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Carros e Motos

Conheça a Silence, marca de scooters elétricos que faz sucesso na Europa

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Scooters elétricos
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Scooters elétricos viraram sensação na Europa; fabricante espanhola quer dominar o mercado

Em 2011, a fabricante de scooters elétricos Silence foi fundada em Barcelona (Espanha), ganhando destaque regional. Com apenas 165 funcionários ao longo da década, a marca atingiu o patamar de produção de 10 mil unidades por ano, conquistando 66% do mercado interno espanhol e 30% das vendas europeias no segmento.

A marca, que estima ter mais de 25 mil clientes em 25 países europeus, está abrindo sua primeira sede no Reino Unido como parte do programa de expansão global. Seu único scooter elétrico, o S01, será vendido por 2,6 mil libras esterlinas (R$ 19 mil, em conversão simples).

O S01 é equivalente a um modelo de 125 cilindradas a combustão, feito para ser barato e prático. O scooter elétrico pode atingir 100 km/h, com autonomia de 128 quilômetros. A versão S02 LS, também disponível no Reino Unido, tem autonomia suficiente para rodar 150 quilômetros com apenas uma carga.

O modelo conta com sistema regenerativo de frenagem, que reaproveita o calor gerado pelos freios para repor a energia do scooter . Além disso, a Silence disponibiliza um carregador portátil que pode ser plugado em qualquer tomada.

Na parte de conectividade, o proprietário poderá parear o scooter ao celular por um aplicativo . Dessa forma, o condutor terá noção do nível de carga da bateria e sua localização.

Os scooters da Silence serão oferecidos no Reino Unido com dois anos de garantia para a motocicleta e três anos para as baterias. 

Fonte: IG CARROS

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Câmara aprova novo limite de R$ 200 mil para carro de PcD com isenção de IPI

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PcD deverá poder comprar carro com isenção de IPI no valor máximo de R$ 200 mil e não R$ 140 mil  como é atualmente
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PcD deverá poder comprar carro com isenção de IPI no valor máximo de R$ 200 mil e não R$ 140 mil como é atualmente

A Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei 5149/20, que altera a regra para aquisição de veículos por PCDs (Pessoa com Deficiência) e taxistas. Assim, fica prorrogado até dezembro de 2026 a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Fora esse benefício, que tinha validade até o fim deste mês, o Projeto de Lei também reajusta o valor máximo do veículo que passa de até R$ 140 mil para até R$ 200 mil (para até motor 2.0).

De acordo com o relator do projeto , o deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO) “manter o teto em R$ 140 mil seria inadequado diante da pressão inflacionária e da alta do dólar”.

Com a aprovação do texto na Câmara , e aprovado pelo Senado, ele segue de volta para avaliação dos senadores, já que o mesmo foi alterado.

Fonte: IG CARROS

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Harley-Davidson Fat Bob: a evolução de uma motocicleta

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A modernidade da Harley-Davidson Fat Bob está no farol retangular de leds no lugar das lâmpadas convencionais
Gabriel Marazzi

A modernidade da Harley-Davidson Fat Bob está no farol retangular de leds no lugar das lâmpadas convencionais

Quem dirige e conhece automóveis deve estar acostumado a ver a evolução de um determinado modelo que mantém apenas o nome como elemento comum entre as gerações.

Isso acontece por razões mercadológicas, quando o nome do carro é o que ele tem de mais importante. Com as motocicletas isso não é tão comum, mas às vezes acontece. É o caso da Harley-Davidson Fat Bob , que, na mais recente grande remodelação das famílias da marca, ficou radicalmente diferente da versão original.

A Harley-Davidson Fat Bob não é novidade, já mostrei aqui pelo menos duas vezes, e a versão 2021 nem foi comercializada no Brasil, que ainda mantém a versão 2020. Mas devido a seus atributos ciclísticos, foi a motocicleta escolhida para uma viagem, mesmo não sendo um modelo touring.

As dimensões e os valores ciclísticos da H-D Fat Bob a colocam em uma classificação especial entre os outros modelos Harley , o que, em outras palavras, poderia ser definido por “altamente guiável”.

A Harley-Davidson Fat Bob oferece pilotagem mais esportiva do que os outros modelos da marca
Gabriel Marazzi

A Harley-Davidson Fat Bob oferece pilotagem mais esportiva do que os outros modelos da marca

Só a suspensão dianteira de garfo invertido, com ângulo de cáster bem mais favorável para manobras rápidas do que os das touring, já seria suficiente para essa caracterização. Mesmo a pedaleira do piloto bastante à frente não impede que a Fat Bob possa ser pilotada com um pouco mais de entusiasmo em pistas e estradas de muitas curvas.

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Minha primeira experiência com a nova H-D Fat Bob foi uma agradável surpresa, já que, mesmo com seus quase 300 kg de peso, ela se mostrou leve e ágil. As boas qualidades da Fat Bob também apareceram na cidade, em meio ao trânsito urbano.

A agilidade é quase a de uma pequena motocicleta urbana, com a vantagem de ter um motor excepcionalmente divertido e com um ronco pra lá de especial.

Harley-Davidson Fat Bob tem conta-grios ananógico e velocímetro digital no  simples painel de instrumentos
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Harley-Davidson Fat Bob tem conta-grios ananógico e velocímetro digital no simples painel de instrumentos

O sistema de escapamento 2-1-2, com as curvas de saída lembrando as de uma uma Ducati , é um dos motivos da diversão. E a comodidade do sistema keyless, que elimina a preocupação com chaves para lá e para cá, faz dela também uma motocicleta versátil.

A Harley-Davidson Fat Bob tem uma única opção do motor, o 114, com cilindrada de 1.868 cm 3 e torque de 15,8 kgfm. A Harley não divulga valores de potência. O ângulo de cáster é de 28º . O site da Harley-Davidson mostra a versão 2021 mas só divulga o preço da versão 2020, a partir de R$ 82.900.

Fonte: IG CARROS

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