sexta, 18 de abril de 2025
Connect with us


Política

Com polêmica, Câmara de Tangará da Serra reinicia trabalhos

Publicado em

A Câmara Municipal de Tangará da Serra retomou os trabalhos na tarde desta terça-feira (05.02), na primeira sessão ordinária de 2019, o 3º ano da sua 13ª legislatura.

Foi a primeira sessão ordinária de 2019, o 3º ano da sua 13ª legislatura

Dos quatro projetos do Pequeno Expediente, um deles era de autoria da mesa diretora e referia-se a transferência de patrimônio da Câmara ao Executivo. Outro, de autoria do vereador Sebastian Ramos (PSB), dispunha sobre a obrigatoriedade de constar datas de início e estimativa de término nas placas de obras públicas do município.

Os demais projetos, todos do Executivo, versavam cobre suplementações orçamentárias e uma alteração no orçamento do município.

Polêmicas

Promessas de disposição para o trabalho, anúncios de fidelidade aos interesses do município, críticas e elogios aos serviços públicos predominaram na primeira sessão ordinária do ano.

Mas, para quem imaginava que as inevitáveis polêmicas viessem somente no decorrer de 2019, se surpreendeu. Logo na primeira sessão houve momentos de ‘temperaturas’ mais elevadas.

Hélio refutou extrapolação nas contas da Câmara

Um dos primeiros a falar, o vereador Hélio ‘da Nazaré’ Schwaab (PSD) – que presidiu o Legislativo no biênio 2017/2018 – demostrou certa mágoa com o que saiu na imprensa, mês passado, sobre a extrapolação dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal na questão da folha de pagamento dos servidores. A extrapolação do limite em pouco mais de 2% (o teto de gastos com pessoal é 70%) veio à nota quando de uma entrevista coletiva do atual presidente, Ronaldo Quintão (PP), que anunciou medidas de austeridade para retomar os referidos gastos ao patamar previsto em lei.

Schwaab disse que, na verdade, não houve extrapolação, pois a Controladoria do Legislativo se equivocara ao considerar apenas 6% o percentual do duodécimo repassado pelo município, enquanto que o coreto seria 7%. O novo percentual do duodécimo – 6% – é válido para municípios acima de 100 mil habitantes, faixa em que Tangará da Serra ficou enquadrada apenas durante o ano passado, após divulgação pelo IBGE.

Outro momento polêmico foi relacionado a uma questão administrativa.

Verta: Pedido de manutenção de servidor em cargo comissionado

O nascedouro da polêmica foi quando o vereador Wilson Verta (PSDB) subiu na tribuna e pediu que o presidente da casa, Ronaldo Quintão (PP), reconsiderasse a exoneração de um servidor com cargo de confiança lotado no Departamento Jurídico do Legislativo. A justificativa do pleito de Verta era o tempo de casa do servidor – 12 anos – e sua permanente disposição em colaborar nos trabalhos legislativos, inclusive aos finais de semana.

Quintão: “Não admito ingerências quando se trata de servidores em cargos são de livre nomeação”

Último a falar na tribuna, Ronaldo Quintão rechaçou o pedido de forma incisiva. “Não admito ingerências quando se trata de servidores em cargos são de livre nomeação”, disse, dirigindo-se ao colega Wilson Verta. Quintão chegou a sugerir, nas entrelinhas, uma movimentação interna em prol da manutenção do servidor que estava sendo exonerado. “Quem quer ter seu espaço tem de conquistar”, disse à reportagem, durante o intervalo.

Demonstrando irritação, Ronaldo não quis conceder entrevistas na sequência. “Hoje não falo sobre isso”, disse, deixando em aberto a continuidade da polêmica.

Agenda

Segundo informações da mesa diretora, há possibilidade de uma audiência dos vereadores tangaraenses com o governador Mauro Mendes (DEM) nos próximos dias. A data ainda não foi marcada, mas, segundo informações de vereadores, a audiência deverá ocorrer ainda neste mês de fevereiro.

Política

Chico Guarnieri celebra vitória de Abílio em Cuiabá. “Dia histórico para o Povo cuiabano”

Published

on

O suplente de Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD), que assumirá o mandato de titular na Assembleia Legislativa a partir de janeiro, celebrou a vitória do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), eleito neste domingo, 27, no segundo turno das eleições municipais.

Abílio derrotou o adversário petista Lúdio Cabral, consolidando uma vitória importante para o Partido Liberal (PL), que contou com o respaldo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em sua campanha.

Guarnieri, que atuou como um dos delegados da campanha de Abílio, acompanhou de perto a apuração e a concretização da vitória do candidato bolsonarista, juntamente com a vice-prefeita eleita, Coronel da Polícia Militar Vânia Rosa.

“Vim a Cuiabá colaborar com o Abílio, ser mais um soldado dessa campanha. Parabéns ao Abílio, à Coronel Vânia e ao Povo cuiabano que foi sábio em sua escolha. Boa sorte, que Deus abençoe sua gestão”, destacou Chico Guarnieri.

Continue Reading

Política

Em entrevista à TV Assembleia, Chico Guarnieri destaca maior representatividade regional

Published

on

O empresário de Barra do Bugres, Chico Guarnieri (PL), assumirá em janeiro a cadeira deixada pelo deputado estadual Claudio Ferreira, eleito prefeito de Rondonópolis nas eleições deste ano. Guarnieri, que era o 1º suplente, passará a ocupar oficialmente a vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a partir do próximo ano.

Nesta quarta-feira, 16, Guarnieri foi entrevistado pela TV Assembleia, onde destacou a importância de ampliar a representatividade da região sudoeste do estado, conhecida como Médio Norte, que até então contava com apenas uma cadeira na Assembleia. “Agora, com a nossa chegada, passamos a ocupar duas cadeiras, o que amplia a representatividade para a nossa região”, afirmou o empresário.

Guarnieri também ressaltou sua posição política. “Sou do PL, sou bolsonarista, sou de direita e defendo os ideais de uma sociedade justa, com liberdade. Como deputado, vou buscar avançar no diálogo com o Governo do Estado para que mais obras e desenvolvimento sejam acessíveis aos municípios”, salientou.

Ele também mencionou a atuação de Claudio Ferreira, seu antecessor, e destacou a parceria que pretende manter. “Chego à Assembleia para ocupar a vaga do Claudio Ferreira, atuante deputado que merecidamente se elegeu prefeito de Rondonópolis. Claudio, na prefeitura, terá um parceiro a mais aqui na Assembleia”, completou.

Guarnieri finalizou a entrevista agradecendo pela oportunidade e reforçando seu compromisso com a população da região. “Vocês terão um deputado trabalhador, que entregará resultados e colaborará para o crescimento e prosperidade da nossa região, do nosso Estado”, concluiu.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana