Carros e Motos
Confira 5 coisas que já sabemos sobre o futuro SUV de entrada da Volkswagen
Desde que a Honda otimizou a estrutura do Fit para lançar o WR-V, as montadoras voltaram a prestar atenção na categoria dos crossovers compactos. Desde o fim do antigo CrossFox, a Volkswagen não tem um correspondente nesta categoria, mas isso deverá mudar com a chegada do futuro T-Sport.
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Como os detalhes sobre o futuro lançamento já começam a aparecer, a reportagem do iG Carros reúne 5 coisas que já sabemos sobre o VW T-Sport , futuro crossover compacto da marca. Acompanhe a lista.
1 – Estrutura de Polo e Virtus
A primeira confirmação da existência do T-Sport aconteceu em meados de fevereiro de 2018, quando a Volkswagen fez uma apresentação de projetos futuros para os concessionários argentinos. Uma imagem acabou vazando nas redes sociais, sinalizando que a marca realmente possui um projeto conhecido internamente como A0 CUV.
Este código diz muita coisa. A sigla “CUV” é utilizada para designar utilitários compactos, indicando que a Volkswagen realmente planeja fazer um SUV abaixo do T-Cross e não versão aventureira do Polo . O prefixo “A0”, por sua vez, é o nome da plataforma MQB-A0, que serve de base para a dupla Polo e Virtus. As similaridades entre os carros serão notáveis.
2 – Rivais bem definidos
Uma fonte ligada à Volkswagen revelou para os nossos parceiros da Revista Motor Show que o T-Sport tem alvos bem definidos: Honda WR-V , Chevrolet Onix Activ, Fiat Argo Trekking, Hyundai HB20X, Ford Ka Freestyle, Chery Tiggo 2, Renault Sandero Stepway, entre outros. Portanto, o objetivo é disputar com versões aventureiras dos principais rivais com “algo a mais”. Mais que um simples “Cross Polo”, a Volkswagen está desenvolvendo um produto cheio de particularidades no exterior.
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3 – SUV-cupê
A mesma fonte também adiantou que o futuro crossover da Volkswagen será “o primeiro SUV-cupê” acessível do mercado. Isso significa que a marca alemã entrará de cabeça na nova moda dos utilitários esportivos, com uma queda bem acentuada antes do fim da traseira, em um segmento ainda mais barato. Marcas como Renault e Fiat também preparam produtos com essas características, mas estes novos veículos deverão passar dos R$ 110 mil.
4 – Utilitário barato
O objetivo da Volkswagen é não ultrapassar a barreira dos R$ 90 mil nas versões mais equipadas. Considerando que o T-Cross parte de R$ 85 mil em sua versão mais barata, este seria um teto adequado para o preço do novo T-Sport. As versões de entrada deverão ficar na faixa dos R$ 75 mil, onde começam os preços do Polo Highline.
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Dessa forma, a marca alemã terá um portfólio bem definido, onde um veículo não poderá “canibalizar” as vendas do outro. Por questões de custo, o T-Sport vai surgir com os mesmos motores do Virtus: ou seja, 1.6 MSI de 120 cv e 1.0 TSI de 138 cv.
5 – Mais perto do que imagina
O presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, já antecipou que o novo modelo chegará ao mercado brasileiro em meados de 2020. A marca iniciou os preparativos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde o VW T-Sport será produzido no fim do ano, com a possibilidade de chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2020.
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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar
A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.
Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:
“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”
A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.
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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .
A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.
A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.
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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico
Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?
Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.
Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.
Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.
Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.
1 – J1772 e CCS1
O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.
2 – CHAdeMO
Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.
3 – Mennekes e CCS2
O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.
4 – GB/T
O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.
5 – Tesla
O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.
No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.
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