segunda, 17 de novembro de 2025
Connect with us


Política MT

Comissão de Trabalho aprova projeto que impede contração de condenados por violência sexual e doméstica no serviço público

Publicado em

Foto: Ronaldo Mazza

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público analisou o mérito de 30 matérias em reunião ordinária nesta quarta-feira (24). O Projeto de Lei nº 105/2019, que impede pessoas condenadas por crimes de violência sexual e doméstica de ocuparem cargos efetivos ou em comissão na administração pública foi umas das propostas aprovadas.

O presidente da comissão, deputado estadual João Batista (PROS), lembrou que a iniciativa de vedar agressores em cargos públicos já foi adotada pelo estado do Rio de Janeiro e disse que acredita na importância da medida na prevenção desses crimes. “É algo interessante e agora Mato Grosso está discutindo também. A gente sabe que a violência surge também dentro de casa mesmo e essa é uma forma também de inibir [agressões] e que essas pessoas saibam que não só vão ser presos, mas vão também ser punidos funcionalmente no futuro”, ressaltou o parlamentar.

Batista também falou sobre o Projeto de Lei nº 74/2019. De autoria do deputado Valdir Barranco (PT), a proposta pretende tornar obrigatório que cartórios do estado aceitam o pagamento de taxas por cartão de débito. “Até com a diminuição de caixas eletrônicos a pessoa prefere andar com cartão de débito ou de crédito. Aí [quando] tem de ir no cartório e precisa sacar o dinheiro e muitas vezes não se sabe o valor que vai dar e o cartão certamente facilita”, ilustrou João Batista.

Todos os projetos de lei e projetos de resolução pautados no encontro receberam parecer favorável. Os membros da comissão também votaram pela manutenção do Veto Parcial nº 25/2019 aposto ao Projeto de Lei nº 295/2018. O veto do governador foi para retirar a vinculação de recursos obtidos com a alienação de imóveis autorizada pelo projeto de lei.

Também participaram do encontro os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende (PSC) e Elizeu Nascimento (DC), vice-presidente da comissão. A próxima reunião da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público está marcada para o dia 15 de maio às 16h.

Política MT

Prefeito Eduardo Sanches é destaque na TV Senado ao lado do senador Wellington Fagundes

Published

on

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, participou nesta terça-feira (02) de entrevista na TV Senado, em Brasília, ao lado do senador Wellington Fagundes (PL). Na ocasião, Eduardo apresentou os principais avanços obtidos nestes 15 dias à frente do Executivo Municipal e reforçou a busca por parcerias para novos investimentos na cidade.

Entre os destaques da gestão neste período estão: Buscando o estudo de viabilidade da concessão de hangares no Aeroporto Municipal; Acompanhando a finalização do projeto de pavimentação da estrada do Ararao – 10km; A assinatura do decreto que autoriza a execução das obras da Avenida Tancredo Neves.

Durante a entrevista, Eduardo Sanches ressaltou ainda a importância do apoio do senador Wellington Fagundes para garantir investimentos em saúde, com foco na ampliação da cobertura da atenção básica ,além de recursos para a regularização fundiária, que poderá beneficiar mais de 5 mil famílias em Tangará da Serra.

“Foi uma oportunidade muito importante de apresentar o trabalho que estamos realizando e buscar apoio para os projetos que vão transformar a vida da nossa população. Agradeço ao prefeito Vander Masson pela confiança e ao senador Wellington pela parceria que está se consolidando”, destacou o prefeito em exercício.

Continue Reading

Política MT

Mauro Mendes lidera disputa ao Senado com 37,9% das intenções de voto

Published

on

O governador Mauro Mendes (União Brasil) aparece na frente da disputa pelo Senado em Mato Grosso, nas eleições de 2026, no levantamento do IPCM Pesquisas, divulgado na terça-feira (26). No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes lidera com 37,9% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Janaina Riva (MDB), com 19,3%, José Medeiros (PL) com 7%, Jayme Campos (União) com 5,4%, Carlos Fávaro (PSD) com 4,2%, Margareth Buzetti (PSD) com 3%, Pedro Taques (SD) com 2,6% e Antônio Galvan (PL) com 2%. Eleitores indecisos somam 15,5%, enquanto 2,2% disseram votar nulo ou branco e 0,7% não responderam.

Na modalidade espontânea, quando os entrevistados citam nomes livremente, sem lista de candidatos, Mauro Mendes também lidera com 10,9%.

Janaina Riva aparece em seguida, com 3,6%, e José Medeiros com 1,8%. Na sequência estão Carlos Fávaro (1,2%), Jayme Campos (0,8%), Margareth Buzetti (0,7%), Antônio Galvan (0,6%) e Pedro Taques (0,5%). Nesse cenário, 74% dos eleitores se disseram indecisos, 1,6% optaram por nulo ou branco e 4,2% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Por ainda não ser ano eleitoral, não há necessidade de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana