conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Com demanda ampliada, Saúde restringe exames laboratoriais

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou esta semana restrição a exames laboratoriais realizados pelo SUS em Tangará da Serra. A motivação alegada pela pasta é orçamentária, em razão do aumento da demanda além do estimado.

Conforme o ofício 104/2018, os exames laboratoriais ficam restritos a urgência, emergência e pré-natal, além de exames para fechamento de diagnóstico de dengue, zika e chikungunya, leishmaniose e, ainda, os demandados pelo CTA/SAE.

Laboratórios já foram notificados da restrição, assim como todas as unidades básicas de saúde do município
Laboratórios já foram notificados da restrição, assim como todas as unidades básicas de saúde do município

Em razão das obras de reforma do Laboratório Municipal, os exames foram contratados pelo município através de licitação junto a dois laboratórios particulares. Ambos já foram notificados da restrição, assim como todas as unidades básicas de saúde do município.

Segundo informações obtidas pela reportagem, também estariam autorizados exames solicitados por médicos para fechamento de diagnósticos. Porém, alguns pacientes reclamam que tais exames foram negados na rede pública.

Outras informações levantadas dão conta de que a demanda por exames, que perfazia uma média mensal de aproximadamente R$ 50 mil, foi ampliada para R$ 80 mil, o que provocou o exaurimento da dotação orçamentária para exames, mesmo com o aditivo de 25% sobre o limite da licitação vigente.

A limitação seria uma forma de ajuste adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para não comprometer o fechamento das contas da pasta no exercício.

Uma nova licitação para exames laboratoriais, segundo informações, estaria programada para ocorrer em dezembro, valendo para 2019.

Contatado pela reportagem nesta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim disse que encontrava-se em viagem à capital e que prestaria os esclarecimentos necessários após o retorno.

Comentários Facebook

Tangará da Serra

Roubo a joalheria: Antes de serem presos criminosos tentaram levar moto e fizeram refém

Publicado

Armas usadas por criminosos durante roubo

Os dois bandidos que armados na última segunda-feira, 27, roubaram uma joalheria no Centro de Tangará da Serra, durante a fuga ainda tentaram levar uma motocicleta, porém, a ação deu errado por não conseguirem tomar as chaves das mãos da vítima.

Os dois criminosos foram presos em flagrante em uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar logo após o crime. As diligências iniciaram assim que as equipes policiais foram acionadas. Os dois homens armados invadiram o comércio, ameaçando e agredindo as vítimas.

Após o roubo, os suspeitos tentaram fugir do local em uma motocicleta, porém não conseguiram ligar o veículo que seria utilizado na fuga e saíram correndo a pé. Durante o percurso, os criminosos ainda tentaram roubar a motocicleta de uma mulher, mas não conseguiram tomar as chaves das mãos da vítima.

Criminosos são presos após cerco policial

2º envolvido é preso após ser baleado (Imagem: TV Cidade Verde)

As equipes policiais já estavam mobilizadas em busca dos suspeitos, sendo que um deles foi cercado próximo ao Hospital das Clínicas, ocasião em que continuou empreendendo fuga e sacou uma arma de fogo que apontou contra a equipe da Polícia Militar.

Policiais realizaram disparos para cessar a ação do suspeito, que continuou pulando muros, chegando a fazer uma vítima refém durante a fuga, porém acabou detido. No trajeto, o suspeito dispensou uma mochila contendo os objetos subtraídos durante o roubo, como brincos, celulares, anéis, relógios, colares, dinheiro, além de um simulacro de arma de fogo.

O segundo suspeito foi preso durante diligências da equipe da Polícia Civil, sendo localizado durante buscas no pátio de um lava jato, onde estava escondido atrás de uma caixa d’água, coberto por diversos objetos. Com ele, os policiais civis apreenderam um revólver com quatro munições.

Diante das evidências, os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Tangará da Serra, onde após serem interrogados pelo delegado Adil Pinheiro de Paula, foram autuados em flagrante pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas.

Continue lendo

Tangará da Serra

Sábado é dia de multivacinação em unidades de saúde de Tangará da Serra

Publicado

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, estará realizando neste sábado (02/07) mais um dia de multivacinação que acontecerá em sistema de mutirão em todas as unidades de saúde do município, no horário compreendido entre 12h30 e 17h30, exceto no Jardim dos Ipês.

O anúncio da campanha de vacinação em massa, foi feito na tarde desta terça-feira (28/06), em entrevista coletiva, pela própria Secretária de Saúde do município, Gicelly Zanatta. Ela compareceu à entrevista acompanhada do Prefeito Municipal Vander Masson e discorreu sobre os números de infectados pelo coronavírus, que aumenta dia após dia.

Neste momento existem pacientes internados no complexo hospitalar do Município e a grande maioria destes não tem o esquema vacinal completo. Alguns inclusive não haviam tomado nenhuma dose do imunizante. Na coletiva, tanto o Prefeito , quanto a Secretária, voltaram a recomendar os bons hábitos de higiene com as mãos, a utilização de álcool gel e o uso de máscaras em locais fechados.

A campanha de multivacinação deste sábado é uma oportunidade para colocar a carteira de vacinação em dia, pois serão aplicados todos os imunizantes que estiverem faltando. Não existem mais restrições para a aplicação das vacinas. É possível tomar a vacina contra a Influenza e Covid-19 no mesmo dia, apenas para citar um exemplo.

Assessoria de imprensa

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana