conecte-se conosco


Água

Com reservatório quase seco, Tangará só tem água prevista para mais 30 dias

Publicado

Para evitar uma crise hídrica, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) adotou o racionamento de água para os próximos dois meses em Tangará da Serra.

Foto: Remílson Santos

O município possui conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, 101.764 habitantes, população que tem convivido com o racionando água desde a última segunda-feira (16), devido estiagem, já que não chove no estado desde maio. Crise de abastecimento de água que levou o Samae, a lançar um Plano Estratégico Racional de Distribuição de Água Tratada no Período de Seca, com alternância de fornecimento nas regiões abastecidas pela ETA Queima-Pé. Confira o planejamento por bairros.

Segundo o diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, com a estratégia a cidade ainda tem condições de distribuir água para população, mas por pouco tempo. “Sabemos que assusta a estimativa de fornecimento previsto para o mês de outubro, mas precisamos alertar os consumidores sobre a necessidade de economizar água. O cidadão pode criticar é um direito dele, desde que também faça sua parte, economizando”, alerta.

O volume de distribuição também foi reduzido de 340 litros por segundo, para 250 litros por segundo. Nesta sexta-feira (20), será realizada uma nova análise para projeção do racionamento. “Precisamos esclarecer que não é porque está chegando água em casa, que o cidadão pode desperdiçar lavando a calçada, por exemplo. Estamos intercalando o fornecimento do produto, e em algumas regiões mais altas, mesmo com o nosso planejamento, a água pode chegar somente à noite, por depender da pressurização, da tubulação residencial e nível de reservatório, é necessário haver esse entendimento”, enfatiza.


As medidas emergenciais foram adotadas para amenizar as dificuldades e as medidas preventivas, devem ser cumpridas pela comunidade com o propósito de evitar o risco de um novo desabastecimento de água, a exemplo da crise hídrica enfrentada em 2016.

Comentários Facebook

Água

Com retorno das chuvas, SAMAE confirma fim do racionamento

Publicado

Após cerca de 70 dias de racionamento e o fim da estiagem severa que assolou a região, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) confirmou na manhã desta quinta-feira (21) a volta da normalidade no abastecimento em Tangará da Serra.

Foto: Sérgio Roberto

Por outro lado, Wesley Lopes Torres destacou que a crise no abastecimento foi amenizado pelo sistema de reservação da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água, que além das lagoas na área da ETA Queima Pé, incluem duas represas à montante, em propriedades particulares, porém com operacionalização do SAMAE.

Ainda segundo o diretor da autarquia, o município licitará ainda este ano as obras de captação e adução de água do rio Sepotuba, com investimento inicial viabilizado com recursos próprios já no início de 2020.


Fonte:EnfoqueBusiness

Comentários Facebook
Continue lendo

Água

Nível do Rio Queima-Pé sobe um metro e meio após chuvas em Tangará da Serra

Publicado

As chuvas dos últimos dias contribuíram para o aumento do volume do Rio Queima-Pé na região de Tangará da Serra.

Iniciado em 16 de setembro, o racionamento adotado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE), completou dois meses no sábado (16.11). No fim de semana, o Samae avaliou o nível do reservatório e os técnicos constataram que a água subiu cerca de 1,5 metro. Ainda não foi decretado o fim do Plano Estratégico Racional de Distribuição de Água Tratada no Período de Seca, até que haja uma análise concreta, a alternância de fornecimento nas regiões abastecidas pela ETA Queima-Pé, permanecem com o sistema de racionamento para ponderar o consumo. Os bairros abastecidos por poços artesianos não estão submetidos ao escalonamento.


Com a determinação de racionamento, 27 usuários foram multados por desperdício e outros 109 receberam notificação. Conforme a autarquia a medida foi necessária para sensibilizar a população sobre o uso racional de água na cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana