já na próxima semana.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a demanda excepcional da China por carnes alterou o planejamento de vendas da Marfrig Global Foods. Miguel Gularte, executivo responsável pelas operações da empresa na América do Sul, para se apropriar dos aumentos quase diários dos preços pagos pelos importadores chineses – o país asiático sofre com a escassez devido ao surto de peste suína africana -, a Marfrig aumentou os estoques e reduziu o volume de vendas já comprometido em alguns dias.

Com isso, a companhia consegue aproveitar os preços mais altos carnes, fechando os contratos gradualmente e à medida que os preços da carne sobem, justificou Gularte. Além disso, a apreciação do dólar perante o real também favorece as margens de lucro na Marfrig nas exportações, acrescentou o CEO da Marfrig, Eduardo Miron, que também acompanhou a visita.

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Economia

Sicredi promove várias ações na Semana Nacional de Educação Financeira

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A 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) está sendo realizada entre os dias 20 e 26 de maio em todo o país e o Sicredi reforça sua participação no evento que tem o objetivo de estimular o debate sobre o tema na sociedade. Este ano, o conceito do Sicredi é “#fiquenoverde – Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”, cujas ações vão focar especialmente crianças e adolescentes e mostrar quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância.

Cada pessoa tem um jeito de cuidar do seu dinheiro. Identificar o seu perfil é o primeiro passo para conquistar uma vida financeira mais saudável, reforça a Cooperativa Sicredi.

Em Tangará da Serra foram realizadas palestras em parceria com o Programa Moral do Rotary Tangará Cidade Alta na EE Emanuel Pinheiro e nas Comunidades Terapêuticas Resgate e Liberdade e Viver de Novo. Foi realizada ainda, no dia 20, palestra com alunos da Universidade de Mato Grosso. No ambiente virtual, as dicas para uma vida financeira mais saudável estarão concentradas em um espaço permanente, dedicado exclusivamente ao tema, que ficará hospedado no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira. 

Em Tangará da Serra foram realizadas palestras em parceria com o Programa Moral do Rotary Tangará Cidade Alta na EE Emanuel Pinheiro e nas Comunidades Terapêuticas Resgate e Liberdade e Viver de Novo.

A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.

O conceito da instituição neste ano será “#Fiquenoverde – Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”

Uma das grandes novidades deste ano é a parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que traz os personagens da Turma da Mônica para falarem de educação financeira de forma leve e divertida. A série com três gibis deu origem a três vídeos animados da Turma da Mônica que estão disponíveis nas redes sociais do Sicredi.

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Fonte:Assessoria de Comunicação

 

 

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