Tangará da Serra
Comunidade escolar vota para que Escola Jada Torres se torne cívico militar
A comunidade escolar da Escola Estadual Professora Jada Torres, localizada no Residencial Dona Júlia, em Tangará da Serra, participou de uma votação que definiu a transformação da instituição em uma escola cívico-militar.
A consulta pública, que também é realizada em diversas escolas do estado de Mato Grosso, teve início na escola Jada Torres na terça-feira, 15, e foi encerrada nesta quarta-feira, 16, com a participação de pais e responsáveis pelos alunos matriculados na unidade.
O resultado da votação foi amplamente favorável à mudança, com 256 votos a favor da transição para o modelo cívico-militar. Apenas 27 votos foram contrários à proposta, e houve ainda um voto em branco, totalizando 284 votos.
Segundo a diretora da escola, professora Idalina Meurer, podiam votar até dois responsáveis por aluno, além dos próprios estudantes que já tivessem completado 16 anos. A decisão tomada pela maioria dos votantes agora leva a Escola Estadual Professora Jada Torres a iniciar o processo de transição para o modelo cívico-militar, que deve ser implementado gradualmente.
Essa consulta pública faz parte de um programa estadual que busca implementar o modelo cívico-militar em diversas escolas de Mato Grosso.

Tangará da Serra
Curso gratuito de regência com Anselmo Parabá começa neste sábado em Tangará da Serra
O projeto Anjos da Lata 10 Anos – Unindo Propósitos segue com inscrições abertas para o Curso de Formação Básica de Regência de Banda e Experimentalismo, que começa neste sábado, dia 26 de abril, no IFMT Campus Tangará da Serra, às 13h. As aulas acontecerão sempre no último sábado de cada mês, até novembro de 2025.
O curso é gratuito, com certificação oficial, e é voltado para pessoas a partir de 16 anos, como músicos, regentes de fanfarra, professores, arte-educadores, artistas, estudantes de licenciatura e interessados em geral. Não é preciso ter curso superior para participar. Além das aulas teóricas e práticas, os participantes terão 60 horas de formação, incluindo estágio supervisionado.
Além de Tangará da Serra, podem participar pessoas das cidades vizinhas, como Nova Olímpia, Arenápolis, Denise, Campo Novo do Parecis e Santo Afonso.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo Instagram @anjosdalata (link na bio) ou diretamente pelo formulário online: VEJA AQUI. A formação será conduzida por Anselmo Parabá, referência em educação musical e projetos socioculturais.
O projeto foi contemplado pelo Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas (Lei Paulo Gustavo), com apoio do Ministério da Cultura, do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). A realização é da Associação de Empreendedores Criativos de Mato Grosso, em parceria com o IFMT Tangará da Serra.
Se você é artista, educador ou estudante e quer aprender a reger bandas e criar música com instrumentos alternativos, essa é sua chance! Para mais informações, é só entrar em contato pelo WhatsApp: (65) 99610-7052.
Alexandre Rolim/Assessoria
Tangará da Serra
Tangará da Serra realiza adesão simplificada ao recurso da PNAB 2025–2029 para a Cultura
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está participando em João Pessoa na Paraíba, do 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, onde realizou com sucesso a adesão ao financiamento previsto na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o período de 2025 a 2029.
Com essa adesão, o município garante o acesso continuado aos recursos federais destinados ao fortalecimento das políticas públicas culturais. O repasse permitirá a promoção de ações estruturantes, apoio a fazedores de cultura locais, manutenção de espaços culturais e incentivo a projetos que valorizem a diversidade cultural tangaraense.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, “a adesão à PNAB é uma vitória importante para o setor cultural de Tangará da Serra. Esses recursos vão permitir que a gente avance ainda mais nas políticas públicas voltadas à cultura, valorizando nossos artistas, promovendo a inclusão e fortalecendo a identidade cultural do nosso povo.” O valor do repasse por ciclo é de 738.777,43 e somando no valor total até 2029 2.955.109,72 reais.
Essa é mais uma conquista importante para a cultura de Tangará da Serra, que segue firme no compromisso de ampliar o acesso, apoiar os trabalhadores da cultura e fomentar a produção artística em todas as suas expressões.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Grupo que lucrou mais de R$ 13 milhões com tráfico em Tangará é desarticulado
-
Polícia1 dia atrás
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta em Diamantino
-
Polícia3 dias atrás
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
-
Tangará da Serra3 dias atrás
TJ absolve Fábio Junqueira e reconhece conduta correta em caso envolvendo ex-secretário de Saúde
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Obras do Hospital Regional de Tangará da Serra chegam a 42% de execução
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia Militar prende foragido condenado a 11 anos por roubo em Tangará
-
Mundo6 dias atrás
Morre aos 88 anos o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil de Tangará alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo